para que serve o baço
5
(1)

Provavelmente você já ouviu falar neste pequeno órgão: O Baço.

Um órgão encontrado em todos os seres vivos vertebrados. Pequeno e discreto, tem sua função que não deixa de ser importante, em nosso organismo. Mas para que serve o baço ?

Com o tamanho de um punho, pesando em média 150g, o baço é um órgão localizado na parte superior, do lado esquerdo do abdômen. Sua função é filtrar o sangue e eliminar os glóbulos vermelhos lesionados, além disso , ele produz e armazena glóbulos brancos para o sistema imune. Tem importante função imunológica de produção de anticorpos e proliferação de linfócitos ativados, protegendo contra infecções. Agora que você já sabe para que serve o baço, saiba que em alguns casos ele precisa ser retirado.

Apesar de sua importante função, o baço não é um órgão essencial à sobrevivência. É perfeitamente possível viver sem ele. Por ser um órgão extremamente frágil , o baço é muito suscetível a ruptura. Em caso de aumento do baço ou traumas físicos como acidentes, lutas ou até uma fratura na costela, por exemplo, o baço pode ser rompido, levando o indivíduo a sentir dores no lado esquerdo superior do abdômen, tonturas, aumento do ritmo cardíaco e hemorragia.   A ruptura do baço deve ser tratada com urgência pelo médico, pois em caso de hemorragia, pode ser necessária a retirada do órgão.

Você também já se perguntou Para que serve o Umbigo ? Nós temos a resposta ! Veja AQUI  Para que serve o Umbigo ?

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média 5 / 5. Quantidade de Votos 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.