Para que serve o soro antiofídico? Saiba aqui!

O soro antiofídico é utilizado para evitar quadros graves quando uma pessoa é picada por uma serpente venenosa. São diversos tipos de soro, pois cada um deve ser produzido consoante com o espécie de serpente.

Hoje, vamos entender melhor seu funcionamento, como se proteger e medidas em caso de uma eventual picada.

O que é o soro antiofídico?

É um medicamento feito a partir do veneno da cobra e geralmente produzido em cavalos. Equinos em geral são capazes de reagir ao veneno positivamente com plasma hiperimunizado. Você sabe para que serve o soro antiofídico?

O que é o soro antiofídico

Fonte/Reprodução: original

Soro antiofídico: para que serve

O principal objetivo do soro antiofídico, formado por anticorpos, é neutralizar o veneno de cobra quando uma pessoa é picada por esse animal. Esse soro vai evitar que a pessoa venha a óbito quando for picada por uma cobra, facilitando a melhora de seu quadro.

Quais são os principais soro antiofídicos produzidos no Brasil?

Existem vários tipos de soros antiofídicos no Brasil: ele deve ser produzido de acordo com cada espécie de serpente venenosa, por isso é tão importante que a pessoa picada identifique, memorize características e ou fotografe, assim, o médico, vai saber qual soro antiofídico será apropriado.

Quais são os principais soro antiofídicos produzidos no Brasil
Fonte/Reprodução: original

Abaixo estão alguns dos principais soros antiofídicos:

Anticrotálico

Soro utilizado para tratamento de picadas de cobra Cascavel, do gênero Crotalus.

Antibotrópico

Soro utilizado para tratamento de picadas de cobra Jararaca, do gênero Bothrops.

Antielapídico

Soro utilizado para tratamento de picadas de cobras da família das corais, do gênero Micrurus.

Polivalente

Esse soro é feito com venenos de cascavel e jararaca, mas é utilizado nas pessoas que não sabem dizer por qual espécie de cobra foi picada.

O instituto Butantan produz diversos tipos de antídotos para combater venenos de várias espécies de animais peçonhentos, e o soro antiofídico é um deles. Mas você deve estar se perguntando: Como ele é produzido?

A primeira coisa a ser feita é tirar o veneno da cobra e transformá-lo em antígeno, aplicados em seguida nos animais em pequenas doses para que não os prejudiquem sua saúde, para começar a produção de anticorpos. Dependendo do antígeno, será produzido um antídoto para cada espécie de cobra correspondente.

Depois que são formados os anticorpos no animal, o plasma que é onde ficam os anticorpos, é coletado. Após serem feitos testes, o plasma passa por um processo industrial, obtendo no final o soro específico de cada espécie.

E para finalizar o soro antiofídico é colocado em frascos de 10 ml de solução líquida, contendo os anticorpos de forma pura. Em todas as etapas o soro passa por vários testes, para que no final seja obtido um soro de alta qualidade e eficaz.

Assim como pode acontecer com qualquer outro medicamento, o soro antiofídico pode ter efeitos colaterais, e é normal que a pessoa apresente sintomas como crise de asma, coceira, tosse, vômitos e vermelhidão na pele, e nos casos mais graves, porém mais raros, pode acontecer o choque anafilático.

Existem casos também que pode acontecer uma reação tardia, chamada de Doença do Soro, que pode aparecer entre o 5º ao 24º dia depois da aplicação do soro, e a pessoa pode sentir aumento dos gânglios, coceira, febre, dores articulares, e até problemas no sistema neurológico e renal.

O soro antiofídico é muito importante para não deixar que o veneno da cobra gere consequências mais graves, por isso se caso for picado, corra imediatamente para o atendimento médico, para que seja feito o tratamento.

Caso você sofra esse acidente, enquanto procura por um hospital, mantenha-se hidratado e calmo, não aplique nenhuma substância em cima da picada, não faça torniquetes ou cortes no local, e se puder fique em repouso.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.