Entenda para que serve a vitamina A e consequências de sua ausência no corpo

0

Venha descobrir o para que serve a vitamina A e o que ela pode te proporcionar de tão bom! Existem vários nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo humano e que devem ser consumidos regularmente em boas quantidades. As vitaminas, por exemplo, estão associadas a várias funções do corpo e não podem ficar de fora da dieta das pessoas. Nesse contexto, a vitamina A tem um papel muito importante.

Ela deve ser consumida principalmente por meio da alimentação e não pode ser negligenciada. A questão é que muita gente não sabe quais seus benefícios e, principalmente, como obtê-la.

Continue a leitura do texto e saiba para que serve a vitamina A, além de descobrir em quais alimentos ela pode ser encontrada.

Vitamina A: o que é e para que serve

Vitamina A é um nutriente, mais especificamente um micronutriente, que é encontrado em alimentos de origem animal e vegetal. O corpo humano não tem a capacidade de produzi-lo por conta própria, o que faz ser necessário obtê-lo a partir da dieta, ou seja, tendo uma alimentação equilibrada e que contemple boas fontes dessa vitamina.

Vitamina A o que é e para que serve
Fonte/Reprodução: original

A vitamina A está ligada, principalmente, à saúde dos olhos. Ela é responsável, por exemplo, pela produção de alguns pigmentos que são fundamentais para que nós possamos enxergar bem todas as cores. Sua ausência, ou déficit, portanto, pode causar problemas nesse sentido.

Além disso, ela também serve para manter a pele saudável, melhorar o sistema imunológico, a qualidade do desenvolvimento físico (para quem está na fase de crescimento, como crianças) e também garante a possibilidade de reprodução, melhorando a fertilidade das pessoas.

Quem precisa de vitamina A?

Como citado acima, o organismo humano não é capaz de produzir sozinho a vitamina A. Dessa forma, todas as pessoas precisam fazer a ingestão desse nutriente. Mas, observando alguns fatores específicos, existem grupos que devem ter uma atenção ainda maior para isso. São eles: as crianças pequenas e as mulheres nutrizes ou lactantes.

Quais sintomas de falta de vitamina A no organismo?

Por ser um nutriente fundamental para o adequado funcionamento do organismo, a ausência de vitamina A pode causar alguns problemas específicos. Ficar atento a alguns sintomas pode ajudar a perceber esse déficit. Abaixo estão alguns deles. Confira.

Quais sintomas de falta de vitamina A no organismo

Fonte/Reprodução: original

Cegueira noturna

Ter dificuldades para enxergar em lugares que têm pouca luz, especialmente à noite, pode ser uma demonstração de que o indivíduo está com déficit de vitamina A. Isso acontece porque esse nutriente regula a produção da rodopsina, um pigmento que compõe os receptores da retina e torna possível o processamento de imagens quando o ambiente está escuro.

É importante pontuar que pessoas que sofrem com esse problema costumam ter uma visão perfeita durante o dia.

Pele grossa e seca

A pele também pode sofrer com a ausência da vitamina A. Nesse contexto, o órgão pode desenvolver um problema chamado hiperqueratose folicular, que faz ele ficar mais grosso, ressecado, além de escamoso e áspero.

Problemas no crescimento

Especialmente em crianças, a baixa ingestão de vitamina A pode atrasar o desenvolvimento físico. Isso acontece porque o micronutriente é fundamental para o crescimento dos ossos. Além disso, a sua ausência também altera a percepção do sabor dos alimentos pelas crianças, o que atrapalha a alimentação dos pequenos e, consequentemente, seu crescimento.

Quais alimentos ricos em vitamina A?

A vitamina A em sua forma completa é encontrada em alimentos de origem animal, principalmente no fígado, nos ovos, no leite, e nos óleos de peixe. Em alguns vegetais é possível encontrar alguns carotenóides, que funcionam como “precursores” da vitamina A. Os principais são: cenoura, pimentão vermelho, manga, mamão, couve, espinafre e brócolis.

Qual consumo recomendado de vitamina A?

A quantidade adequada de vitamina A que deve ser ingerida diariamente varia e depende da idade e do sexo do indivíduo. Recém-nascidos, por exemplo, precisam de 400mcg. Crianças de 4 a 8 anos têm que ingerir 400mcg, já as de 9 a 13, 600mcg. Os adultos homens devem consumir 900mcg da vitamina todos os dias e as mulheres, 700mcg.

Na dúvida sobre qual a quantidade adequada de vitamina A deve ser consumida, e como deve-se montar uma dieta equilibrada que garanta a ingestão certa do nutriente, um nutricionista deve ser consultado.

Leave A Reply

Your email address will not be published.