Conheça a Jurubeba: para que serve e como é consumida

0

A jurubeba é considerada uma planta medicinal para tratamento de diversas doenças conhecidas. Ela é muito popular entre o norte e nordeste do nosso país, e muitas pessoas gostam de acrescer elas em seus alimentos. O sabor dela tem um tom amargo e pode ser colocado junto a refeições principais como o almoço.

Ao descrever o aspecto amargo muitas pessoas não vão querer acrescentar em suas refeições. E para que possa compreender a importância desse alimento, vamos listar algumas possibilidades de consumo e para que de fato serve essa frutinha pouco conhecida em algumas regiões.

O que é a planta Jurubeba?

Ela tem um aspecto esverdeado em formato redondo, e é muito usada para fins medicinais em doenças como anemia, artrite, problemas digestivos, entre outras questões. É importante que o seu uso seja de certo modo moderado, e de fato não pode substituir remédios receitados e é utilizada apenas para um complemento medicinal.

O que é a planta Jurubeba
Fonte/Reprodução: original

A planta pode compor um gosto amargo, mas combinados com outros alimentos é um prato muito considerado por muitas pessoas.

Quais propriedades medicinais da Jurubeba?

A jurubeba tem diversas propriedades medicinais, e pode ser utilizada em vários tratamentos médicos. Uma das propriedades importantes da mesma, é o seu efeito anti-inflamatório, além de funcionar muito bem como efeito laxante, ou para a purificação do sangue.

Que benefícios possui o consumo da Jurubeba?

Por ter diversas funções medicinais, ela é muito importante para o consumo, e ingerir esse tipo de alimento pode fazer com que ajude em diversas funções do seu organismo. Devemos lembrar também que assim como diversos outros alimentos, ingerir em quantidades exageradas pode causar problemas em seu organismo.

Ação antioxidante

É um alimento de grande ação antioxidante, por compor uma alta concentração de vitamina C, ela ajuda tanto a prevenir inflamações, quanto a acabar com a já existente em seu organismo.

Tratamento problemas digestivos e formação de gases

Por ter uma propriedade amarga em seus ativos, a jurubeba pode auxiliar nas questões digestivas. Isso porque ela auxilia na secreção gástrica e biliar, o que facilita ainda mais na digestão dos alimentos. Além de ter uma forte ajuda na formação de gases do seu intestino.

Ação diurética

Ele também tem como utilidade na ação diurética, isso é, impedir que exista um acúmulo de líquidos em seu organismo. O que ajuda e muito no foco de inchaços, por exemplo, além de desintoxicar o seu fígado.

Anti-inflamatória, descongestionante e cicatrizante 

Ela é muito utilizada nessas situações, pois os seus nutrientes podem ajudar a evitar inflamações no organismo além de acelerar a cicatrização e facilitar para que ela ocorra do jeito correto.

Como é consumida a Jurubeba?

A jurubeba pode ser consumida de diversas formas, uma delas é compondo a sua alimentação em refeições principais. Outra forma bastante utilizada é utilizar a folha para fazer chá, além de ser muito boa para gargarejo, caso tenha uma inflamação na garganta ou alguma ferida na boca.

E assim como outros alimentos que podemos compor em nossa alimentação, a jurubeba pode ser consumida em quantidades moderadas, para que não haja um consumo em excesso e aconteça um efeito reverso dos benefícios presentes nessa planta.

A jurubeba é um alimento muito rico que temos em nosso país, e é muito utilizada na medicina atual. Por isso é importante estudar sobre a planta para que possa utilizá-la da melhor maneira possível.

Leave A Reply

Your email address will not be published.