O que é e para que serve a Dexametasona?

0

Afinal, para que serve a Dexametasona e quais seus efeitos colaterais? Este é um medicamento que atua como antialérgico, mas que auxilia a controlar processos inflamatórios ocasionados na pele, por exemplo. O remédio pode ser usado para diferentes causas, conheça mais sobre ele abaixo!

Para que serve a Dexametasona?

Saber para serve a dexametasona ajudará você a usá-la quando estiver com alergias, artrite, ou a temida urticária. A sua função principal é a de atuar como um poderoso anti-inflamatório, desde que a pessoa precise e claro, tenha a receita médica.

Para que serve a Dexametasona
Fonte/Reprodução: original

O médico é quem prescreverá a você o método aconselhável de fazer uso do remédio. Isto por haverem soluções para injetar no corpo, cremes, elixires, comprimidos ou colírio.

Quais efeitos colaterais pode apresentar a Dexametasona?

Se você mesmo se prescrever, por exemplo, poderá ter problemas como insuficiência cardíaca, hipertensão, fraqueza nos músculos e fraturas. Além disso, é possível adquirir a temida necrose asséptica e úlceras.

Quais efeitos colaterais pode apresentar a Dexametasona
Fonte/Reprodução: original

Caso sintomas como estes não apareçam no interior do corpo, é provável que você adquira problemas de pele como acne, manchas avermelhadas em sua pele, chamada equimose.

Outros problemas também podem surgir, como reações alérgicas e edemas que coçam e mantêm a pele vermelha e inchada.

Como deve ser consumida a Dexametasona?

Agora que você sabe para que serve a dexametasona, chegou o momento de conferir como o remédio deve ser consumido. No entanto, lembre-se que não é recomendável comprar este medicamento por conta própria, pois poderá causar problemas desagradáveis em seu organismo, o ideal é sempre buscar um médico.

Comprimido ou elixir

Tanto o elixir quanto os comprimidos devem ser ingeridos nos horários marcados na receita feita pelo médico. Neste caso, as doses tendem a variar entre os adultos e a dose pode ser entre 0,75 a 15 mg diários.

No caso dos comprimidos, é possível encontrar em doses de até 4 mg e elixir até 5 ml, que como explicado, podem variar a depender de determinados fatores. Dentre eles, peso, idade, e problema de saúde que corroboram para o uso do medicamento.

Injetável

No caso da dexametasona injetável, esta deve ser feita todos os dias, com uma dosagem entre 0,5 a 20 mg diários. O enfermeiro ou outro profissional da saúde será o responsável por aplicar o remédio.

Descobrir para que serve a Dexametasona te ajudará a ter uma excelente recuperação por intermédio deste medicamento.

Pomada

No caso da pomada, o paciente precisa aplicá-la sempre no horário exigido pelo médico, e massagear a região em movimentos circulares. Isto fará com que a pomada se espalhe bem por sua pele e consiga penetrar pelos tecidos para tratar o problema.

A pomada precisa ser feita entre 2 a 3 vezes por dia, até que os sintomas de coceira ou de inflamação desapareçam. Por esta razão, é necessário que você verifique sempre como se encontra o problema e parar de usar o medicamento quando for ideal.

Colírio dexametasona

Este medicamento, obrigatoriamente, precisa ser posto apenas no olho com problema. Até seis gotas são mais que suficientes para auxiliar a tratar da doença.

A partir do momento em que perceber que não é mais necessário seu uso, poderá guardá-lo caso sobre, ou jogar o frasco fora.

Além disso, é necessário você tomar cuidado e lavar sempre suas mãos com água corrente e sabão neutro, a fim de não contaminar seu olho já afetado por uma doença. Nunca esqueça de lavar entre os dedos, por baixo das unhas e secar bem suas mãos antes de manusear o colírio.

Saber para que serve a dexametasona é fundamental para compreender o que esse medicamento trata, mas, como já falamos, sempre busque ajuda de um médico, jamais tome a dexametasona sem prescrição.

Leave A Reply

Your email address will not be published.