Chá de Hibisco para que Serve ?
5
(1)

A Fama do Chá de Hibisco vem crescendo a cada dia, assim como os mais variados benefício que ele traz à saúde.

O chá de hibisco ficou muito conhecido por ajudar a emagrecer…mas não é só isso ! Chá de Hibisco para que serve ?

O que é Hibisco?

O Hibisco é um flor de tons puxados para a cor vermelha, que tem sua origem na India e na Malásia. O Chá de Hibisco é preparado com as flores e os botões da planta, que são da espécie Hibiscus sabdariffa (no Brasil também é conhecida popularmente como vinagreira), que é diferente da espécie que comumente temos enfeitando nossos jardins. Mas… Chá de Hibisco Para que serve ?

Chá de Hibisco Para que serve ?

O Chá de Hibisco ficou muito conhecido devido a uma dieta (Dieta do Chá de Hibisco) , a qual surgiu com a promessa de rápida perda de peso.
Mas , além da perda de peso , o chá de Hibisco possui outros diversos benefícios para a saúde, ele é um grande aliado na prevenção de doenças, contribuindo para o bem-estar e melhor qualidade de vida. A bebida possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Veja abaixo Chá de Hibisco para que serve:


Auxilia na Perda de Peso

Como citado acima , um dos benefícios mais conhecidos desta bebida é a sua contribuição para a redução de peso. Pesquisas realizadas, mostram que o consumo do Chá evita o cumulo de gordura no corpo, reduzindo a criação de células de gordura. Estes benefício é decorrente da presença de flavonoides e antocininas (substancias antioxidantes) que contribuem para evitar o acúmulo de gordura. Além disso, o hibisco também realiza o bloquei da produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar


Reduz a Pressão Arterial

O Chá de Hibisco possui antocianinas, que são responsáveis pelos efeitos anti-hipertensivos. O alto teor deste composto em alimentos, ajuda a prevenir o estresse oxidativo das células, contribuindo para o controle de doenças cardiovasculares .


Melhora a saúde do fígado

O consumo do chá de hibisco contribui também para o aumento de enzimas desintoxicantes, melhorando a saúde do fígado para que o mesmo realize melhor sua função no organismo.


Previne a retenção de líquido
:

O chá de hibisco possui ação diurética, por ser rico em quercetina, substância que aumenta a produção da urina ao longo do dia. Desta forma seu consumo, elimina maior quantidade de toxinas e de água retida pelo corpo, reduzindo inchaços causados pela retenção de água em excesso no organismo.


Controla o colesterol

Consumir regularmente o chá de hibisco reduz os níveis de colesterol no sangue e os triglicerídeos em pessoas com diabetes e síndrome metabólica (conjunto de doenças relacionadas a obesidade e aumento da pressão, colesterol e glicemia).

Além dos benefícios citados, outros benefícios ainda estão em fase de estudo como a prevenção do envelhecimento precoce e prevenção do risco de câncer , por ser uma bebida muito rica em antioxidantes.

Como Preparar o Chá de Hibisco ?

Em um litro de água quente, adicione 1 colher de sopa de Hibisco seco e deixe repousar de 5 a 10 minutos. Coe o chá antes de tomar.
Para armazenar, utilize um recipiente de vidro ou cerâmica. O chá também pode ser consumido gelado, porém o ideal é tomar logo após o preparo, sem adição de açúcar ou adoçante, para não perder suas propriedades.

É recomendado consumir de uma a duas xícaras de 200 ml por dia.

Contraindicações do Consumo do Chá de Hibisco.

Por reduzir o nível de estrogênio no organismo, o chá de hibisco não é indicado para pessoas que fazem terapia de reposição hormonal (TRH) ou tomam pílulas anticoncepcionais. Ele também altera a fertilidade, pois inibe a ovulação temporariamente.

Também não é recomendado o consumo do chá para gestantes e lactantes. Pois uma vez que ele altera o equilíbrio hormonal, o chá de hibisco atua sobre a musculatura do útero, podendo levar a um aborto e há também o risco de mutações genéticas.

Deve-se evitar o consumo do chá de hibisco durante à noite, para que não ocorra queda na qualidade do sono. Por ter ação diurética, o chá de hibisco causa eliminação contínua de potássio e outros eletrólitos. Sendo assim, não é recomendado para pessoas com doenças cardíacas grave, que necessitam de níveis adequados desse mineral.

Lembrando que o consumo excessivo do chá de hibisco, ou qualquer outro chá, pode causar efeitos indesejáveis como dor de cabeça, náuseas, hipotensão, câimbras e problemas relacionados ao fígado. Assim como pode interferir na eficácia de alguns medicamentos, principalmente anti-hipertensivos e o paracetamol.

Portanto, antes de consumir o chá de hibisco, é importante consultar um médico

Conheça também os Benefícios do Chá de Camomila.

 

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média 5 / 5. Quantidade de Votos 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.