Para que serve o condicionador?

O condicionador é um produto presente em todos os banheiros e muito utilizado no dia a dia. Com diversas funções benéficas e com várias opções presentes no mercado, pouco se sabe sobre a verdadeira importância do produto e a respeito de todos os benefícios que ele pode trazer ao seu cabelo. Com isso, sempre fica uma dúvida em mente: para que serve o condicionador?

Dois potes. Um de

Fonte/Reprodução: Original

A principal função do produto seria provocar o equilíbrio do pH nos fios de cabelo e, assim, promover a hidratação e a nutrição do cabelo. Entretanto, há várias marcas e tipos diferentes de condicionadores no mercado com funções, além das principais e outros benefícios ao couro capilar. Por fim, o cosmético é fundamental para a saúde e higienização capilar.

O que é condicionador?

O condicionador, assim como o shampoo e outros produtos capilares, é um composto químico que serve para ser aplicado no cabelo com o objetivo de:

  • Hidratar os fios;
  • Promover o equilíbrio do pH capilar;
  • Melhorar o aspecto visual do cabelo;
  • Proporcionar brilho e mais volume através da redução do atrito entre os fios durante a escovação.

Há vários tipos de condicionadores no mercado, com diversas fórmulas para as mais variadas funções e tipos de cabelo. Mas de forma geral, eles são essenciais para a higiene dos cabelos e atuam tanto na hidratação como na nutrição dos fios capilares. Logo, é um excelente complemento ao shampoo na hora do banho.

Qual a função do condicionador?

Então, para que serve o condicionador? Ele tem a função complementar ao shampoo que é de nutrir os fios de cabelo, assim como deixá-los brilhantes e macios. Além disso, também protege os fios contra fatores externos que podem prejudicar o cabelo, como os raios ultravioletas, a poeira, o suor das mãos e o vento. 

Enquanto os shampoos tem a função de abrir as cutículas capilares e remover os resíduos e impurezas deixados nos fios, os condicionadores são responsáveis por selar as mesmas. Esse processo evita que o fio fique ressecado e perca seus nutrientes. O condicionador também promove a nutrição e a devolução do óleo natural do cabelo, através da formação de uma camada protetora ao redor dos fios.

Por último, o condicionador auxilia a reduzir o atrito na hora da escovação, entre o pente ou a escova e o cabelo. Assim promove a maciez e o brilho dos fios, além de fazer com que os fios se tornem quebradiços ou que haja pontas duplas neles.

Entretanto, no mercado há vários tipos de condicionadores que variam de acordo com o tipo de cabelo do indivíduo. Por conta disso, é importante ter isso em mente ao comprar um desses produtos, que variam sua fórmula para cada tipo capilar. Um exemplo é que os cabelos oleosos necessitam de uma fórmula leve enquanto os mais ressecados, muita nutrição e hidratação.

Benefícios do uso do condicionador

Logo, se observa que há diversos benefícios para a saúde dos cabelos além da higiene capilar. São eles:

  • Nutrição
  • Proteção
  • Hidratação
  • Brilho
  • Maciez
  • Redução do atrito entre o cabelo e a escova

A forma e a regularidade na qual o produto é usado influencia diretamente nas funções do mesmo sobre os cabelos, ou seja, tanto a falta como o excesso podem ser prejudiciais aos fios.

É necessário o uso do condicionador?

O condicionador é extremamente importante para a hidratação e para a proteção dos cabelos, torna eles mais brilhosos e evita que eles ressequem. Por conta de sua importância para hidratar o cabelo, o produto é usado logo após o shampoo ter removido todas as impurezas dos fios. 

diversos tipos de condicionador juntos

Fonte/Reprodução: Original

A orientação geral de uso do cosmético é que ele deve ser usado sempre que os cabelos forem lavados com shampoo, porém não é regra geral, o tipo de cabelo e as necessidades que ele precisa são avaliadas para ditar a frequência de lavagem e de uso do condicionador.

Qual a forma correta de usar o condicionador?

 

Outro ponto importante é saber que o produto não deve ser passado no couro cabeludo, e sim na ponta dos fios. Caso contrário, poderá causar aumento na oleosidade do cabelo. Confira abaixo passo-a-passo de como aplicar adequadamente o condicionador no cabelo:

  • Após utilizar o shampoo, enxague bem o cabelo para remover o produto.
  • Seque bem o cabelo e aplique o produto nos fios, sem encostar na raiz.
  • Massageie os fios e deixe-os descansar no tempo indicado na embalagem (geralmente são três minutos).
  • Enxágue bem os cabelos até que todo o produto seja removido.

O produto deve ser aplicado após o shampoo e ficar no cabelo por aproximadamente três minutos para agir e cumprir sua função. Depois do tempo, o cabelo deve ser bem enxaguado com água corrente para que o fio não fique gorduroso ou propenso a ter caspa.

Pode passar condicionador todos os dias?

Geralmente, a quantidade de vezes que se usa shampoo varia de acordo com o couro cabeludo e o tipo de cabelo do indivíduo. Entretanto, o condicionador pode ser sim utilizado todos os dias no cabelo. O cosmético não agride os fios de cabelo da mesma forma que o shampoo, e o tratamento hidratante com ele apresenta melhores resultados caso seja usado diariamente.

Há algumas exceções: pessoas com cabelos muito oleosos não devem usar o produto todos os dias, mas sim alternância entre os dias. A justificativa se dá porque o creme poderá aumentar a oleosidade do couro cabeludo e provocar o efeito totalmente oposto do que seria esperado.

Quando não devo passar o condicionador?

De certa forma, não há uma contra-indicação para o uso do produto. Muito pelo contrário, ele deve ser utilizado para melhorar a higiene e a saúde dos cabelos. O que é importante ressaltar é a atenção ao tipo do condicionador utilizado e se o mesmo é indicado ou não para o seu tipo de cabelo.

Como uma regra geral, o creme deve ser utilizado sempre que o cabelo for lavado com shampoo na hora do banho para ajudar na hidratação e proteção dos fios. Inclusive, o tratamento é mais efetivo caso seja feito regularmente e, ao contrário do shampoo, o creme não agride os fios. Neste caso, é importante apenas evitar o uso diário de shampoo caso os fios sejam finos e quebradiços.

Entretanto, é necessário ter atenção ao couro cabeludo oleoso. Caso seu cabelo seja bastante oleoso, o condicionador deve ser usado com cautela, pois o uso excessivo pode aumentar a oleosidade no couro cabeludo. Além disso, não o use direto no couro cabeludo e não somente nos fios de cabelo. 

vários condicionadores

Fonte/Reprodução: Original

O uso de condicionador é essencial para o cuidado da hidratação, da nutrição e da proteção dos cabelos. Seu uso deve se tornar hábito diário para garantir maior saúde capilar e maior higiene dos fios, além de proporcionar todos os benefícios já citados acima. Além disso, o uso diário promove a higiene e a manutenção adequada aos fios.

Orientações de dermatologistas e profissionais 

Por último, é importante ressaltar a importância de seguir as orientações do médico dermatologista ou do cabeleireiro para o cronograma de cuidado capilar. Esses profissionais irão determinar o seu tipo capilar e sugerir os produtos adequados para a correta higiene e hidratação do seu cabelo. Assim, cumpre todas as funções necessárias sem que haja prejuízo ao couro cabeludo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *