Enxofre em pó para que serve? Conheça os benefícios do produto

E o enxofre em pó para que serve? Trata-se de um mineral muito importante para o organismo, utilizado para sintetizar dois aminoácidos essenciais: a metionina e a cisteína. É encontrado principalmente armazenado nos ossos, unhas e cabelo. O enxofre também é muito eficaz na desinfecção e no combate a doenças de pele. Veja, a seguir, todos os benefícios para a saúde!

Enxofre em pó para que serve?

O enxofre é um elemento mineral muito abundante em nosso organismo. Está presente em vários tecidos do corpo: cartilagem, ossos, músculos, pele, cabelo, unhas.

enxofre em pó benefícios

Ele desempenha vários papéis essenciais para o equilíbrio da saúde. É essencial para a fabricação de dois aminoácidos essenciais: a metionina e a cisteína, que entram na composição das proteínas. Também ajuda a desintoxicar o corpo e a combater os radicais livres que envelhecem o nosso corpo.

Fontes de alimentos

É importante fornecer ao corpo uma boa quantidade de enxofre por meio da ingestão diária de alimentos. Os produtos que o contêm são:

  • principalmente de origem animal: carnes, peixes, frutos do mar e ovos;
  • vegetais ou condimentos: alho, cebola, repolho, alho-poró, feijão seco, lentilha, aspargo, rabanete preto.

Pessoas que seguem uma dieta vegetariana são mais propensas a apresentar deficiência de enxofre, neste caso é necessário ter cuidado para consumir diariamente produtos vegetais ricos do ingrediente.

Características do enxofre:

  • Contribui para a saúde dos tegumentos (cabelos e unhas);
  • Permite a síntese de aminoácidos essenciais;
  • Encontrado em produtos à base de carne;
  • Usado para tratar doenças de pele;
  • Parte da composição dos repelentes usados ​​na agricultura orgânica.

Benefícios do enxofre em pó

O enxofre é distribuído por todo o corpo, desde os apêndices dos ossos até demais órgãos como:

  • fígado;
  • as supra-renais;
  • o pâncreas;
  • as células mucosas dos revestimentos epiteliais;
  • células queratinizadas na superfície epidérmica;
  • superoxido dismutação;
  • tecido conjuntivo de cartilagens e artérias.
como usar enxofre em pó

Ao longo dos anos, os cientistas descobriram muitos benefícios para a saúde associados ao enxofre. Isso não é surpreendente, uma vez que é encontrado em muitos tecidos, mas também no cerne de muitas reações enzimáticas. A substância é, então, utilizada na forma de um oligoelemento.

Saúde do cabelo e das unhas

A queratina, que forma o cabelo e as unhas, é propriamente composta de enxofre. Por isso, é essencial para uma boa saúde dos cabelos e das unhas.

Promove a assimilação de outros minerais

Existe uma grande quantidade de enxofre nos ossos, onde auxilia na absorção de cálcio, magnésio e fósforo.

Estrutura da proteína

O enxofre é a base da síntese de dois aminoácidos essenciais: cisteína e metionina.

Doença de pele

O enxofre tem muitos benefícios na pele. É usado como um modificador de terreno para problemas de pele. Na talassoterapia, é usado para problemas de pele gerais e crônicos, como psoríase e eczema. No tratamento localizado, o oligoelemento é útil para acne e para espinhas como um todo.

Indicações para o uso de enxofre em pó

As propriedades do enxofre permitem que o elemento seja imprescindível no alívio e tratamento de diversos tipos de doenças e problemas de saúde. São eles:

Problemas respiratórios

Tem função desinfetante e anti-inflamatória, regula a produção de muco e tem efeitos descongestionantes, ao mesmo tempo que protege as mucosas que revestem os pulmões. 

indicações de enxofre em pó

Ajuda a aliviar doenças da esfera otorrinolaringológica (sinusites, laringites, nasofaringites). Ajuda a combater as alergias e pode, assim, aliviar a asma. Pode ser usado em oligoterapia na forma de grânulos, mas também faz parte da composição de certos sprays para uso nasal.

Reumatismo e osteoartrite

Ajuda a aliviar as dores nas articulações e a sua eficácia é exacerbada quando combinada com a glucosamina, substância produzida pelo organismo cujas cartilagens são ricas. Também está disponível como suplemento dietético.

Problemas de pele, especialmente acne leve a moderada

Tem papel ceratolítico, esfolia a pele e desobstrui os poros, ao mesmo tempo que elimina bactérias. Para esta indicação, é frequentemente usado junto com cobre e zinco. Ele existe na forma de gel ou sabonete para ser aplicado localmente.

História do nutriente

O enxofre é um metal conhecido desde a Antiguidade. Na época, já era usado para repelir epidemias. Na Bíblia, existem várias referências ao enxofre.

Mais tarde na guerra, é frequentemente pulverizado e queimado para assustar o inimigo. Na verdade, o fumo que emana tem um odor muito forte e é irritante tóxico.

enxofre em pó para que serve

No século XI, o enxofre já era usado para fazer pólvora na Ásia. No século XV, foi usado para eliminar a peste negra.

Foi só em 1800 que o papel do enxofre no organismo foi descrito com mais precisão. Vogel, de fato, descobre vestígios de enxofre na bile e no sangue dos animais. O estudioso percebe que é um constituinte de dois aminoácidos essenciais.

A partir da década de 1850, passou a ser cada vez mais usado na botânica como repelente e antifúngico. Ainda hoje, o enxofre tem uso na agricultura orgânica. É uma boa alternativa aos pesticidas químicos.

Agora que você sabe para que serve enxofre em pó, compartilhe conosco a sua opinião e deixe um comentário!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *