Matemática: para que serve a estatística

Sabe aquele ramo de grande impacto na matemática? Ela se chama estatística, com função de desenvolver técnicas para coleta de dados, interpretação, análise, organização, e representação.

É extremamente difícil compreender um problema de dados se não tiver o uso da estatística, ela quem coloca ordem na casa e até mesmo, desordena.

O que é a estatística?

A estatística tem como principal objetivo observar padrões, frequências e identificar probabilidades de circunstâncias específicas. Propor soluções, identificar insegurança de produtos, identificar até mesmo questões sociais e criminais.

O que é a estatística
Fonte/Reprodução: original

Faz tudo isso coletando dados, comparando valores, frequências e circunstâncias, para podermos de forma acertada identificar problemas e resolve-los com antecedência.

Para que serve a estatística?

Serve para organizar, coletar, analisar e interpretar as informações de problemas, e assim, auxiliar nas decisões. A estatística tem papel fundamental no gerenciamento de conhecimento: em seu uso, empresas, escolas, pessoas, instituições, governos, organizações e entidades atuam para formular soluções de problemas da sociedade.

Conceitos iniciais da estatística

Cientificamente, é a parte responsável por analisar, coletar, organizar e interpretar. A estatística projeta experimentos e estudos. O apoio da estatística é a matemática, principalmente nos instrumentos: gráficos, tabelas, variância, amplitude total, assimetria, regressão e muitos outros conceitos e desenvolvimentos na matemática.

Conceitos iniciais da estatística

Fonte/Reprodução: original

População

Qualquer conjunto, não apenas de pessoas, formam um universo de informações. Veja um exemplo, dentro de uma empresa o diretor quer saber se seus funcionários estão contentes com os benefícios que a empresa dele oferece, a população de estudos: funcionários.

O conceito de população depende do objetivo sendo estudado, outro exemple é o caso de um biólogo, ele necessita estudar uma espécie de abelhas em uma determinada região. A população se adéquam a todas as abelhas dessa espécie, as viventes naquela região.

Amostra

É um grupo representado pela população, essa população se forma com elementos desse conjunto. Uma rádio quer saber como está audiência com os ouvintes no trânsito, não sendo possível perguntar a vários motoristas que escutam a rádio, qual é a preferível de cada um, entra a estatística na busca de amostra dessa população, que pergunta apenas alguns motoristas qual eles preferem escutar quando estão dirigindo.

Variável

É o objeto de pesquisa, é a pergunta que a pesquisa procura resposta. Existe então a categoria de variável, onde classificam o estudo, pode ser qualitativa ou quantitativa.

Variável quantitativa

Busca receber uma quantidade como resposta, valor numérico, tipo um número de acidentes dentro ou fora do trânsito, a altura média populacional, a média do salário ou a quantidade de casos do (COVID-19). Podemos separar em dois tópicos:

  • Quantidade simples na contagem, conhecida como uma quantitativa discreta: a quantidade de ligações de um SAC.
  • Quantidade de medida, conhecida por quantitativa contínua: o peso, a altura ou o salário.

Você deve lembrar disso em sua época do colégio.

Variável qualitativa

Busca uma característica como resposta, cor, agravamento de uma doença ou um grau de escolaridade.

  • Qualidade sendo uma característica qualquer, sem possuir ordem, se torna uma qualitativa nominal: a cor de moto preferida ou o sabor de picolé mais vendido.
  • Qualidade em ordem, qualitativa ordinal, ela é algo bastante conhecido: nível de gravidade em ferimentos ou doenças, ou o nível de escolaridade.

Tudo de forma organizada.

Tabela de Frequência

É uma maneira de organização de valores coletados nas variáveis, que podemos chamar frequência absoluta, a quantidade de vezes de uma resposta repetida, sendo a frequência relativa, uma porcentagem de repetições representada na relação ao todo.

Gráfico

Recursos utilizados para representações seja de um fenômeno ou não, ilustrado ou quantificado de uma maneira lógica. Gráficos apontam uma dimensão na estatística sobre determinadas coisas.

Apresentar corretamente gráficos em notícias, textos, e várias situações se tornou de grande importância, para poderem entender determinados fenômenos.

A variedade de gráficos é extensa, podem destacar em colunas, barras, linhas, entre outros.

Divisões da estatística

Essa divisão realiza estudos de conceitos básicos, mas, além disso, existem outros tópicos na estatística, como a tabela de frequência e representação gráfica que são uteis para os dados, já as medidas de tendências centrais vão estudar a média que buscam representação de um único valor, agora as medidas de dispersão, estudam a amplitude, te dá uma estimativa da base de erros em uma pesquisa.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.