O que é a amoxicilina?

Você já parou para se perguntar o que é a amoxicilina? Utilizado para combater infecções e vendido apenas com receita médica na farmácia, o medicamento é seguro e pode ser utilizado por gestantes, crianças e idosos.

Neste artigo, preparamos um guia completo sobre o que é a amoxicilina e para que serve, além de conter informações sobre como utilizar o medicamento e em quais casos ele se aplica. Continue a matéria para saber mais.

Amoxicilina: para que serve?

A amoxicilina é um tipo de antibiótico utilizado para tratamento de infecções causadas por algumas bactérias, entre elas a Listeria monocytogenes, Enterococcus, e a Streptococcus.

Amoxicilina para que serve
Fonte/Reprodução: original

O medicamento também pode ser utilizado no tratamento de infecções bacterianas causadas por Salmonella, Shigella, Corynebacterium, entre outras.

O uso de amoxicilina se mostra eficaz, é utilizada para tratamentos há muitos anos na saúde e foi descoberta, em 1928, por Alexander Fleming.

Quando usar a amoxicilina?

O uso de amoxicilina é seguro e recomendado entre os médicos para o tratamento de infecções bacterianas.

Por se tratar de um antibiótico, o mesmo é vendido apenas com prescrição médica nas farmácias e, para um melhor resultado, é necessário que seu uso seja feito pelo período determinado pelo médico com as doses especificadas.

Por ser muito eficaz, logo nas primeiras doses, os sintomas da infecção começam a desaparecer. Os médicos recomendam que o tratamento deve ser realizado até o fim, mesmo que os sintomas tenham cessado.

O uso indiscriminado de antibióticos pode agir como um fator de seleção natural e manter, no ambiente, bactérias resistentes ao medicamento, cortando o efeito deste.

Como age a amoxicilina no organismo?

No organismo, a ação da amoxicilina acontece de maneira rápida, uma vez que sua absorção pelos tecidos acontece rapidamente, facilitando o combate à infecção. O medicamento, logo após realizar a sua tarefa, é eliminado pelas vias renais. Vale lembrar que, além de combater a infecção, a amoxicilina evita a reprodução das bactérias e as mata completamente.

Benefícios e contraindicações da amoxicilina?

O principal benefício da amoxicilina é a sua alta eficiência nos tratamentos contra as infecções bacterianas, sendo sempre muito bem recomendada pelos médicos.

Entre as contra indicações, pessoas com qualquer tipo de alergia à penicilina devem evitar o uso do medicamento, que pode provocar reações até fatais. Uma outra contra indicação é para indivíduos com mononucleose, o uso da amoxicilina não é recomendado.

Gestantes podem usar amoxicilina?

O uso de amoxicilina é indicado para as gestantes desde que elas sejam acompanhadas por seus médicos, incluindo no período de amamentação, no qual a dosagem deve ser verificada pelo especialista.

Amoxicilina corta o efeito anticoncepcional?

A amoxicilina pode cortar o efeito do anticoncepcional e, por isso, é recomendado durante o período de uso, utilizar preservativo para prevenção de gravidez.

Como consumir a amoxicilina?

A amoxicilina se apresenta nas versões comprimido e solução (um pó, que deve ser misturada à água formando a versão líquida do medicamento), que geralmente é consumida por crianças. Não há contra indicações do uso do medicamento em jejum ou após as refeições.

O medicamento deve ser ingerido preferencialmente com água, porque a ingestão com outras bebidas pode alterar sua eficácia.

Como consumir a amoxicilina
Fonte/Reprodução: original

Vale lembrar que o medicamento deve ser ingerido de 8 em 8 horas, três vezes ao dia ou de 12 em 12 horas, duas vezes ao dia, tudo vai depender da prescrição médica.

Em caso de esquecimento, a dose esquecida não deve ser ingerida em dobro, por isso, ative alarmes e despertadores para lembrar de tomar o medicamento na hora correta.

O medicamento apresenta alta confiabilidade nos casos de combate à infecção, mas o consumo deve ser prescrito por seu médico.

É imprescindível fazer o tratamento segundo as recomendações e finalizá-lo mesmo apresentando melhora dos sintomas da infecção, evitando a resistência bacteriana.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.