Para que serve o estágio supervisionado

O estágio supervisionado é o início de uma carreira profissional. Neste, o professor supervisor fará as devidas observações e correções necessárias desde o planejamento até a conduta durante o trabalho. 

Estagiário segue sua superiora em um processo de aprendizado em estágio

Fonte/Reprodução: Original

Todo estudante que objetiva ter uma carreira profissional, após decidir em qual ramo irá seguir, deve passar por essa etapa de atuação inicial. O presente texto, traz a importância e todos os aspectos necessários para quem quer saber mais sobre essa fundamental etapa profissional.

O que é o estágio supervisionado?

Resumidamente, o que melhor define o estágio supervisionado é: o momento do futuro profissional poder vivenciar de maneira prática a profissão que deseja exercer. Por exemplo, alunos da graduação de Direito podem fazer estágio em delegacias, escritórios de advocacia, procuradorias e até em bancos. 

Após uma pessoa decidir qual graduação irá fazer, a mesma iniciará seus estudos e aprendizados em uma universidade ou escola técnica. Em algum período específico do curso, esse aluno estará apto para colocar em prática, de maneira supervisionada, os conhecimentos adquiridos no curso/graduação. 

Sabe-se que todo conhecimento teórico é fundamental, pois é o lastro de toda carreira profissional sólida. Porém, a vivência prática é tão importante quanto a teoria. O conhecimento adquirido por meio da prática possibilitará a experiência necessária e a vivência daquele estudante em um ambiente real daquela profissão. 

Em diversas áreas de graduação, o estágio é elemento fundamental para a formação plena do aluno. Para que o mesmo tenha acesso ao seu diploma e comprove competência no que faz, é necessário passar pelo período de estágio supervisionado.

Qual a finalidade do estágio supervisionado?

O futuro profissional que inicia seu estágio estará incumbido de algumas tarefas proporcionais ao seu conhecimento. Normalmente, a instituição na qual o aluno estuda exige que seja feita a entrega de comprovação de estágio, bem como de relatórios que comprovem suas experiências e aprendizados vivenciados.

Para certificar com segurança os alunos no término da graduação, as instituições de ensino estimulam a prática contínua, resolução de dúvidas e que o aluno, de fato, se comprometa a aprender e vivenciar o maior número possível de situações. Isso certamente fará com que seu aprendizado seja potencializado. 

Uma aprendiz é supervisionada por duas pessoas

Fonte/Reprodução: Original

O estágio também é importante para que o aluno, futuro profissional da área, possa vivenciar diferentes situações em que ele possa diagnosticar para quais finalidades tem mais aptidão. Por exemplo, um estudante de Psicologia, ao estagiar em clínicas, escolas e penitenciárias, poderá saber qual possui mais similaridade com seu perfil profissional. 

Brevemente, a finalidade do estágio supervisionado é realmente proporcionar experiência profissional, vivência em diversas possibilidades de atuação e potencializar o aprendizado do aluno. De modo que, ao ter a base teórica e colocá-la em prática, possa consolidar todo esse compilado de aprendizado, com o objetivo de usá-lo em sua futura atuação.

Qual a importância do estágio supervisionado?

Há diversas pessoas que subestimam e não dão a devida atenção a essa etapa profissional. Seja por falta de tempo, ou por julgarem que só precisam do diploma, muita das vezes acabam por não usufruir e absorver toda bagagem profissional que poderiam.

Grande parte das pessoas julgam que não há tempo para estagiar. Porém, há bastante flexibilidade de horário em diversos locais de estágio. Claro que exigirá certo esforço, mas para uma formação plenamente competente, é essencial vivenciar boas e diversificadas experiências em estágio supervisionado.

O primeiro contato prático com a profissão é através do estágio. É quando se pode trocar experiências com profissionais já atuantes e experientes. Essas experiências podem ser obtidas através de:

  • Participação em projetos;
  • Cooperação e acompanhamento a resolução de problemas;
  • Criar networking – rede de contatos profissionais e de negócios.

Tudo isso coopera significativamente para a conquista de oportunidades no término da formação. Inclusive, aqueles que se destacam e se dedicam exponencialmente no estágio, têm boas chances de serem efetivados. Por conseguir moldar o perfil de acordo com os ideais da empresa, o estágio é bom para ambos os lados – empregado e empregador.

Quem é o supervisor do estágio?

Logicamente, o supervisor do estágio deve possuir graduação e experiência na área de desenvolvimento que o estagiário está. A função do supervisor é orientar e acompanhar o estagiário, bem como delegar as funções que serão exercidas e sanar as dúvidas que porventura possam surgir. Um supervisor pode acompanhar, no máximo, dez estagiários.

A Lei n°11.788/08 traz todos os parâmetros e normas a respeito do estágio supervisionado. A figura e papel do supervisor não é o mesmo do orientador. São funções e atribuições totalmente distintas. O supervisor deve periodicamente orientar e acompanhar a evolução do estagiário, bem como sempre inserir novas atividades para melhor aproveitamento.

Em todo setor de formação deve se ter um supervisor de orientação e acompanhamento. A seguir, constam alguns exemplos de supervisores: 

  • Promotor de Justiça, na participação do estagiário em audiências públicas de processos em Promotorias de Justiça;
  • Advogados: O estagiário pode, mediante acompanhamento de advogado, redigir peças simples como mandados de intimação e citação, notificações, requisições etc;
  • Professor e/ou Diretor de escola: Em estágio de nível médio, o estagiário pode digitar relatórios e documentos, atender o público, tanto presencialmente como por telefone, dentre outras atividades simples;
  • Professor de Pedagogia: O estagiário pode acompanhar as atividades elaboradas pelo professor, auxiliar na demanda de relatórios, discutir estratégias pedagógicas de ensino;
  • Engenheiro Civil: O estagiário pode acompanhar e participar da elaboração de projetos, acompanhar obras e auxiliar na elaboração de plantas, entre outras tarefas.

Cabe ao supervisor avaliar os relatórios elaborados pelo estagiário, os quais devem ser assinados pelo estagiário, supervisor e por quem responde pela instituição de ensino que o aluno está matriculado. A frequência do estagiário deve ser controlada pelo supervisor, bem como a aplicação de métodos avaliativos que meçam o nível de aprendizado do estagiário.

Como devo agir no estágio supervisionado?

É preciso estar bastante atento e comprometido, primeiramente, com o aprendizado pessoal. Todas atitudes e comportamentos esperados serão explicados pelo supervisor. Porém, bons modos passam boa impressão, além de aumentarem as chances de indicação a possíveis cargos e vagas futuras.

É importante ter postura profissional, sempre com atitudes e linguagem baseadas no respeito. Todas as normas de conduta impostas pelo local prezam pelo bom funcionamento e convívio harmônico entre colaboradores. Ser responsável e cumprir o que é proposto dentro dos prazos é essencial e passa credibilidade.

O estagiário encarregado de documentações

Fonte/Reprodução: Original

Outro fator muito importante é solicitar feedback – informação crítica avaliativa – tanto do supervisor como de demais colegas. Agir com humildade e reconhecer aspectos a serem melhorados é uma atitude nobre. Além de demonstrar humildade e aptidão por aprendizado. 

É importante ter cautela também e buscar ouvir mais do que falar, o objetivo é aprender. Abaixo consta um rol das principais características e atribuições de um estagiário que preza pela excelência:

  • Boa comunicação, tanto escrita quanto pessoal;
  • Ajuste de atitudes conforme o feedback que lhe é concedido; 
  • Auto responsabilidade;
  • Curiosidade, proatividade e aptidão por aprendizado e conhecimento;
  • Pontualidade, essencial em qualquer área.

O estágio supervisionado é a oportunidade de transmitir boas impressões e, ao mesmo tempo, absorver conhecimento e experiência. Com esforço, dedicação e atenção é possível ter um excelente retorno profissional. Para se ter uma carreira brilhante, seja na área que for, é preciso atitudes disciplinadas já no estágio. Isso forma um profissional diferenciado.

Gostou deste artigo? Pois volte para nos visitar e entender mais sobre para que serve determinadas coisas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *