Para que serve a casca de laranja e quais seus benefícios?

0

A laranja é uma das frutas mais nutritivas que podemos consumir, mas você sabe para que serve a casca da laranja e quais os seus benefícios?

É raríssimo encontrar alguém que não goste de chupar uma laranja, ou que não goste ao menos de um suco ou refresco, assim como uma geleia também. Em qualquer uma de suas formas, a laranja é amada.

Entretanto, há uma parte da fruta que não é tão utilizada, mas que é tão benéfica quanto a própria laranja, a sua casca.

A casca traz consigo muitos nutrientes que a própria laranja não traz, servindo como um ótimo complemento para a fruta em si. Vejamos então para que serve a casca da laranja!

Quais os benefícios da casca de laranja?

Falaremos sobre para que serve a casca da laranja e os benefícios que ela traz. A casca da laranja, além de conter fibras e polifenóis, possui muito mais vitamina C que os gomos, aproximadamente quatro vezes mais.

As fibras presentes na casca da laranja auxiliam na digestão e proporcionam uma flora intestinal saudável, enquanto a vitamina C, além de proporcionar melhora na imunidade, também previne certos tipos de câncer e algumas doenças cardiovasculares também.

Quais os benefícios da casca de laranja
Fonte/Reprodução: original

A casca de laranja também contém quantidades razoáveis de vitamina B6 e cálcio, além dos polifenóis já citados, que ajudam na prevenção de doenças crônicas.

É importante lembrar que deve-se lavar muito bem a casca com água quente, uma vez que ela pode conter resíduos de pesticidas.

Esses pesticidas são utilizados a fim de evitar que fungos contaminem a fruta e que pequenos animais e insetos as devorem, entretanto, eles são prejudiciais para a saúde humana e seu consumo deve ser, a todo custo, evitado.

Dê preferência ao consumo de laranjas orgânicas, uma vez que o uso de pesticidas nesse tipo de laranja é baixo ou nulo.

Como utilizar a casca de laranja

Agora veremos para que serve a casca da laranja na prática, como utilizá-la no dia a dia. A forma primária de consumo é através do chá, mas você também pode colocar a casca da laranja em saladas de folhas, vitaminas, iogurte, doces e geleias, além de cristalizá-la, cozinhá-la em molhos, e muito mais.

Como utilizar a casca de laranja
Fonte/Reprodução: original

Só não é recomendável fazer o consumo da casca de laranja de forma mais direta, uma vez que o sabor forte pode causar dores no estômago.

Chá de casca de laranja: como fazer?

Fazer chá de casca de laranja é muito simples, basta pegar toda a casca, preferencialmente orgânica, fervê-la em 200 ou 300 ml de água filtrada e depois deixar descansar por aproximadamente dez minutos. Você também pode colocar outras plantas para dar mais sabor ao seu chá.

Muitas pessoas sabem sobre os benefícios da laranja, mas poucas sabem para que serve a casca da laranja e os benefícios que o consumo dessa parte, tão comumente desprezada, traz.

Como vimos, a casca de laranja é capaz de propiciar ainda mais nutrientes que o próprio gomo e por isso deveria ser consumida por todos aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida.

Você sabia dessas propriedades da casca de laranja? Se gostou do texto, acesse o Para Que Serve, temos vários conteúdos curiosos que com certeza farão a diferença para você!

Leave A Reply

Your email address will not be published.