Para que serve a castanha-da-índia

Um medicamento natural que está sendo cada vez mais procurado é a castanha-da-índia, um pequeno fruto que apesar do seu tamanho traz consigo muitos benefícios. Hoje em dia cada vez mais pessoas estão procurando abdicar dos medicamentos feitos em grandes laboratórios e indústrias e dando preferência a medicamentos naturais.

Qual a origem da castanha-da-índia?

A castanha-da-índia, cujo nome botânico é aesculus hippocastanum, é uma planta oleaginosa oriunda da Península Balcânica, mas que é atualmente cultivada ao redor de todo o mundo. Trata-se de um fruto redondo com uma casca grossa, verde e com espinhos. Dentro dessa casca está uma semente, que é a castanha propriamente dita.

Qual a origem da castanha-da-índia

Fonte/Reprodução: original

Desde quando é utilizada a castanha-da-índia?

Ela é usada há centenas de anos na medicina popular, nas suas mais diversas formas, como um remédio para vários problemas, como a impotência masculina, problemas vasculares e muitos outros.

Quais os benefícios da castanha-da-índia para a saúde

O consumo adequado da castanha-da-índia traz consigo diversos benefícios para a saúde, como por exemplo:

Melhora na circulação

A castanha-da-índia possui ação venotônica, o que aumenta a pressão naturalmente exercida pela veia e por consequência melhora a circulação. Além disso, ela também fortalece os vasos, o que previne que eles estourem e que outros problemas do tipo ocorram.

Prevenção a diabetes

Ela também é capaz de prevenir a diabetes através da regulação dos níveis de açúcar no sangue, mantendo-os estáveis.

Melhora na cicatrização

A castanha também é capaz de melhorar na cicatrização devido a seu efeito anti-inflamatório, que diminui inchaços e dores. Além disso, a melhora que ela traz na circulação favorece a irrigação de sangue na área, o que também é favorável para a cicatrização.

Combate às varizes e hemorroidas

Devido a suas propriedades vasoconstritoras e anti-inflamatórias, esta castanha combate as varizes e as hemorroidas, ao diminuir o inchaço, as dores e os incômodos causados por esses problemas.

Prevenção ao câncer

Uma substância presente neste fruto, a escina, mostrou-se capaz de reduzir consideravelmente o crescimento de células tumorais, além de também combater as já existentes.

Como consumir a castanha-da-índia

Apesar de todos os benefícios que este fruto traz consigo, frisamos que ela não deve ser consumida no seu estado natural, uma vez que nesse estado ela traz uma substância chamada esculina (não confundir com a escina, que citamos anteriormente) que se consumida pode até mesmo ser fatal.

O consumo da castanha-da-Índia deve se dar por meio de suplementos de castanha-da-índia, de tinturas ou de chás feitos com as suas folhas.

Quando não consumir a castanha-da-índia?

O consumo deve ser evitado por grávidas, mulheres que estejam amamentando, ou por crianças. Diabéticos também devem consultar seus médicos antes de iniciar o consumo, e pessoas com problemas digestivos devem evitar a planta, pois ela pode vir a causar irritações no sistema digestivo.

Pessoas com problemas de pele também devem evitá-la, já que ela também pode causar irritações nesta região.

Precauções e possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que ela pode apresentar são:

  • Dilatação da pupila
  • Vômito
  • Sensação de estômago pesado
  • Dor no estômago
  • Problemas na coordenação motora

Entretanto, esses efeitos colaterais costumam ocorrer apenas quando se ingere altas quantidades deste fruto e seus derivados.

A castanha-da-índia é um fruto que traz consigo muitos benefícios, mas que deve ser ingerida com cuidado, uma vez que ela também pode apresentar reações colaterais. Entretanto, se consumida adequadamente, você não deve ter nenhum problema com essa castanha, apenas mantenha-se atento aos sinais do seu corpo.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.