bcaa para que serve
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Se você pratica algum tipo de atividade física, já deve ter ouvido esta sigla antes.

Mas você sabe o que é BCAA e para que serve este suplemento ? É o que vamos ver abaixo:

O que é BCAA?

O BCAA é a sigla utilizada para abreviar Branched-Chain Amino Acids. Se trata de um suplemento composto por três aminoácidos essenciais: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina, os quais não são produzidos pelo nosso organismo. Esses aminoácidos podem ser encontrados em alimentos proteicos como: carnes, leite e seus derivados, ovos, feijão, leguminosas, entre outros. Mas BCAA para que serve ?

O BCAA tem o importante papel de ajudar a célula a produzir proteína, participando do processo de produção de energia durante a execução de atividades físicas, principalmente as atividades com longa duração, evitando a fadiga muscular e ajudando na recuperação após o exercício físico.

Para os praticantes de atividades físicas que querem ganhar massa muscular, o BCAA ajuda aumentar os músculos, ele também auxilia no sistema imunológico e estimula a liberação de insulina.
Para atletas que treinam para obter hipertrofia muscular , o BCAA age na regulação de hormônios e processos hormonais, aumentando os níveis de testosterona, diminuindo o cortisol e retardando a produção de serotonina, fundamental para a hipertrofia. Agora que você já sabe para que serve BCAA,  saiba como consumir corretamente.

Como e Quando Tomar  BCAA ?

Atualmente o BCAA pode ser encontrado em forma de cápsulas ou em pó. Por possuir um sabor levemente amargo, quando em pó, a sugestão é misturar o BCAA em sucos, shakes e vitaminas. O momento de ingestão do BCAA irá depender do tipo de exercício praticado por cada pessoa, se for musculação ou aeróbico de alta performance. Porém este aminoácido é melhor aproveitado pelo nosso corpo quando ingerido junto com as refeições / lanchinhos realizados antes e depois da prática da atividade física. Quando consumido antes dos exercícios, age como fonte de energia, melhorando a performance e permitindo treinos mais intensos. Quando consumido após as atividades, o BCAA estimula a produção insulínica, com efeito para o melhor transporte dos nutrientes para todo o corpo, e garante uma melhor recuperação.

Qual a quantidade de BCAA deve ser consumida ?

Em geral , os fabricantes deste suplemento recomendam o consumo de aproximadamente 5g junto com uma das refeições. Porém é importante salientar que a consulta a um nutricionista é indicado antes de iniciar o consumo , pois as necessidades de cada indivíduo podem variar.

Como Tomar BCAA?

Tendo em vista que o BCAA possui propriedades que conferem um gosto um pouco mais amargo ao produto, a sugestão é tomar BCAA com sucos, vitaminas e shakes .

Quem pode consumir ?

O BCAAé indicado para praticantes de atividades físicas em geral. Porém, os médicos também podem indicar o suplemento para tratar algumas doenças, como: encefalopatia hepática e degeneração espinocerebelar.
Mulheres em período de gestação ou amamentação, assim como crianças e idosos devem buscar orientação médica, antes de realizar o consumo de BCAA. Pessoas com dependentes de álcool também devem evitar o consumo de BCAA, pois estudos mostram que após a ingestão de álcool há um aumento das concentrações de aminoácidos de cadeia ramificada no sangue.

Excesso de BCAA

O excesso do consumo deste suplemento pode aumentar a concentração plasmática de amônia, a frequência cardíaca e a percepção subjetiva de esforço em alguns indivíduos. Outro efeito adverso da dosagem excessiva ( acima de 20g/dia) , são os transtornos gastrointestinais, como a diarreia, além do comprometimento da absorção de outros aminoácidos.

 

Agora que você já sabe BCAA para que serve, conheça também o Suplemento Creatina e para que serve.

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