Para que serve o bicarbonato e como utilizá-lo?

0

Para que serve o bicarbonato de sódio? O produto possui muitas utilidades e pode ser usado na cozinha, na limpeza, para receitas e, até, na beleza. Não possui nenhuma contra indicação, ainda assim, o ideal é usar com sabedoria, principalmente, se houver a ingestão, já que ele pode ser utilizado na culinária.

Para saber mais sobre para que serve o bicarbonato, continue a leitura deste artigo e descubra quais as formas que você pode utilizar essa substância em sua vida. Confira o que descobrimos.

Para que serve o bicarbonato?

No corpo humano, a substância pode ser utilizada para deixar os dentes mais claros, equilibrar os ácidos estomacais, além de manter a garganta limpa.

Algumas receitas caseiras, com bicarbonato de sódio, podem auxiliar na limpeza de objetos, além de higienizar as panelas de alumínio e neutralizar odores na geladeira.

Para que serve o bicarbonato
Fonte/Reprodução: original

Outro uso mencionado anteriormente, essa substância pode ser utilizada para preparar alimentos.

O produto pode ser facilmente encontrado em supermercados e, para o uso humano, é recomendado que seu médico seja consultado, pois, mesmo não havendo contra indicação, o uso errado da substância pode acarretar males à saúde.

Quais benefícios do bicarbonato?

Na saúde, o bicarbonato pode ser usado para combater desconfortos estomacais leves e azia, pois tem ação antiácida, aliviando os sintomas, além de ser um aliado contra a dor de garganta. Ele também é eficaz em descongestionar o nariz, diminuir a dor provocada por picadas de insetos e, na higiene bucal, auxiliar na sensibilidade da gengivite.

Nos cuidados de beleza, a substância pode ser usada para esfoliar a pele, clarear as axilas, tem efeito suavizante pós barba e depilatório com lâmina, além de facilitar a remoção do esmalte das unhas e da cutícula. O bicarbonato, também, pode auxiliar na prevenção da caspa, limpando o couro cabeludo.

Como pode ser utilizado o bicarbonato?

Além de conter benefícios para a saúde e auxiliar nos rituais de beleza, o bicarbonato pode ser usado na cozinha e na limpeza.

Na limpeza, ajuda a eliminar o mofo, remover odores, além de desentupir canos e deixar utensílios de cozinha, como pratos e panelas ainda mais limpos. Por promover uma limpeza profunda, o bicarbonato é muito utilizado nos afazeres domésticos, facilitando a vida das donas de casa.

Na preparação dos alimentos ele também é um aliado, pois serve para amaciar a carne, pode substituir o fermento na preparação de bolos, pães e biscoitos, considerado melhor que o fermento convencional, além de eliminar os odores de peixe, deixar a crocância do frango mais intensa e remover a casca dos ovos com maior facilidade.

Quando o bicarbonato pode fazer algum mal?

O bicarbonato de sódio não possui contra indicações, mas seu uso pode fazer mal, caso seja utilizado em excesso ou de maneira equivocada.

Pessoas com pressão alta ou grávidas devem evitar as receitas caseiras para dores de estômago e outros desconfortos aos quais a substância é indicada. No caso de ingestão, o consumo precisa ser moderado, pois, nas gestantes, o produto pode elevar a pressão arterial e, em pessoas com hipertensão, há risco de o consumo potencializar o descontrole da pressão arterial.

Quando o bicarbonato pode fazer algum mal
Fonte/Reprodução: original

O uso também não é recomendado a menores de 6 anos e às pessoas com insuficiência renal e retenção de líquidos, causando vômitos, náuseas e mal-estar.

Se a utilização do bicarbonato provocar alguma reação, o ideal é recorrer a um medicamento receitado pelo médico.

Agora que você sabe para que serve o bicarbonato, tenha em mente que seu uso deve ser feito com cautela, em caso de consumo, mas pode ser um ótimo aliado aos afazeres domésticos e, até mesmo, na rotina de cuidados.

Em suma, tenha atenção e use a substância com responsabilidade.

Leave A Reply

Your email address will not be published.