O que é a unha de gato e para que serve?

0

É sempre bom ter conhecimento sobre tratamentos naturais para determinados problemas que possamos ter e hoje iremos falar sobre uma planta maravilhosa chamada unha de gato, vamos descobrir para que serve, como fazer uso dela e suas contra indicações. Acompanhe os próximos tópicos para descobrir mais sobre essa maravilhosa planta medicinal.

Unha de gato: para que serve

A planta unha de gato é uma planta medicinal feita de duas espécies incríveis: a uncaria guianensis e a uncaria tomentosa, ela cresce no formato de um cipó e assim acaba formando alguns arbustos e trepadeiras, suas folhas são verde-claro e tem alguns espinhos em formato de unha de gato, por isso o seu nome, seu caule é uma mistura de bege com marrom um pouco avermelhado e ela armazena água nele, assim conseguimos suprir suas necessidades.

Unha de gato para que serve
Fonte/Reprodução: original

Ela é uma planta que serve como diurético, analgésico, antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatório, imunoestimulante e também depuradora.

A unha de gato possui diversos benefícios como:

Deixar as defesas do organismo mais forte

A planta unha de gato aumenta as defesas do organismo, ativando as células do sistema imunológico e aumentando a produção de glóbulos brancos, isso se dá pela presença de algumas substâncias que auxiliam no combate aos fungos, vírus, protozoários e bactérias.

Melhora a saúde da pele

Há um antioxidante presente na planta unha de gato que ajuda a evitar o envelhecimento precoce, os radicais livres e a aparição de doenças crônicas e essa ação antioxidante vem dos polifenóis e flavonoides.

Ajuda contra a gastrite

A planta também melhora a gastrite devido suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, tanto a gastrite crônica quanto a aguda e mais ainda aquelas causadas pelo excesso do consumo de anti-inflamatórios.

Anticancerígeno

Ainda não se sabe ao certo, mas alguns estudos provam que o extrato da planta unha de gato ajuda a diminuir a morte das células cancerosas, isso inclui as células cancerígenas da mama, tireoide, colo e vesícula biliar, mas como citado anteriormente ainda são necessários mais estudos para comprovar este benefício.

Diminui os sintomas da osteoartrite

As substâncias presentes na unha de gato responsáveis por diminuir os sintomas da osteoartrite são os alcaloides, pois tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o que ajuda muito, tanto os sintomas da osteoartrite quanto na artrite, bursite e artrite reumatoide.

Regula a pressão arterial

O componente responsável pela diminuição da pressão arterial é o alcaloide chamado rincofilina e ele ainda ajuda a evitar infarto e derrame, e aumenta a circulação sanguínea, o que evita que se forme coágulos nos vasos, coração e cérebro.

Como pode ser consumida a unha de gato?

Agora que nós já sabemos todos os benefícios dessa planta medicinal maravilhosa vamos descobrir como fazer uso dela.

Podemos encontrá-lo em forma de comprimido, em lojas de produtos naturais, mas também podemos usá-la fazendo um chá da mesma e esse chá pode ser feito com a folha seca, com a raiz e até mesmo com a casca.

Como pode ser consumida a unha de gato
Fonte/Reprodução: original

Para preparar o chá você vai utilizar 500 ml de água e apenas uma colher de sopa das folhas secas, que podem estar inteiras ou trituradas. Como a maioria dos chás, você vai ferver a água primeiro, depois acrescentar as folhas e já com fogo desligado deixar em infusão por 10 minutos, e então coar e beber na temperatura que for mais agradável para você.

Contraindicações da unha de gato

Apesar de ser uma planta maravilhosa a unha de gato tem algumas contra indicações, então fique atento para saber se você não se encaixa no grupo que não deve utilizar essa planta, a não ser por indicação médica, são eles: gestantes, lactantes, crianças, pessoas com leucemia, lúpus, doença renal, esclerose, coagulação no sangue, usando remédios anticoagulantes e pessoas que estão prestes a fazer cirurgias.

Vimos então todos os benefícios da planta medicinal unha de gato, para que serve e como ela pode ajudar nossa saúde no dia a dia, apesar de todos os benefícios vimos também que ela tem algumas contra indicações que devem ser consideradas e claro, antes de recorrer a qualquer medicamento seja ele fitoterápico, natural ou não consulte o seu médico. Espero ter ajudado, até a próxima!

Leave A Reply

Your email address will not be published.