O que é e para que serve a sucupira: entenda seus benefícios

Hoje vamos aprender um pouco mais sobre o para que serve a sucupira, que é uma árvore com grandes benefícios!

A sucupira é uma árvore tradicional na medicina popular brasileira. Suas sementes são muito usadas em chás, tinturas e afins, entretanto, com a popularização da medicina moderna, o uso de plantas como essa para fins medicinais tem ficado cada vez menos frequente e o conhecimento de seus benefícios tem se apagado.

Por essa razão, hoje procuraremos responder para que serve a sucupira e também mostrar quais são todos os lados benéficos que esta planta apresenta para agregar a sua saúde.

Sucupira: conheça os benefícios de seu remédio caseiro para a saúde

A seguir, mostraremos a você uma pequena lista dos benefícios trazidos por essa planta e responderemos de forma definitiva para que serve a sucupira.

Sucupira conheça os benefícios de seu remédio caseiro para a saúde

Fonte/Reprodução: original

Problemas no estômago

A sucupira, principalmente em forma de semente, pode ser utilizada como uma forte aliada no combate aos problemas estomacais, especialmente as dores no estômago e as úlceras, além de que pode também ser usada para o alívio de desconfortos gerais no aparelho gastrointestinal.

Glicemia

Alguns estudos apontaram que o uso da sucupira tem participação na hora de melhorar os níveis de açúcar que estão presentes no nosso sangue, o que faz da planta eficiente para controlar a glicemia e uma aliada no controle da diabetes.

Dores na garganta e amigdalite

Um dos usos mais tradicionais da sucupira é o combate às dores de garganta e a amigdalite, que é a inflamação na região das amígdalas e estes são um dos principais problemas que a sucupira ajuda a prevenir.

A sucupira já mostrou-se eficiente no combate a ambos problemas, e como dito, esse é um dos seus usos mais tradicionais na medicina popular.

Inflamações nas articulações

Por possuir efeito anti-inflamatório, a sucupira é de grande eficiência no combate às inflamações nas articulações, bem como nos músculos e nos ossos. Ela pode ser usada no combate à artrite, reumatismo e diversas outras doenças.

Como consumir a sucupira? (chá)

A sucupira pode ser consumida de diversas maneiras, como óleos, cápsulas, extratos, tinturas e afins. Entretanto, a forma mais tradicional de consumir essa planta é a partir de chás. A forma mais comum de se preparar o chá de sucupira é quebrar quatro sementes da planta e fervê-las em um litro de água durante aproximadamente dez minutos. Depois disso, coe e beba o chá ao longo do dia.

Como consumir a sucupira (chá)
Fonte/Reprodução: original

Ele pode ser armazenado em uma geladeira por até vinte e quatro horas. Sugerimos que o preparo seja realizado em um recipiente especial para o chá, uma vez que ele libera um óleo que pode manchar o recipiente e que é de difícil remoção.

Existe contra indicação no consumo da sucupira?

Apesar dos diversos benefícios que essa planta traz para a saúde, ela possui algumas contraindicações.

A sucupira deve ser evitada por gestantes e por mulheres que estejam em período de lactação, além de que também deve ser evitada por pessoas com problemas renais ou problemas hepáticos.

Além disso, o consumo de grandes quantidades de sucupira pode ser tóxico, então atente-se a quantidade que você está consumindo e ao menor sinal de desconforto, procure ajuda médica.

Esperamos ter mostrado de forma simples e sucinta para que serve a sucupira, esta semente tão tradicional na medicina popular. Seus benefícios para a saúde são diversos, e não é por outra razão que ela é tão utilizada Brasil afora.

A medicina popular traz consigo inúmeros remédios que nós, tão habituados com farmácias em cada esquina, esquecemos, e estes remédios naturais, muitas vezes, podem nos servir melhor do que aqueles que vêm em caixas. Por isso, agora que você sabe para que serve a sucupira, esperamos que faça bom proveito desse conhecimento e dessa planta para o benefício da sua saúde!

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.