Para que serve a creatina e como ela te ajuda a melhorar o corpo?

Neste artigo, você vai conferir para que serve a creatina, qual é a sua origem e como deve ser o uso correto deste produto. Veja, também, quais são os benefícios da creatina, como devemos administrar o seu uso e por quanto tempo usá-la. Confira.

O que é e para que serve a creatina?

A creatina é um produto de origem animal, presente em carnes vermelhas e peixes. Mas ela também pode ser produzida naturalmente pelo nosso organismo a partir do metabolismo de determinados aminoácidos.

O que é e para que serve a creatina
Fonte/Reprodução: original

Essa molécula foi descoberta pelo fisiologista Francês Michel Chevreul há 200 anos. A creatina serve para dar força e explosão muscular e aumentar a energia em treinos intensos e, por isso, ela é muito usada nas atividades físicas e em torneios esportivos. Além de todo esse dinamismo, ela também promete um ganho de massa muscular com uma velocidade maior.

Quando é indicado o uso da creatina?

A creatina é um suplemento muito potente para quem necessita de mais energia e força no corpo. O uso deste produto é um grande aliado para atletas e pessoas que estão em constante treinamento, pois melhora o rendimento, aumenta a performance e diminui os riscos de lesões.

O uso deste produto é indicado também para pessoas que não ingerem alimentos de origem animal, prejudicando a síntese de creatina. Os veganos, que não consomem nenhum produto de origem animal, e vegetarianos, que não consomem carnes, principal fonte de proteínas, fazem suplementação com creatina.

Os suplementos alimentares podem ser consumidos a qualquer hora do dia. Podendo ser antes ou após os treinos, mas na dosagem certa.

Quais benefícios da creatina para o corpo?

Os benefícios da creatina são muito bons, ela age na produção de energia de nossas células musculares, dando uma sensação de força e bem estar.

Veja o que esse produto pode nos proporcionar:

  • volume para os músculos;
  • energia para o corpo;
  • acelera o metabolismo;
  • combate o cansaço e o desânimo;
  • retarda o envelhecimento;
  • o cérebro funciona com mais velocidade;
  • a creatina pode ajudar a afastar a depressão;
  • reduz o risco de doenças cardíacas;
  • reduz o desenvolvimento de câncer;
  • o corpo fica mais hidratado;

Sim, são fantásticos os vários benefícios que a creatina pode trazer para a sua vida!

Como tomar creatina de forma saudável?

Você pode comprar a creatina tanto em cápsulas como em pó. Existem várias maneiras de ingerir o produto. Aqui estão algumas sugestões para você.

Como tomar creatina de forma saudável
Fonte/Reprodução: original

Pode ser diluída em:

  • água;
  • sucos;
  • leite;
  • vitaminas; ou em outros alimentos de sua preferência.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) orienta consumir, no máximo, 3 mg/dia, pois é a capacidade que nosso organismo tem de absorção do produto. A quantidade de creatina necessária depende de alguns fatores, podendo ser avaliados nesses casos abaixo:

  • intensidade do treino;
  • peso da pessoa;
  • momento correto, antes ou após os treinos;

Para um maior desempenho, sempre busque orientações de um profissional da área!

Há efeitos colaterais no consumo de creatina?

A creatina é um produto totalmente natural e seu objetivo é trazer mais força e energia para o nosso corpo, mas como qualquer outro complemento alimentar, deve ser usado de forma correta. Existem algumas especulações que a creatina provoca náuseas, diarreias e cãibras. Nada comprovado cientificamente.

As pessoas que fazem uso deste produto ou de qualquer outro suplemento alimentar, devem beber bastante água para que os rins não fiquem sobrecarregados. Sem dizer que tomar água é necessário sempre!

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