para que serve o alecrim
0
(0)

Com um aroma incrível, o Alecrim possui diversos benefícios a saúde.

De fácil cultivo, o alecrim está presente na culinária brasileira desde o seu início. Porém , o alecrim vai muito além da cozinha ! Vamos conhecer para que serve o Alecrim.

O alecrim é uma erva aromática muito comum na região do Mediterrâneo, no Brasil o Alecrim chegou na época da colonização e recebeu vários nomes populares como: rosmaninho, alecrim de cheiro, rosmarinho, alecrim de horta, entre outros. Seu nome cinetífico é Rosmarinus officinalis. Mas para que serve o alecrim ?

Atualmente o Alcrim pode ser adquirido facilmente em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação feiras e até em mercados. O alecrim também é uma planta muito fácil de cultivar em vaso ou no solo.

Devido às suas propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, esta erva auxilia na digestão, diminui os gases e é uma grande aliada ao emagrecimento, por ser diurético. Além disso, o Alecrim possui ação expectorante, melhora inflamações e gripe. Devido à sua forte ação antioxidante, previne derrames e doenças degenerativas ligadas ao cérebro.

Nutrientes do Alecrim

O Alecrim é rico em vitamina A, que é essencial para a saúde da pele e dos olhos. Também possui vitamina C que ajuda na imunidade, previne o envelhecimento da pele, previne derrames , tem ação oxidante e proporciona resistência aos ossos.

O Alecrim também conta com a vitamina K, importante para a fixação do cálcio nos ossos e coagulação sanguínea.

Também estão presente nesta erva as vitaminas B1 e B2, em que ambas agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência.

Como utilizar o Alecrim

O alecrim pode ser ingerido nas formas in natura, como tempero, em pó ou ser passado na forma de óleo. O chá de Alecrim também é uma das formas de usufruir dos benefícios da planta.

Chá de alecrim
Ferva um litro de água. Após a fervura, adicione uma xícara de alecrim e deixe descansar por cinco minutos. Coe e é só consumir.

Óleo o de Alecrim

Estudos apontam que o óleo de Alecrim, juntamente com outros óleos essenciais, podem contribuir para o relaxamento e diminuição do estresse, podendo baixar os níveis de cortisol no organismo.

Compressa de Alecrim
Por possuir ação anti-inflamatória, o alecrim pode ser aplicado através de compressas na pele, ajudando a reduzir as inflamações nas articulações.

Como Tempero
Dono de um sabor e um aroma incomparável, o Alecrim é um excelente tempero na hora de cozinhar, combina com carnes suínas, peixes e frango. Também vai muito bem em sopas, molhos e aromatizar o azeite de oliva.

Contraindicações

O consumo do alecrim (como chá) deve ser limitado a 4 xícaras por dia. Ou seja, se ingerido em excesso, pode causar problemas gastrointestinais e intoxicações.

Para gestantes , a recomendação é que o consumo do Alecrim seja realizado apenas em forma de tempero, óleo ou compressa. O chá deve ser evitado, pois ele pode causar contrações uterinas.

Ago que você já sabe para que serve o Alecrim, que tal saber Para que Serve a Babosa ?

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média 0 / 5. Quantidade de Votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.