Faca santoku: para que serve?

As facas, por serem um utilitário tão comum em nosso dia a dia, acabam por não despertar nem demonstrar o quanto de história e de importância elas têm desde que foram criadas. Entretanto, essa impressão não passa disso: uma mera impressão.

Assim como inúmeras ferramentas inventadas por nós, a faca é criada, justamente, com o objetivo de suprir uma necessidade pela qual os humanos passaram. Neste caso em específico, a de cortar.

Curiosamente, a própria palavra “faca”, por mais que seja um objeto que está há tanto tempo em nossa história, não possui uma etimologia (origem) devidamente estabelecida, de acordo com o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, a origem de “faca” é obscura e ainda objeto de discussão.

As primeiras facas, inicialmente, tiveram sua origem no período histórico conhecido como Paleolítico. A princípio, elas tinham, indiscutivelmente, uma aparência muito distinta das tão usadas hoje, pois foram criadas, quando os humanos aprenderam a lascar pedras, afiando-as e tornando-as mais adequadas para o corte. Inclusive, por isso, o Paleolítico é constantemente chamado de “Idade da Pedra Lascada”.

Ao decorrer da história humana, os humanos perceberam que as facas poderiam ter mais de uma função, como cortar carne e vegetais, e também servir um ótimo instrumento para caça. Por isso, diferentes tipos de facas foram criados para tarefas distintas, ou, até, mais de uma. É nesse cenário, de diferentes usos e necessidades, que surgem facas como a japonesa Santoku.

O que é uma faca Santoku?

A Santoku, cujo nome original é Santoku bōchō (三徳包丁), é uma faca que tem origem no Japão e seu nome, em japonês, representa com êxito sua serventia, já que “san” significa “três” e “toku” representa “virtude” o que se traduz literalmente em “três virtudes/usos”. A propósito, também é conhecida como Bunka bōchō (文化包丁). A Santoku é uma lâmina de uso geral que desempenha muito bem suas três tarefas: cortar, picar e fatiar.

Faca santoku para que serve (3)
Fonte/Reprodução: original

O Japão é conhecido mundo afora por sua antiga tradição de forja, desde simples facas, porém de uma qualidade inquestionável, até as mais famosas katanas e outras várias armas empregadas por ninjas, por samurais e pelo exército do país. Exatamente em decorrência de toda esta tradição que a Santoku é um utilitário excepcional que, definitivamente, influenciou as facas do Japão.

Antes de a Santoku ser forjada, os japoneses usavam diferentes facas para situações distintas, como a Gyuto para cortar carne, a Nakiri, para vegetais, a Deba, para peixes e muitas outras. Contudo, ter uma lâmina que servisse, justamente, como um meio geral para os mais variados materiais seria muito conveniente e prático em uma cozinha, o que se demonstrou ser uma ótima razão para a elaboração de uma nova faca.

 Para que é usada a Faca Santoku?

Precisamente por ser uma lâmina mais fina, menor e mais leve que uma típica faca de chefe, precisa ser afiada com menos frequência que as tradicionais. Essa característica, porém, não diminui sua eficiência e sua durabilidade: é imensamente mais dura. É de interesse também informar que há facas Santoku ocidentais que são caracterizadas com bolsões de ar (certos “fundos”) nas laterais da lâmina.

A lâmina varia entre 13cm e 20cm de comprimento. Seu tamanho se deve ao fato de ter sido desenhada para mãos pequenas e, por isso, trata-se de uma faca fácil de se manipular.

Faca santoku para que serve (2)
Fonte/Reprodução: original

Como mencionado anteriormente, a real serventia de uma faca Santoku é sua utilidade geral e eficiente com diversos ingredientes, como carne, peixes e vegetais. Trata-se de uma faca de ótima praticidade e conveniência, pois pode ser utilizada para quase qualquer material.

A Santoku também é adequada para cortar fatias finas, dando-lhes uma estética graciosa a pratos concluídos por um cozinheiro dedicado e experiente. O bônus de sua precisão é a diminuição da fadiga ao manuseá-la. Sua eficácia é indiscutível e mundialmente reconhecida, mostrando-se eficiente em várias situações:

  • Carnes: é perfeita para cortá-la em pedaços finos e também pode ser usada para picar a carne. Todavia, é bom evitar usá-la para fatiar ossos grandes de carne e comidas congeladas.
  • Frutas, vegetais e nozes: seu propósito de multiúso é excelentemente empregado para qualquer um destes ingredientes, por meio de uma ótima praticidade.
  • Peixes: também faz um belo trabalho ao filetar peixes. Sem dúvidas uma perfeita alternativa aos amantes de pratos com peixes.

Seu multiuso é, com certeza, muito bem empregado, salvo apenas algumas exceções já mencionadas.

Qual a melhor faca Santoku?

Há certas variações da Santoku, como a ocidental Wusthof que é produzida na Alemanha com uma lâmina de 5 polegadas e com os bolsões de ar que, por sua vez, têm a função de evitar que alimentos gordurosos grudem na faca e notavelmente afiada, sendo provavelmente a melhor disponível no mercado brasileiro atual.

Contudo, no mercado existem outras variações que variam de acordo com o gosto de cada consumidor, como o Kyocera Cerâmica com uma afiada lâmina de zircônio, medindo 5,5 polegadas. Ela (lâmina) também é 50% mais dura e resistente à ferrugem e outros desgastes quando comparada ao aço, graças ao zircônio.

Por último, mas não menos importante, a faca Santoku da gigante brasileira de metalurgia Tramontina. A lâmina produzida pela Tramontina tem 7 polegadas à base de aço inox. Além do mais, ela tem um ótimo tratamento térmico e um cabo de policarbonato e fibra de vidro.

Como usar uma faca Santoku?

Manejar uma faca na maneira correta é mais eficiente, prático e, principalmente, mais seguro nas mãos do cozinheiro, com a Santoku não é nada diferente. Aprender a manejar o instrumento afiado é de suma importância.

A Santoku é fina, pequena e leve, exatamente por isso é versátil e a possibilidade de cortar diversos ingredientes é grande. Em decorrência destas razões, a Santoku é uma faca relativamente fácil de usar, mas, como todo objeto afiado, os cuidados são mais que necessários.

Ao cortar os ingredientes, é possível cortá-los empurrando a faca por cima, puxando-a em sua direção ou movendo-a para frente e para trás. Todas estas opções podem ser aplicadas ao manejo da Santoku.

Vale realçar que o método muda de acordo com o ingrediente em questão, pois difere de sua textura, se é mais fina ou grossa.

Onde comprar faca Santoku?

Felizmente são opções de estabelecimentos, como lojas de departamentos e hipermercados, que não faltam! Marcas nacionais de boa qualidade como a Tramontina fazem presença em vários departamentos como o Extra, Ponto Frio, Lojas Americanas e outros grandes supermercados que podem facilmente ser encontrados no Brasil.

Entretanto, as melhores marcas de fato ainda são as internacionais, então sites como a Amazon e o Mercado Livre hospedam estas marcas com uma qualidade altíssima em seus produtos.

É de suma importância e de seu interesse saber analisar critérios essenciais para definir sua escolha entre as facas e as principais são: material da lâmina, o tamanho e o cabo.

Por que comprar a faca Santoku?

Como já dito, o motivo da criação da Santoku foi de pôr todas as funções distintas de cada faca que antes eram usadas em uma só, tornando a lâmina versátil, fácil de manejar, prática e conveniente. Se você busca uma faca multiúso que sirva para a maioria dos ingredientes, então a Santoku é definitivamente para você!

Por sua facilidade em cortar, fatiar peixes, os amantes de pratos que envolvam frutos-do-mar, com certeza, farão bom uso da lâmina.

Considerações finais

Ao se deparar com todas as informações descritas e explicadas, é  provável até que você não tenha imaginado o quão interessante e o quão importante são detalhes quando se trata de facas como a Santoku, desde a história, a utilidade ao manejo correto da lâmina para evitar acidentes.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.