Plantas que servem para alimentação

No artigo abaixo vamos falar de algumas opções de plantas que servem para alimentação e seus benefícios à saúde quando ingeridos. Claro que não vamos sair comendo qualquer folha que encontramos pelo caminho, isso porque algumas podem ser venenosas.

Como saber se as plantas são comestíveis?

Temos diversas plantas encontradas em terrenos por crescimento espontâneo, às vezes até em terrenos baldios e matagais, que não são pragas, são popularmente conhecidos como PANCs, nomenclatura criada para descrever as hortaliças não-convencionais que podem ser consumidas.

Como saber se as plantas são comestíveis?
Fonte/Reprodução: original.

E isso acabou facilitando a procura hoje, pois podemos pesquisar através desse grupo para saber quais as folhas nós podemos comer e acrescentar a nossa dieta habitual do dia a dia.

Quais os tipos de plantas comestíveis?

Agora vamos fazer uma pequena lista de plantas que podem ser incluídas na sua dieta diária, fazendo com que esse artigo seja um divisor de águas na sua alimentação.

Begônia

Pode ser servida em salada de fruta e salada verde, essa hortaliça serve também para enfeitar bolos, além de ser ingrediente para alguns outros pratos como: geleia. É interessante citar que são ricas em minerais e betacaroteno.

Dente de leão

Pode ser utilizada para produzir chás, essa bela planta pode ser consumida de algumas outras formas e até mesmo crua, é fonte de fitonutrientes, vitaminas A e C e pode até mesmo ser torrada para se misturar ao café.

Vinagreira

Conhecida por algumas pessoas como hibisco, essa planta é uma das que contam com a maior diversidade alimentícia, pois diversas partes dela pode entrar na sua alimentação, como as sementes que podem ser torradas com azeite e sal, tornando as assim um ótimo tira-gosto como se fosse um amendoim ou uma castanha.

Vinagreira
Fonte/Reprodução: original.

Podem também ser consumidas as pontas de seus galhos e suas flores que podem ser ingeridas tanto crua, quanto após algum tempo de cozimento.

Serralha

Além de possuírem uma grande concentração de vitaminas A, D e E, essa planta também pode ser consumida em saladas e até mesmo refogadas, muito semelhante ao espinafre e pode ser utilizada em várias outras receitas feitas da forma que você preferir.

Ora pro nóbis

Há pouco tempo se tornou um pouco mais conhecida como um bom substituto de proteína, entrando assim no lugar da carne em algumas receitas veganas e vegetarianas, por sua grande concentração de proteínas e ferro. Pode ser consumida crua, refogada, em omelete, cozidos e várias outras receitas.

Peixinho da horta

Rica em ferro e proteína, acabou sendo consumido na maioria das vezes frita ou à milanesa, isso porque seu sabor é muito semelhante ao do peixe, recebeu até o apelido de lambarizinho em algumas regiões do Brasil.

Flor de abobrinha

Além de fazer muito bom para saúde, é uma hortaliça que se associa muito bem a massas, principalmente se puder botar um queijo junto, serve também para saladas, para fritar e para pratos como o risoto, ela é muito utilizada nas receitas italianas.

Taioba

Mais conhecida no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, essa folha é rica em boro, magnésio e é fonte de fibras e cálcio, ajuda a evitar o câncer de colorretal e a diminuir a gordura no fígado, mas deve-se ter atenção ao consumir essa hortaliça, pois existem dois tipos: a Mansa e a Brava, a primeira pode ser consumida de forma tranquila,  já a segunda é considerada venenosa.

Onde encontrar plantas comestíveis?

Agora que você conheceu algumas dessas plantas eu vou te dizer onde podem ser encontradas, a maioria é encontrada no campo ou até mesmo em terrenos baldios como falado cima, às vezes naquele matinho atrás do seu quintal pode ter várias dessas, se você não sabe identificar pesquise na internet antes de arrancar, porque em qualquer local pode ser encontrado um substituto para ajudar na economia da sua rotina alimentar.

Trouxemos neste texto algumas plantas não convencionais que podem ser consumidas, várias delas são encontradas pelo seu terreno, seu portão ou terrenos baldios vizinhos a sua região, crescem em qualquer lugar e muita das vezes sem que ninguém tenha precisado plantar.

E quando você passa a ter conhecimento delas entende que muitas são nutritivas e substitutas de hortaliças convencionais, compradas no  hortiFruti, lembrando que em sua maioria podem ser conseguidas de graça e ser ótimos substitutos no seus grupos alimentares.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.