Conjunto de facas de corte de carne: como usar e para que serve?

Seja qual for o prato a ser preparado, é necessário utilizar os utensílios corretos para não passar perrengue, são vários os itens que você precisa: panelas, talheres, potes, pratos e para quem vai preparar uma boa carne, o ideal é escolher um bom conjunto de facas de corte de carne para dar o corte certeiro. Veja para que serve o conjunto de facas de corte de carne.

Para que serve o conjunto de facas de corte de carne?

São muitos tipos de facas e é de suma importância entender para que serve o conjunto de facas de corte de carne, pois o seu objetivo é justamente te auxiliar em qualquer prato que irá fazer com o tipo certo de corte, até porque existem carnes mais macias ou duras e com a faca certa, você poderá prepará-la.

Quais os tipos de faca de um conjunto de facas de corte?

Embora seja bom ter um conjunto de facas de corte em sua casa , nem todas elas são realmente necessárias para a sua rotina, então é importante se atentar a que tipos de facas você precisa ter e quais delas atendem às suas necessidades.

Quais os tipos de faca de um conjunto de facas de corte?
Facas de corte. Fonte/Reprodução: original

Entre os tipos de faca no conjunto estão a faca do chef, faca de pão, faca de legumes, faca para desossar, faca mezzaluna, cutelo, faca para ostra, faca de sashimi, faca de salmão e faca para massas. 

Para que serve cada item no conjunto de facas de corte?

Cada uma das facas citadas acima, serve para algo específico, mas como dito, é você que vai definir quais facas são realmente necessárias em sua cozinha, veja abaixo para que serve o conjunto de facas de corte, especificando os 3 itens mais importantes dele: 

  • Faca do chef: Possui lâmina lisa e costuma medir de 15 a 25cm, ideal para cortar carnes em filé ainda em preparo, carnes já assadas, assim como fatiar legumes e peças de embutidos, ao fazer sua compra, analise se o cabo está ajustável à sua mão.
  • Faca de pão: Também conhecida como faca de serra, assim como o nome sugere, possui uma lâmina serrilhada, também serve para cortar frutas, tortas e bolos, mas principalmente fatiar e cortar pão sem amassar o seu interior. Seu uso dispensa força, basta saber manuseá-la. 
  • Faca de legumes: Não se engane por seu tamanho, ela é indispensável em qualquer cozinha. Um pouco menor que as demais, medindo de 8 a 12cm, ela é perfeita para cortar legumes, frutas e alimentos delicados

As facas citadas acima são as que você mais precisa ter, e com elas poderá se virar muito bem na cozinha, mas agora, vamos conhecer os outros tipos de facas:

  • Faca para desossar: O próprio nome já diz para que ela serve, a faca para desossar é uma grande auxiliadora na hora de retirar os ossos de sua carne ou frango e também facilita a retirada de nervos, gorduras, pele e até espinha de peixe.
  • Faca mezzaluna: Sua lâmina tem o formato de arco e é ideal para cortar pizzas, ervas e otimizar tempo no preparo de temperos e chás.
  • Cutelo: Em forma de retângulo com um furo em sua ponta, o cutelo é a faca ideal para quem precisa fazer cortes em ossos.
  • Faca para ostra: A lâmina é bem menor do que o cabo desse tipo de faca, mas sua ponta é extremamente resistente e firme para abrir ostras e nozes.
  • Faca de sashimi: Para quem adora um sashimi, essa faca é perfeita para o corte preciso necessário na preparação do aperitivo, possui um cabo curto e uma lâmina longa, fina e fio chanfrado.
  • Faca de salmão: Não apenas para o salmão, mas para outros tipos de peixe, essa é a faca mais indicada, uma vez que possui entalhes em sua lâmina que garantem o corte liso sem esforço.
  • Faca para massas: De ponta arredondada, esse tipo de faca é perfeita para não danificar a estrutura das massas no corte e parecem uma espátula de confeiteiro.

É possível comprar o conjunto de facas de corte em diferentes combinações, do mais básico e essencial ao mais completo possível.

Como usar o conjunto de facas de corte de carne?

O conjunto de facas pode ser utilizado no seu dia-a-dia, afinal o intuito de ter cada tipo de faca é proporcionar praticidade no preparo de suas refeições cotidianas.

Como usar o conjunto de facas de corte de carne?
Facas de cortar carne. Fonte/Reprodução: original

Agora que você já entende como cada faca funciona, fica mais fácil incluí-las na sua cozinha.

Quais os cuidados com o conjunto de facas de corte?

Existem cuidados específicos para preservar seu conjunto de facas de corte em bom estado como, por exemplo: nunca guardá-las sujas, preservá-las em locais secos, mantenha suas facas sempre afiadas, pois uma faca cega requer mais força ao corte o que pode danificá-la e respeite a função de cada faca para ela trabalhar justamente para o que foi feita.

Agora você já sabe para que serve o conjunto de facas de corte, o que cada item faz e como cuidar delas, só falta você escolher quais delas farão parte da sua cozinha. 

 

Deixe um comentário