Colchão magnético para que serve? Veja os principais benefícios

E o colchão magnético para que serve? Essa resposta está bem aqui. Um móvel importante para a saúde de muitos, o colchão magnético é capaz de fortalecer as articulações e promover muitos benefícios. Veja, a seguir!

Alguns profissionais da medicina alternativa oferecem sessões de magnetoterapia. Durante essas sessões, eles primeiro avaliam os riscos e benefícios potenciais e, em seguida, ajudam a determinar com precisão onde localizar os ímãs no corpo. No entanto, na prática, o uso de ímãs é na maioria das vezes uma iniciativa e prática individual.

Os ímãs podem ser usados ​​de diferentes maneiras: inseridos dentro de uma sola, colocados em uma bandagem ou em um travesseiro. Quando os ímãs são usados ​​no corpo, eles são colocados diretamente na área dolorida (joelho, pé, pulso, costas, etc.) ou em um  ponto de  acupuntura. Quanto maior for a distância entre o ímã e o corpo, mais forte deve ser o ímã.

colchão magnético benefícios

Colchão magnético para que serve?

Em razão dos seus numerosos ímãs, a capa de colchão magnética tem uma tripla ação: relaxa os músculos, acalma as articulações (especialmente a osteoartrite e a artrite) e regenera o corpo. A cada noite, ele trará seus benefícios para um despertar tranquilo e dias em boa forma.

Fixa-se rapidamente no colchão graças às quatro tiras elásticas que o mantêm no lugar. É tratado contra os ácaros. O colchão magnético pode ser usado como travesseiro ou inserção magnética.

Benefícios do colchão magnético

A magnetoterapia é uma prática não-convencional que usa ímãs para fins terapêuticos. Neste contexto, os ímãs são utilizados no tratamento de uma grande variedade de problemas de saúde (dores crônicas, enxaquecas, insônias, doenças crônicas, etc.). 

Existem duas categorias principais de imãs: estáticos ou permanentes, cujo campo eletromagnético é estável, e imãs pulsados, cujo campo magnético varia e que devem ser conectados a uma fonte elétrica.

A maioria dos ímãs de venda livre se enquadra na primeira categoria. Eles são ímãs de baixa intensidade que são usados ​​de forma independente e individual. Os ímãs pulsados ​​são vendidos como pequenos dispositivos portáteis ou usados ​​no escritório sob supervisão médica.

para que serve colchão magnético

Os benefícios da magnetoterapia

Existem poucas evidências científicas da eficácia dos ímãs. No entanto, alguns estudos mostraram sua influência positiva em certas condições. Assim, o uso de ímãs possibilita:

Estimular a cicatrização de fraturas que demoram a se recuperar

Muitos estudos relatam os benefícios da magnetoterapia em relação à cicatrização de feridas. Por exemplo, os ímãs pulsados ​​são comumente usados ​​na medicina clássica quando as fraturas, especialmente as de ossos longos como a tíbia, demoram a cicatrizar ou não cicatrizam completamente. Esta técnica é segura e apresenta índices de eficiência muito bons.

Ajuda a aliviar os sintomas da osteoartrite

Diversos estudos avaliaram os efeitos da magnetoterapia, aplicada por meio de ímãs estáticos ou dispositivos emissores de campos eletromagnéticos, no tratamento da osteoartrite, principalmente do joelho. 

Esses estudos geralmente mostram que a redução da dor e de outros sintomas físicos, embora mensurável, foi modesta. No entanto, como essa abordagem é relativamente nova, pesquisas futuras podem fornecer uma imagem mais clara de sua eficácia.

magnetoterapia de colchão magnético

Ajuda a aliviar alguns sintomas da esclerose múltipla

Campos eletromagnéticos pulsados ​​podem ajudar a reduzir os sintomas da esclerose múltipla, de acordo com alguns estudos.

Os principais benefícios seriam: efeito antiespasmódico, redução da fadiga e melhora do controle da bexiga, funções cognitivas, mobilidade, visão e qualidade de vida. No entanto, o escopo dessas conclusões é limitado devido a deficiências metodológicas.

Contribuir para o tratamento da incontinência urinária

Vários estudos observacionais avaliaram os efeitos dos campos eletromagnéticos pulsados ​​no tratamento da incontinência urinária de esforço (perda de urina durante o exercício ou tosse, por exemplo) ou urgência (perda de urina imediatamente após uma sensação urgente de necessidade de evacuar). 

Eles foram realizados principalmente em mulheres, mas também em homens após a remoção da próstata. Embora os resultados pareçam promissores, as conclusões desta pesquisa não são unânimes.

Contribuem para o alívio da enxaqueca

Em 2007, uma revisão da literatura científica mostrou que o uso de um dispositivo portátil gerador de campos eletromagnéticos pulsados ​​poderia ajudar a reduzir a duração, intensidade e frequência das enxaquecas e de certos tipos de dores de cabeça. No entanto, a eficácia desta técnica deve ser avaliada por meio de um ensaio clínico maior.

colchão magnético para que serve

Outros estudos mostraram que a magnetoterapia pode ser eficaz no alívio de certas dores (artrite reumatóide, dor nas costas, pés, joelhos, dor pélvica, síndrome da dor miofascial, etc.), reduzir o zumbido, tratar a insônia. 

A magnetoterapia é benéfica no tratamento de:

  • tendinite;
  • osteoporose;
  • ronco;
  • constipação associada à doença de Parkinson;
  • lesões da medula espinhal;
  • dor pós-operatória;
  • cicatrizes pós-operatórias;
  • asma;
  • sintomas dolorosos associados à neuropatia diabética;
  • osteonecrose;
  • bem como alterações na frequência cardíaca. 

Agora que você sabe para que serve colchão magnético, deixe um comentário sobre o conteúdo! Se você gostou, compartilhe com os amigos que buscam melhorar a qualidade de vida!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *