Óleo de rícino: para que serve

0

O óleo de rícino, para que serve e como é consumido, torna-se cada vez mais popular, especialmente entre as mulheres brasileiras. O que não falta são artigos, vídeos e anúncios na internet que mostram como essa substância é benéfica para a saúde e beleza. Ao mesmo tempo que esse óleo é bom para o intestino, também exerce ação na textura dos cabelos.

Veja a seguir o que é óleo de rícino, para que serve, como é usado nos cabelos, na pele e quais são seus principais benefícios para a saúde!

O que é o óleo de rícino: para que serve?

O óleo de rícino trata-se de uma substância de textura oleosa, a qual é extraída a partir de uma planta que contém propriedades medicinais, popularmente conhecida como Mamona. O óleo possui o nome científico de Ricinus communis.

O que é o óleo de rícino para que serve
Fonte/Reprodução: original

O óleo de rícino, pode ser chamado de uma substância polivalente, uma vez que não é hoje que suas múltiplas propriedades se tornam conhecidas. É possível usar o mesmo produto natural, de maneiras diferentes, para investir em cuidados específicos. Na prática, ele consegue aliviar as dores de artrite, mas também melhorar os cabelos.

Confira a seguir os principais usos do óleo de rícino para os cabelos e a pele.

Como é usado o óleo de rícino nos cabelos?

O óleo de rícino é muito utilizado para melhorias capilares. Comumente, esse produto natural é muito associado com os tratamentos para a queda excessiva dos fios. Mas também possui outras aplicações.

Queda capilar

Através de hidratações no couro cabeludo, o óleo de rícino serve para prevenir e combater a queda do cabelo. Por ser um óleo bem denso e de cheiro forte, seu uso correto é que seja misturado a algum creme, como uma máscara de massagem.

Também pode ser misturado com outro óleo, mais suave, como é o caso do óleo de amêndoas.

Hidratação e aparência dos fios

Da mesma forma, o óleo de rícino serve como um leave-in, que pode ser incorporado aos cremes sem enxágue, pois sua ação poderosa auxilia a fechar as cutículas do cabelo. Para pessoas com cabelo cacheado ou crespo, o óleo de rícino serve para deixar os fios mais uniformes, na mesma altura, com aparência hidratada e pouco frizz.

Crescimento capilar

Além de manter os fios hidratados e de combater a queda dos fios, o óleo de rícino também pode ser usado para promover um crescimento acelerado do cabelo. Pode ser usado nas máscaras hidratantes ou nos cremes leave-in, isto é, sem enxágue.

Como é usado o óleo de rícino na pele?

Já na pele, o óleo de rícino pode ser usado para mantê-la hidratada, uma vez que a poluição e o excesso de exposição ao sol podem prejudicar a integridade da pele.

Uso diário

É possível pingar algumas gotinhas de óleo de rícino em um creme hidratante para a pele, tanto para o corpo quanto para o rosto. A hidratação mantém a pele com aspecto mais viçoso e evita que fique com a aparência envelhecida.

Queimadura de sol

A região da pele que ficou mais queimada no sol pode ser beneficiada pelo uso tópico do óleo de rícino. Mas é importante que a região não apresente lesões para que o óleo seja aplicado.

Demais benefícios do óleo de rícino para saúde

Além de ser um poderoso hidratante, o óleo de rícino também traz benefícios para a saúde do organismo em vários aspectos.

Demais benefícios do óleo de rícino para saúde

Fonte/Reprodução: original

Diminuir dores

O óleo de rícino pode ser usado para reduzir as dores da artrite e da artrose, pois além de ser um hidratante, ele age como analgésico e anti-inflamatório.

Melhorar o intestino

A ação do óleo de rícino, quando ingerido, é de regular o intestino de pessoas que convivem com os sintomas e desconfortos que decorrem das prisões de ventre.

Prevenir e combater infecções

Além de um analgésico, o óleo de rícino funciona como um antimicrobiano, portanto seu uso combate as bactérias e os fungos nocivos para o corpo.

Contra Indicações possíveis do óleo de rícino

Apesar de seus muitos benefícios, o óleo de rícino deve ser evitado por pessoas que têm obstrução intestinal ou o cólon irritável. Também não pode ser consumido por gestantes, já que pode induzir o parto de maneira precoce. Por fim, o óleo de rícino não deve ser consumido por crianças.

Após entender o que é o óleo de rícino, para que serve e como suar, é possível elencar muitas utilidades para este óleo barato e tão poderoso!

Desde o couro cabeludo, no topo da cabeça, até as pontas dos pés, com o alívio das dores de artrite, o óleo rícino é um produto natural que merece toda a sua popularidade.

Leave A Reply

Your email address will not be published.