vitamina e para que serve
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Todos sabemos que nosso organismo precisas de determinada quantidade de vitaminas para um bom funcionamento. Entre elas a Vitamina E .

Com forte ação antioxidante,  esta é uma vitamina essencial para aumentar a imunidade e evitar infecções, como a gripe.

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel , ou seja, uma vitamina que precisa de gordura para ser absorvida. Sua principal função em nosso organismo é a sua forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres que podem prejudicar as células. Mas você sabe … Vitamina E para que serve e quais alimentos contém esta vitamina ?

Funções e Benefícios da Vitamina E

Uma das funções primordiais da vitamina E é proteger as membranas celulares. Ela também ajuda o organismo a utilizar selênio e vitamina K. Porém, sua importância decorre de seu potencial no combate às doenças como um antioxidante. Portanto, ela ajuda na destruição ou neutralização dos radicais livres; as moléculas instáveis de oxigênio que causam lesão às células. Veja abaixo outros benefícios da vitamina E.

  • Ação potente antioxidante
  • Equilibra níveis de colesterol
  • Auxilia na absorção da Vitamina A (também uma vitamina lipossolúvel)
  • Melhora a saúde da pele e cabelos
  • Propriedades que aumentam a fertilidade da mulher
  • Antirrugas natural – evita o envelhecimento precoce
  • Melhora a resistência física e a forca muscular no exercício
  •  Pode ajudar a proteger contra as doenças cardiovasculares, incluindo infarto do miocárdio e AVC


Alimentos Ricos em Vitamina E

Esta vitamina está presente em alguns alimentos. Segue abaixo os principais alimentos ricos em vitamina E :

  • Semente de girassol (52 mg)
  • Óleo de girassol (51,48 mg)
  • Avelã (24 mg)
  • Óleo de milho (21,32 mg)
  • Óleo de canola (21,32 mg)
  • Azeite (12,5 mg)
  • Castanha do Pará (7,14 mg)
  • Amendoim (7 mg)
  • Amêndoa (5,5 mg)
  • Pistáchio (5,15 mg)
  • Óleo de fígado de bacalhau (3 mg)
  • Nozes (2,7 mg)
  • Marisco (2 mg)
  • Acelga (1,88 mg)
  • Abacate (1,4 mg)
  • Ameixa seca (1,4 mg)
  • Molho de tomate (1,39 mg)
  • Manga (1,2 mg)
  • Mamão (1,14 mg)
  • Abóbora (1,05 mg)
  • Uva (0,69 mg)

Além dos alimentos citados,muitos outros contêm vitamina E, porém em quantidades menores como: brócolis, espinafre, pera, salmão, sementes de abóbora, repolho, ovos amora, maçã, chocolate, cenoura, banana, alface e arroz integral.

Qual a quantidade de Vitamina E , nosso corpo precisa ?

Agira que já sabemos Vitamina E  para que serve, vamos ver qual a quantidade nosso organismo precisa.

É recomendado uma ingestão diária de 10 mg para adultos (7 UI) de vitamina E. Essa quantidade é suficiente para prevenir a deficiência dessa vitamina, porém é necessária doses, maiores para obter o efeito antioxidante. Ingestões de vitamina E abaixo da quantidade recomendada podem causar lesões neurológicas e diminuição da vida das hemácias. Porém, o mais importante, é ter  alimentação balanceada, que já supre a quantidade necessária de vitamina diária.

Não foram descobertos efeitos tóxicos resultantes da ingestão de grandes doses de vitamina E, mesmo em níveis tão elevados quanto 3.200 UI ao dia. Efeitos menores, como dor de cabeça e diarreia, raramente foram relatados. Porém grandes doses podem interferir na absorção de vitamina A – indicada para o tratamento de problemas oculares e infecções.
A Suplementação desta e de outras vitaminas, deve ser acompanhada por um médico.

 

Saiba também para que serve a Vitamina B9 .

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