Saiba para que serve a pedra sabão: confira aqui!

0

Você sabe para que serve a pedra sabão e porque ela é utilizada? A pedra sabão tem muitas utilidades, e vem sendo usada durante muito tempo em esculturas, panelas, enfeites, e muitos outros. Saiba mais!

O que é a pedra sabão?

A pedra sabão é uma rocha formada pela transformação da rocha original, que dá a ela uma camada de talco e uma textura lisa. Mas o que essa pedra tem de especial é sua alta propriedade térmica e sua durabilidade.

O que é a pedra sabão
Fonte/Reprodução: original

Essa pedra é formada pela alta pressão da rocha original em contato com à terra, o que deixa ela ainda mais curiosa em suas qualidades, pois pode se manter aquecida por mais tempo.

Vamos entender mais o uso e para que serve a pedra sabão, você vai se surpreender. Seja a seguir.

Para que serve a pedra sabão?

A pedra sabão tem sido usada durante muito tempo em nossa sociedade com diversas formas conheça para que serve:

Estátua

Sabia que a escultura mais conhecida do Rio de janeiro é de pedra sabão? Isso mesmo o Cristo Redentor é revestido em pedra de sabão, isso porque esse material tem alta durabilidade, aguenta fortes mudanças de temperatura e é maleável.

Panelas

É encontrada em panelas devido a sua alta propriedade térmica que permite que ela produza calor mesmo sem a origem, o que garante que o calor fique acumulado por mais tempo.

Marcador

Os ferreiros utilizam esse material para fazer marcação, ela suporta altas temperaturas sem perder o risco.

Selos

Na China, os selos eram feitos em pedra sabão, pois o material não deteriora com o tempo.

Descobrir o mundo que nos cerca nos deixa curiosos, até mesmo uma pedra que pode ser usada como isolante térmico.

Vantagens da pedra sabão

Investir em uma peça de pedra sabão tem suas vantagens, principalmente se você pensa em panelas. A pedra sabão engloba todo calor gerado, o que a torna uma ótima fonte de calor, até 10 vezes mais que inox.

A textura da pedra sabão é uma das suas características mais marcantes, pois, tem uma característica antiaderente que além de não deixar grudar, retém a gordura.

Sua baixa temperatura e pressão pelo qual passa, permite maior durabilidade da peça.

Dentre tantas vantagens, é sempre importante entender como é feita a utilização da pedra sabão, para garantir uma peça de muitos anos com boa aparência.

Como é utilizada a pedra sabão?

Algumas peças feitas com pedra sabão não precisam passar por nenhum tipo de preparação, diferente das panelas ou peças que vão ser expostas à temperatura.

Como é utilizada a pedra sabão
Fonte/Reprodução: original

As grandes indústrias utilizam a pedra sabão em queimadores de fogão, placas, lareiras, em objetos para churrasqueiras, além de utilidades domésticas. Pode ser encontrada em construções, em revestimento de laje.

Algumas dessas peças requerem cuidados especiais e preparativos após e antes de seu uso. Veja como preparar sua peça.

Preparativos para utilizar a pedra sabão

Para que a peça possa ser levada a altas temperaturas é preciso preparar antes. Lave o objeto com água e seque com um pano. Passe o óleo de cozinha em toda peça e deixe por algumas horas para absorver, agora é só levar ao forno por uns 30 minutos. Deixe esfriar em temperatura ambiente.

A pedra sabão tem alta absorção, não use produtos químicos, lave apenas com vinagre ou limão.

Gostou do conteúdo? Dê uma olhada nos conteúdos do Para Que Serva, temos certeza que você encontrará algo interessante!

Leave A Reply

Your email address will not be published.