Para que servem as proteínas e sua importância numa boa dieta!

0

Para que servem as proteínas? Elas são fundamentais para uma dieta equilibrada e fazem muito bem para a saúde. Apesar de ser consumida de forma natural, muita gente descobriu a importância do seu consumo apenas recentemente, principalmente por dietas mais focadas e restritivas.

Conheça para que servem as proteínas e como você pode colocá-las na sua dieta e rotina do dia a dia.

O que são e para que servem as proteínas?

Elas são nutrientes que fazem parte de todas as células do corpo humano. Além de sua ajuda nas dietas, principalmente esportivas, ela é fundamental para as funções vitais e saúde em geral.

O que são e para que servem as proteínas?
Como usar as proteínas.
Fonte/Reprodução: original.

Para ter uma ideia melhor da importância das proteínas no nosso corpo, nossas unhas e cabelos são compostos principalmente das proteínas. Além disso, as proteínas têm grande poder nas funções neurológicas e para reparar os tecidos. Ou seja, é de extrema importância para nossa saúde e bem-estar.

Benefícios das proteínas na alimentação

Agora você já sabe para que servem as proteínas, chegou a hora de descobrir todas as coisas boas que elas podem proporcionar para a sua saúde, como por exemplo:

Saúde muscular

De extrema importância para manter os músculos saudáveis, elas conseguem melhorar a estrutura muscular, ajudar no crescimento e reduzir a taxa de degradação dos músculos.

Imunidade

Elas também conseguem fortalecer o seu sistema imunológico, proporcionando uma autodefesa melhor e te deixando protegido de muitas infecções e doenças em geral.

Sistema nervoso

Para um bom funcionamento do sistema nervoso, as proteínas também são fundamentais na sua alimentação. Essas proteínas ajudam o receptor na transmissão de sinais nervosos, ajudando a regular o sistema nervoso central.

Ótima fonte de energia

As proteínas ficaram ainda mais populares entre as pessoas que levam uma vida fitness, principalmente por conta de sua excelente fonte de energia. Ótimas para quem pratica qualquer tipo de atividade física, pois ajudam a manter a disposição no alto, auxiliando a potencializar os resultados.

Sintomas de falta de proteínas no organismo

Quando estamos consumindo pouca proteína, o corpo pode dar sinais dessa falta e apresentar alguns sintomas:

  • Baixa energia;
  • Cansaço e fadiga;
  • Unhas fracas;
  • Queda de cabelo;
  • Falta de concentração;
  • Perda de massa muscular;
  • Diminuição da imunidade.

Quanto menor a quantidade de proteínas no nosso corpo, mais os sintomas são percebidos. Para evitar que esses danos aconteçam e se transformem em problemas mais sérios, é indicado consultar um nutricionista ou nutrólogo para auxiliar a montar uma dieta equilibrada para o seu corpo e adequada a sua rotina.

Como deve ser consumida proteínas de acordo com a idade

Alguns estudos comprovam que a ingestão de proteínas deve aumentar conforme a idade. Isso principalmente por conta da fraqueza muscular e outros problemas que podem ser causados quando ficamos mais velhos. Além disso, a ingestão de proteínas também pode variar segundo a sua rotina de atividades físicas.

Como deve ser consumida proteínas de acordo com a idade
Consumir proteínas.
Fonte/Reprodução: original.

Alguns estudos recomendam que pessoas com mais de 65 anos precisam consumir em média 1,2g de proteína a cada kg de peso corporal diariamente. Em casos de pessoas com doenças crônicas, esse consumo também deve ser maior, chegando até a 1,5g por kg.

Proteína na dedicação a vida fitness

Para quem leva uma vida mais fitness, a proteína tem grande impacto nos resultados apresentados. Isso porque ela é responsável por acelerar a recuperação muscular, tanto depois das atividades físicas, quanto quando sofremos alguma lesão. Outros pontos importantes são a redução da perda muscular, auxílio a manter o peso saudável e principalmente ajudar a regular a fome.

Agora você já sabe para que servem as proteínas e todas as vantagens que elas podem proporcionar, chegou a hora de incluí-las na sua alimentação e usufruir de um corpo e mente saudáveis.

Leave A Reply

Your email address will not be published.