Para que servem os objetivos de uma pesquisa cientifica?

A pesquisa científica é um recurso muito usado e que é fundamental para o desenvolvimento da humanidade em vários aspectos. As áreas da tecnologia da informação, das artes, da política, da educação, da saúde, do convívio social, entre outras coisas, podem evoluir bastante com o auxílio desses estudos. E é nesse contexto que estão os objetivos da pesquisa científica.

Todos os pesquisadores, de qualquer área, precisam elaborar os objetivos que devem guiar a pesquisa científica. Não dá para desenvolver um estudo se não for delimitado antes quais são os objetivos deste esforço acadêmico. Este texto vai te explicar melhor como funciona uma pesquisa científica e quais são os seus tipos. Confira.

O que é a pesquisa científica?

A pesquisa científica é um estudo desenvolvido por uma ou mais pessoas e que tem como meta entender melhor como algo funciona. Esse “algo” pode ser, no geral, qualquer coisa que exista na sociedade. Desde investigações sobre doenças e tratamentos médicos até o entendimento sobre como um sistema de computador é desenvolvido ou sobre como a metodologia de ensino pode ser melhorada nas escolas, muita coisa pode ser alvo de uma pesquisa.

O que é a pesquisa científica
Fonte/Reprodução: original

Para que uma pesquisa científica seja efetivamente posta em prática, é importante seguir a chamada “metodologia científica”, que engloba uma série de estratégias investigativas próprias de cada área do conhecimento. É por meio do uso desses esquemas que alguém pode realizar uma pesquisa de fato.

Para que serve a pesquisa cientifica?

De uma maneira geral, a pesquisa científica serve para melhorar o entendimento humano sobre um determinado tema da sociedade. Como dito acima, essa investigação pode ser sobre muitas coisas. Assim, esses estudos existem para tornar a sociedade melhor enquanto gera mais informações sobre as coisas que a compõem. Quanto mais sabemos como o mundo funciona, mais recursos teremos para viver bem nele.

Qual o objetivo?

O objetivo é, justamente, tornar a vida das pessoas melhor através da busca pelo conhecimento. A pesquisa científica é, antes de tudo, um esforço para obter mais conhecimento sobre o mundo. Assim, sua principal meta é melhorar a sociedade como um todo (em todos os seus aspectos).

Quais os tipos de pesquisa científica?

A pesquisa científica não possui apenas uma cara. Apesar de seguir sempre métodos específicos, ela tem diferentes tipos. Cada um deles é usado para uma determinada investigação, ou seja, às vezes um tipo de pesquisa serve melhor do que outro a depender de qual é o objeto de estudo. Confira quais são os tipos de pesquisa logo abaixo.

Quantitativa

Esse tipo de pesquisa usa a análise estatística para quantificar dados e opiniões provenientes dos levantamentos feitos no estudo.

Qualitativa

A qualitativa usa a descrição para entender melhor os detalhes que formam o estudo, além de considerar também aspectos como a vivência do entrevistado ou do pesquisador, por exemplo.

Exploratória

A exploratória tem como marca a proximidade que ela apresenta com o campo pertencente ao objeto pesquisado. Estudos de caso e pesquisas bibliográficas são exemplos da pesquisa exploratória.

Descritiva

Esse tipo é relativamente simples e com ele o pesquisador junta dados através de estratégias de coleta. Questionários e formulários online, por exemplo, costumam ser bastante usados aqui.

Explicativa

Como o nome sugere, esse tipo tem como meta principal explicar que elementos contribuem para gerar que fenômeno é estudado.

Como fazer pesquisa cientifica?

Para realizar uma pesquisa científica é necessário seguir alguns passos pré-determinados. Diferentes caminhos podem ser seguidos para dar início a um estudo com o uso de metodologia científica. Confira abaixo quatro pontos essenciais nesse processo.

Como fazer pesquisa cientifica

Fonte/Reprodução: original

Problema da pesquisa

É preciso, antes de tudo, definir qual é o problema que a pesquisa deve resolver. Todo estudo científico precisa solucionar uma inquietação e defini-la no início da pesquisa é o primeiro passo a ser dado.

Seleção de fontes pertinentes

Ao se definir o problema, o objetivo seguinte é separar as fontes que serão usadas no desenvolvimento do estudo. Não importa em qual área seja, existem fontes escritas sobre praticamente tudo. Esses textos, livros e artigos, devem ser usados para dar embasamento a sua pesquisa.

Definição das ações

Projetar quais são as ações que devem ser executadas também é importante. Pense no passo a passo que deve ser seguido para alcançar o objetivo final da pesquisa. Se possível, elabore calendário e cronograma para guiar essas ações.

Produção

Por fim, é preciso pôr tudo em prática de fato. Com as fontes certas e com o cronograma montado dá para iniciar os trabalhos e desenvolver a pesquisa em busca dos seus resultados.

Esses são os passos que devem ser dados na elaboração de uma pesquisa científica. Além deles, entretanto, outros cuidados e estratégias podem ser necessárias, como a criação de formulários, uso de ilustrações e documentos audiovisuais, entre outras coisas. O mais importante é entender bem qual é o objetivo do estudo e seguir com rigor os métodos científicos para resolver o problema proposto.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.