Para que serve uma Régua?

Alguma vez na sua vida você já deve ter precisado medir o comprimento de algo, é isso para que serve uma régua. Com ela podemos medir a largura e comprimento de milhares de coisas, sendo uma ferramenta muito útil para profissões importantes, como de um engenheiro, arquiteto ou um alfaiate. 

Mas com os vários tipos que existem, algumas pessoas acabam ficando confusas e sem entender para que serve uma régua daquele tipo. Portanto, se quiser saber mais sobre a régua, acompanhe o nosso texto até o fim e conheça a sua história e os seus tipos. 

Para que serve uma régua?

A utilidade da régua é fácil de ser explicada: medir, é para que serve uma régua. Apesar de ser simples, a régua é um instrumento muito útil, pois com ele podemos medir o tamanho, largura e até a profundidade das coisas.

Para que serve uma régua?
Como usar. Fonte/Reprodução: original.

Bom, já sabemos para que serve uma régua, vamos conhecer agora a sua história.

Qual a história da régua? 

A régua é um instrumento muito antigo. Desde o desenvolvimento da classe mercantil, o homem viu que era necessário ter algo que pudesse ser usado como instrumento de medida, para conseguir mais precisão, onde antes cada um tinha a sua própria forma de medir. Com isso a régua começou a tomar forma. 

Mas foi milhares de anos depois, no século XVIII, que a régua que usamos hoje começou a ser fabricada. Isso ocorreu depois da criação do sistema internacional de unidades, que definiu qual era o padrão a ser seguido na fabricação das réguas. 

Inicialmente as réguas eram fabricadas com madeira, metal ou marfim, com os outros materiais sendo acrescentado aos poucos nas indústrias, ao longo dos anos. 

O que era usado antes da criação da régua?

Antes de a régua ser feita, o próprio corpo humano era usado como sistema de medição. A medida mais usada antigamente era o côvado, que é a distância existente entre o cotovelo e a ponta do dedo médio. Esta medida correspondia a 7 palmos, equivalente a 50 cm nas formas de medidas atuais.

O que era usado antes da criação da régua?
Criação da régua.
Fonte/Reprodução: original.

Sendo assim, o instrumento de medida era o próprio corpo, o que tinha uma divergência de tamanho de um para outro, pois cada corpo tem suas medidas. Mas hoje sabemos que a situação é muito diferente, pois temos vários tipos de réguas a nossa disposição. 

Quais os tipos de régua?

Já vimos para que serve uma régua, mas existem vários tipos delas, com cada um sendo feito para um determinado objetivo. Os tipos de régua são:

  • Régua imperial: A unidade de medida usada nesse tipo de régua é a polegada. Como um pé tem 12 polegadas, esse é o tamanho comum da régua imperial, mas alguns tipos podem conter até 3 pés ou 36 polegadas, sendo chamadas de réguas de jarda; 
  • Régua Métrica: Essa régua praticamente substituiu a régua imperial. Para entender essa régua, basta ter um conhecimento mínimo das unidades métricas, como o metro e o centímetro;
  • Trena: Podendo medir 5 ou até mais metros de comprimento, essa régua é dobrável e pode ser facilmente transportada, sendo muito usada no ramo da construção civil; 
  • Escalímetro: Muito usado por arquitetos e engenheiros, cada centímetro dessa régua representa um metro. Ela foi feita para facilitar a elaboração de projetos com escalas precisas. 

Além disso, podemos também destacar algumas variações da régua métrica, como a régua curva de costura, régua curva de alfaiate e o esquadro. Essas réguas são geralmente usadas na área da costura. 

Quais os benefícios de usar a régua?

O benefício que a régua nos traz é a precisão que o seu sistema de medição proporciona. Um costureiro precisa da régua para fazer as roupas na medida certa, assim como o arquiteto necessita de uma para elaborar o seu projeto com a maior precisão possível. Sendo assim, a régua é uma ferramenta indispensável para diversas profissões. 

Como entender a régua?

Cada ponto ou número da régua determina um tamanho diferente. Vamos usar a régua métrica como exemplo. Pegue um determinado objeto, e posicione o seu final no ponto zero da régua. Digamos que esse objeto vá de 0 cm a 18 cm, isso significa que aquele objeto possui 18 centímetros de comprimento. 

OS traços médios marcarão meio centímetro e os menores, que ficam entre os centímetros (determinados pela numeração), são os milímetros. Casa centímetro possui 10 milímetros. É fundamental saber para que serve uma régua, pois provavelmente, em algum momento de nossas vidas, nós teremos que usar esse instrumento para tirar a medida de algo.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.