Para que serve a filosofia e qual sua finalidade?

Filosofia e sua finalidade é um assunto que norteou as rodas de conversa dos amantes de conhecimento, estudiosos e filósofos. Hoje, ela é tema de indagação para qualquer pessoa que se interessa por essa forma de pensamento que pode até confundir. 

Se você tem curiosidade de conhecer, afinal, como a filosofia pode ser útil, quais foram os principais filósofos, e mais, preparamos essa breve explicação.

Porém, antes de entendermos para que serve a filosofia se sua finalidade, vamos entender o que de fato é a filosofia. Continue com a gente nessa interessante leitura!

O que é Filosofia?

Embora quem estuda Filosofia não consegue resumir em uma só resposta, é de forma simples, o nome dado a um conjunto de pensamentos críticos que cada pessoa pode ter sobre todo aspecto da existência, desde sociedade, religião, existência, mente e conhecimento. 

Envolve muita racionalidade e lógica, e como resultado, temos argumentos e conceitos filosóficos.

O que é Filosofia
Fonte/Reprodução: original

Como você pode notar, a Filosofia e sua finalidade preza pela metodologia, assim como vemos na Ciência. Provavelmente por isso que muitos se confundem e acham difícil de entender.

Contudo, este método não é exclusivo. Ou seja, podemos compreender a Filosofia e sua finalidade com o livre pensar, ou de forma autônoma.

A filosofia não tem uma finalidade objetiva, no entanto, esse processo reflexivo e estudo sobre a história do pensamento humano, promove todas as frentes da vida. Ela não tem a resposta, dando prioridade a se voltar sobre às dúvidas e escolhas que fizemos, na busca de um entendimento mais profundo e amplo. 

O que a filosofia estuda?

Os cursos superiores de Filosofia, atualmente, ensinam basicamente a História da Filosofia, ou seja, os trabalhos dos pensadores já consagrados no mundo todo e os questionamentos que faziam.

Por outro lado, filosofia e sua finalidade como disciplina contraria aquele conceito de usar metodologia com a qual somente se aprende a filosofar se assim o fizer. 

Qualquer assunto entra na pauta, desde que se possa adquirir conhecimento relevante após a argumentação. Na verdade, é um estudo que problematiza e questiona a cada nova pergunta, e não necessariamente a responde ou traz à tona um argumento de defesa.

Qual é a origem da filosofia? E para que serve?

A origem da filosofia, segundo os livros, é: Grécia Antiga, século VI a.C. Uma época em que todos os eventos culturais eram realizados na Grécia e sua sociedade entrava em contato com influências de várias partes do mundo.

Foi portanto um momento em que o pensamento filosófico começou a prosperar e influenciar os indivíduos a argumentar sobre tudo, não somente sobre o que estava próximo deles como a mitologia grega. 

Portanto, essa ação de buscar saber mais ー com lógica e razão ー que significou o nascimento da Filosofia e sua finalidade.

Conceitos da filosofia

Agora, vamos considerar que assim como entender o que é filosofia é um enigma, isso também vale para os conceitos dela. Ela serve, na verdade, para criar conceitos, bem como os pensadores Gilles Deleuze e Guattari afirmaram.

Sob a mesma perspectiva, trabalhar com a filosofia e sua finalidade é trazer algo novo sobre o problema em discussão. É por isso que os filósofos passavam várias horas reunidos.

Daí, algumas críticas surgem ao dizerem que a Filosofia não tem finalidade, uma vez que não resolve problemas concretos, somente questiona e estuda o próprio conhecimento.

Na História da Filosofia e sua finalidade, houveram homens radicais para o pensamento da época, como o inglês David Hume, por exemplo, juntamente com Francis Bacon. Ambos insistiam que a filosofia e sua finalidade eram conceitos concretos.

Principais filósofos da história

Vários historiadores citam Tales de Mileto e Pitágoras de Samos como os pioneiros. Mas você realmente sabe quais são os mais importantes de toda a existência da filosofia? Confira abaixo!

  • Sócrates (470-399 a.C.);
  • Confúcio (551-479 a.C.);
  • Aristóteles  (384-322 a.C.);
  • Platão (427-347 a.C.);
  • Descartes (1596 – 1650);
  • Montesquieu (1689-1755);
  • Kant (1724-1804);
  • Hegel (1770-1831);
  • Nietzsche (1844-1900).

Todos utilizaram a filosofia e sua finalidade para refletir sobre uma série de temas, desde os mais básicos como poesia, ética e até medicina, como no caso de Aristóteles. Outros, marcharam mais para encontrar a essência, como Descartes — ele quem filosofou a ilustre frase “Penso, logo existo”.

Filosofia na era atual e sua contribuição

Hoje, a filosofia é vista como objeto de estudo mais urgente do que nunca. Ela também é constantemente usada para problematizar a Política, a Sociedade, problemas sociais, desigualdades e outros. 

Isso porque embora tenhamos jovens e adultos com pensamentos e atitudes completamente novas e modernas, as áreas de decisão de um país, ou as nossas próprias decisões sofreram a influência dos antigos.

Não que isso seja totalmente maléfico, mas significa que precisamos estudar filosofia e sua finalidade com os principais filósofos para indagarmos os problemas atuais.

Esperamos ter resumido bem para que serve a filosofia e sua finalidade. Com isso, não deixe de voltar e conferir mais artigos sobre assuntos interessantes, polêmicos e atuais.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.