ácido fólico para que serve
5
(2)

Ácido fólico Para Que Serve ?  Você sabia que ele também é conhecido como Vitamina B9 ?

Essa vitamina essencial para a saúde do nosso Organismo, foi extraída pela primeira vez de um espinafre na década de 1940.

Por ser uma vitamina do complexo B , é solúvel em água e está presente em vários alimentos do nosso dia-a-dia como: Ovos, Carne, Frutas (abacate, manga, laranja, tomate, melão, banana), verduras com folhas verdes escuras (espinafre, brócolis, couve, alface e salsa), leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico), vísceras, entre outros. Nosso organismo não consegue armazenar a vitamina B9 por muito tempo, por isso a importância de consumi-la diariamente, para repor este importante nutriente.  Agora  que sabemos em que tipo de alimentos encontrá-lo, você deve estar se perguntando: O Acido Fólico Para Que Serve ?

Mas… o Ácido Fólico Para Que Serve ?

O Ácido Fólico tem um importante papel na produção de células sanguíneas, curar ferimentos , produzir músculos.Além disso ele é um forte aliado do cérebro, sendo essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, por isso é muito comum que mulheres em período de gestação ou amamentação suplementem a sua alimentação com ácido fólico.

O ácido fólico é fundamental para desenvolver a função cerebral adequada e desempenha um papel muito importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional. Ele também age na produção de serotonina, um neurotransmissor que garante o nosso bom humor. A falta de ácido fólico em nosso organismos pode levar a depressão.

Todas as vitaminas do complexo B, incluindo a B( (ácido Fólico) exercem um papel importante em nossa pela, unhas e cabelos. Ele ajuda no crescimento das unhas e cabelos , para pela contribui combatendo acne e deixando a pele mais saudável, controlando a oleosidade.

Quando combinado com as vitaminas B6 e B12, forma uma coenzima que reduz os níveis de homocisteína, um aminoácido que, em excesso, afeta o aparelho cardiovascular (sistema circulatório e coração) de forma negativa, impedindo a reparação celular (um processo conhecido por metilação). Altos níveis de homocisteína contribuem para o endurecimento dos vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial.

Além dos benefícios citados acima, o ácido fólico possui muitos outros, sendo essencial para a nossa saúde. E o melhor, as fontes deste poderoso nutriente são facilmente encontrados nos alimentos já citados acima. Estes alimentos podem ser adquiridos facilmente e incluídos das mais diversas formas em nossa dieta alimentar.

Deficiência de ácido fólico

A deficiência de folato, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Em alguns casos graves pode gerar fadiga, falta de ar após algum tipo de esforço leve, dores de cabeça e feridas na boca. O diagnóstico pode ser feito facilmente através um exame de sangue.

Ao contrario da falta, o excesso de ácido fólico no organismo, é liberado facilmente pelo organismo através da urina, não havendo risco de overdose através da alimentação.

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média 5 / 5. Quantidade de Votos 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.