Para que serve a ONU

ONU é uma sigla a qual lemos e ouvimos falar constantemente em todos os meios midiáticos, seja em jornais, revistas, televisão e principalmente na internet. A transmissão de sessões e assembleias pelas emissoras do mundo inteiro sempre mostra líderes mundiais envolvidos em discursos e debates.

Para que serve a ONU
Fonte/Reprodução: original

Tudo isso nos faz entender que se trata de um órgão internacional, profundamente envolvido em questões políticas e humanitárias. A Organização das Nações Unidas reúne das grandes potências até os países de menor expressão econômica no cenário mundial.

Mas, afinal, quais são os objetivos da ONU? Qual é o motivo de ser uma organização de tamanho reconhecimento? Veja neste artigo, de forma simples, como surgiu a Organização das Nações Unidas, as funções que desempenha. Você poderá conferir também informações sobre o que é o Conselho de Segurança e a Assembleia Geral da ONU.

Qual a origem da ONU?

É dado na história da humanidade que os conflitos sempre sucedem os direitos. Os problemas da sociedade necessariamente precisam acontecer para que uma lei seja criada a fim de os enfrentar. Se aplicarmos esse raciocínio a uma organização projetada para manter a paz do mundo, entenderemos que a ONU nasceu em um contexto de guerra. Mais precisamente, ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Para que serve a ONU (1)
Fonte/Reprodução: original

A Segunda Guerra Mundial é classificada pelos historiadores como o conflito armado mais violento de todos os tempos. Jamais a humanidade esteve tão empenhada em batalhas, seja em terra, no ar ou nos mares.

Dados levantados indicam que essa guerra matou mais de 70 milhões de pessoas (entre soldados e civis), mais do que o dobro da Primeira Guerra Mundial, que já havia sido devastadora. O conflito iniciado na Europa se difere, de uma forma terrível, pois tornou-se o cenário de duas atrocidades que a História jamais esquecerá: o Holocausto e a explosão das bombas atômicas.

Quando a Segunda Guerra acabou com a derrota das forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), os grandes líderes mundiais da época instituíram uma organização de nações para que um conflito dessa dimensão (de perdas econômicas, políticas e de vidas) não voltasse a ocorrer.

Portanto, no mesmo ano do fim da Guerra, em 24 de Outubro de 1945 surgiu a chamada Organização das Nações Unidas.

Qual a função da ONU

Evitar conflitos armados de natureza global responde a questão da função histórica da Organização das Nações Unidas, a qual perdura até os dias de hoje. No entanto, de 1945 até os dias atuais, a ONU também é o órgão que exerce funções como:

  • Atuar como mediadora entre países em conflito
  • Fomentar a paz entre as nações
  • Preocupar-se com questões humanitárias
  • Promover o desenvolvimento sustentável do planeta
  • Promover a igualdade e espírito de cooperação entre as nações

É por isso que todos os países que fazem parte da Organização das Nações Unidas enviam os seus representantes para as Assembléias. Isso demonstra o espírito de igualdade e cooperação entre eles.

Quais países são membros da ONU

Esta é uma organização tão expressiva, que atualmente é composta por 193 países. A forma de ingresso na ONU ocorre pela obediência a dois critérios, no qual o primeiro é um direito e o segundo um dever.

  • Todos os países têm o direito de fazer parte da Organização das Nações Unidas, pelo simples fato de terem sido reconhecidos como nações oficiais. O direito a fazer parte é automático.
  • Todos os países que manifestam desejo de entrar para a ONU devem, sem falhas, obedecer aos comandos da Carta das Nações Unidas, que é uma espécie de tratado internacional inviolável.

Entenda a seguir sobre o estado de permanência na organização.

Quais são os membros permanentes da ONU e como foram escolhidos

O estado de permanência na ONU está totalmente conectado ao acatamento dos termos da Carta das Nações Unidas. Uma vez que um país entra, já o faz na condição de permanência. Logo, 193 nações de todos os continentes são membros permanentes. Vale ressaltar que a Palestina e o Vaticano ocupam posição de membros observadores.

Quais os países que compõem o Conselho de Segurança da ONU

Esse órgão é diferenciado, devido ao número reduzido de países que o compõe. Atualmente, apenas 15 países o formam. Dos 15 membros, apenas 5 são permanentes. São estes os EUA, a França, o Reino Unido, a Rússia e a China. A permanência no Conselho investe nesses países com o poder de veto. Esses países são os vencedores da Segunda Guerra Mundial e estão em meio aos fundadores da ONU.

Para que serve a ONU (2)
Fonte/Reprodução: original

As outras dez nações são eleitas em um esquema de rotatividade, de forma a abranger representantes de todos os continentes para que a escolha se mostre justa e bem distribuída.

A fim de compreender melhor essa questão, é preciso antes entender que a Organização das Nações Unidas funciona a partir de agências, conselhos e assembleias, que são os seguintes:

  • Assembléia Geral – reunião que ocorre todos os anos, na qual todos os Estados-membro participam
  • Secretariado – corresponde a uma agência de administração interna da ONU
  • Corte Internacional de Justiça – órgão jurídico da ONU, ou seja, um tribunal internacional
  • Conselho de Tutela – órgão da ONU que possui como finalidade a proteção de territórios onde, por qualquer motivo, não há governo
  • Conselho Econômico e Social – destinado a criar maneiras de diminuir a desigualdade econômica entre os países
  • Conselho de Segurança – órgão de prevenção de conflitos mundiais em potencial

Ao destacar o Conselho de Segurança, algumas informações cruciais devem ser levantadas.

Para que serve o Conselho de Segurança da ONU

Todos os órgãos que fazem parte da Organização das Nações Unidas são de extrema importância, mas é pertinente o destaque para dois deles a fim de se ter um entendimento mais amplo.

O Conselho de Segurança da ONU existe com a finalidade de manter a paz e segurança em dimensão internacional. Para isso, assume função:

  • Investigativa – buscar informações que possam denunciar um possível conflito entre nações
  • Política e humanitária – determinar quando as missões de paz podem ser criadas, mantidas ou extintas

Além disso, pode recomendar o ingresso de novas nações na ONU, além de promover sanções econômicas aos países que acaso não adotarem os princípios da Carta das Nações ou se mostrarem ameaças globais.

No que diz respeito à Assembléia Geral, também é o Conselho de Segurança que recomenda a eleição de um novo Secretário-Geral.

O que é a Assembleia Geral da Onu

Este evento anual também se estabeleceu pela Carta das Nações, em 1945. É o órgão da ONU de característica marcadamente política. Isso se dá porque o debate ocorre entre representantes de todas as nações. Dentre outras funções, destacamos as principais:

  • Eleger os membros rotativos do Conselho de Segurança
  • Nomear o Secretário-Geral
  • Analisar relatórios trazidos pelo Conselho de Segurança
  • Discutir questões de política e direito internacional
  • Promover estudos, debates, desenvolvimento de práticas humanitárias que tragam maior igualdade e paz entre as nações

A Assembléia Geral da ONU é a autoridade última no que diz respeito à resolução de conflitos internacionais e possíveis ameaças à paz do mundo.

Qual objetivo da ONU

A razão de ser da Organização das Nações Unidas permanece a mesma desde 1945: manter a paz. Esse simples, porém quase utópico lema pode ser desmembrado em diversas causas humanitárias pelas quais a organização luta.

Ao tratar sobre a economia, política, questões sociais, problemas de desenvolvimento humano, políticas de ações afirmativas a nível internacional e manutenção da segurança, a ONU contribui para que o seu principal objetivo nunca seja perdido de vista.

Por tudo o que vimos acerca do surgimento, das funções e do compromisso entre as muitas nações, podemos entender que a ONU vai muito além de um grupo de políticos e intelectuais a discursar na televisão.

Apesar de o processo de paz ser lento, já está provado que a Organização das Nações Unidas faz toda a diferença no que diz respeito à paz e ao respeito pela humanidade.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.