Para que servem as células do nosso corpo?

Conhecidas como as menores unidades funcionais do nosso organismo, as células atuam como importantes estruturas que nos mantém funcionando. Elas promovem a digestão, a regulação da pressão arterial, e o nosso metabolismo como um todo.

Um conjunto de células formam os tecidos, os tecidos formam os órgãos, e os órgãos formam os sistemas que atuam de maneira organizada realizando, cada um, uma função específica crucial para a manutenção do nosso organismo.

O que são células?

As células, como já dito anteriormente, atual como a menor unidade funcional do nosso corpo. Isso significa que elas são a menor estrutura existente no nosso corpo para nos manter funcionando plenamente, e podem exercer diversas funções.

O que são células
Fonte/Reprodução: original

Elas são a menor estrutura presente nos sistemas do corpo, e podem realizar diversas funções desde a regulação térmica, aos impulsos elétricos do sistema nervoso.

Qual a função das células no corpo?

Depende do tipo de célula que estamos falando. Se for uma célula do tecido adiposo elas podem armazenar gordura (para o corpo, reservas de energia); transportar oxigênio para os diferentes tecidos, como é o caso das hemácias; ou simplesmente atuar como células de defesa no sistema imunológico, como é o caso dos glóbulos brancos.

Em conjunto, as células formam os tecidos, órgãos e sistemas, e todos esses conjuntos apresentam funções diferentes, porém específicas e essenciais para nos manter funcionando de maneira eficiente.

Quais as células do corpo humano?

O corpo humano apresenta incontáveis células, mas podemos dividi-las em oito bem específicas e responsáveis por funções mais vitais do organismo.

Quais as células do corpo humano
Fonte/Reprodução: original

Células que transportam oxigênio, atuam como parte do sistema imunológico, armazenam energia (gordura), ou até mesmo células que produzem estruturas para outras células, como é o caso das que produzem a bainha de mielina.

Hemácias

Também conhecidas como glóbulos vermelhos ou eritrócitos, são as famosas células sanguíneas responsáveis por transportar o oxigênio para as outras células de todos os tecidos do corpo.

Sem oxigênio, as células não podem realizar as suas funções, pois é através do oxigênio que as células realizam a produção de ATP (outro tipo de energia, além da gordura).

Leucócitos

Popularmente chamados glóbulos brancos, são responsáveis pela atuação do sistema imunológico, ou seja: são as células de defesa do organismo. Quando você está doente, são os leucócitos que atuam para combater o vírus ou bactéria responsável pela doença.

Os leucócitos ainda podem ser divididos em neutrófilos (primeiros a agirem em caso de infecção); eosinófilos (atuam em casos de infecção parasitária e alergias); basófilos (produzem substâncias anticoagulantes, e também atuam no caso de alergias); linfócitos (produzem os antígenos, ou seja, os mecanismos de rejeição dos agentes causadores da infecção), e monócitos (os maiores glóbulos brancos, atuando principalmente como fagocitadores dos agentes infecciosos).

Osteoblastos

São as células do tecido ósseo, e sua principal função é produzir as substâncias essenciais para a formação dos próprios ossos.

Adipócitos

A gordura pode ser utilizada como uma fonte de reserva de energia, e essa reserva é armazenada nos adipócitos. Quando alguém está acima do peso, por exemplo, é porque há uma grande reserva de energia, e o processo de emagrecimento consiste na queima dessa reserva energética, já que há um excesso de “combustível”.

Célula de Schwann

Importantes aliadas dos neurônios, elas são produtoras da bainha de mielina — a proteção dos axônios, os “cabos” do neurônio por onde passam os impulsos nervosos responsáveis pelas nossas ações do sistema nervoso.

Células beta

Localizadas no pâncreas, estas células produzem insulina, importante substância para a degradação de glicose e açúcares no geral.

Quem tem diabetes do tipo 2, apresenta um defeito na produção de insulina nas células beta, ou uma resistência a ela, e por isso necessita da injeção de insulina de maneira artificial, por medicamentos.

Condrócitos

Pertencentes ao tecido cartilaginoso, ocupam as lacunas deixadas pelos condroblastos (células responsáveis por formar a matriz da cartilagem).

Ou seja, atuam como uma versão mais “madura” dos condroblastos, além de ser levemente flexível, apesar da sua matriz sólida e firme.

Espermatozoides

São os gametas masculinos. Células liberadas pelos testículos para que possam encontrar os ovócitos (gameta feminino), e assim realizar a fecundação (união dos gametas) e produzir o zigoto (célula formada após a união dos gametas).

Quais são as funções das estruturas das células?

As estruturas das células definem, além da sua forma física, quais são as funções metabólicas realizadas por elas. Ou seja, atuam como os órgãos da célula.

No núcleo celular, envolvido por uma membrana nuclear, é responsável por armazenar o material genético (DNA) da célula; o citoplasma é a região onde se encontram as organelas, e é formado por hialoplasma (substância fluida e viscosa); membrana plasmática (a “parede” da célula) e as demais organelas que são responsáveis pela excreção e nutrição da célula, principalmente.

Como são as formas de uma célula no nosso corpo?

As células do corpo humano são eucariontes, o que significa que seu material genético, ou DNA, está contido no núcleo, envolto por uma estrutura chamada carioteca.

Em células procariontes, o material genético está disperso no citoplasma, como pequenas fitas dispersas pelo citosol da célula.

Por que as células do corpo humano não são iguais?

As células não apresentam a mesma forma porque não possuem a mesma função, ou seja, as funções de uma célula definem a sua forma.

Os espermatozoides, por exemplo, apresentam a forma que apresentam, com uma cauda (flagelo) para nadar ao encontro do útero, e ao encontrá-lo o penetra com a sua cabeça, e desprende o seu flagelo para promover a formação do zigoto.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.