para que serve dexametasona
5
(1)

Um medicamento utilizado no tratamento de várias doenças. Veja abaixo para que serve Dexametasona.

Há quase 60 anos no mercado, a dexametasona serve para aliviar inflamações e tratar doenças que requeiram ação imunossupressora como a artrite reumatoide, alergias, asma entre outras enfermidades.

Mas o que é Dexametasona?

Trata-se de um glicocorticoide sintético que faz parte da classe dos corticosteroides. Conhecido também como corticoide ou esteroide, possui alto poder anti-inflamatório e imunossupressor, e é uma versão sintética dos hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais (adrenais), localizadas na parte superior dos rins.

Este medicamento pode ser administrado por via oral, através de injeção intramuscular ou injeção intravenosa. Na maioria dos casos, a dexametasona possui efeito rápido, com tempo de ação que varia de acordo com a versão usada pelo paciente. Pode levar de 10 a 60 minutos, até 2 horas após o seu uso.
Devido a sua ampla utilização, a Dexametasona é considerada um medicamento seguro. Porém , ela so pode ser comercializada sob prescrição médica.

Vantagens e desvantagens do uso da Dexametasona

A principal vantagem deste medicamento é a potência e o efeito rápido em provocar ações anti-inflamatórias e imunossupressoras.
Sua maior desvantagem é que , quando usada por muito tempo, é preciso fazer a redução gradual das doses, para realizar a descontinuação do medicamento. O paciente quem está realizando algum tipo de tratamento com a Dexametasona, também fica mais suscetível a infecções e viroses como catapora, varicela e sarampo. Estas doenças podem ter seu efeito potencializado.

 

Agora que você já sabe para que serve Dexametasona, conheça também para que serve Ibuprofeno.

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média 5 / 5. Quantidade de Votos 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.