Quais tipos de extintores e para que servem?

Saber quais tipos de extintores e para que servem é importante para o controle adequado de um incêndio. Afinal, usar o extintor errado pode piorar ainda mais a situação, por isso o ideal é que os ocupantes do imóvel saibam o que originou o fogo e qual extintor deve ser usado. Continue lendo para conhecer quais tipos de extintores e para que servem.

O que são extintores?

Extintores são equipamentos de segurança contra incêndios, capazes de extinguir ou controlar o início do fogo de forma eficaz. Possuem obrigatoriedade em todos os imóveis, independente do risco de incêndio e tamanho do local.

Qual é a importância dos extintores?

Os extintores são importantes para garantir a segurança das pessoas que ocupam o local, pois se trata de uma forma mais rápida de controlar o incêndio até a chegada dos bombeiros. Mas você conhece quais tipos de extintores e para que servem?

Quando foi inventado?

A primeira versão do extintor foi inventada em 1813 por William Manby, membro da milícia britânica. Era um recipiente de cobre de 13,6 L, que continha carbonato de potássio.

Quais são as classificações dos extintores?

Muitos não sabem, mas os incêndios são classificados dependendo da causa do fogo. Por isso é importante saber o que originou o incêndio, pois usar o extintor errado pode piorar ainda mais a situação.

Quais são as classificações dos extintores?
Fonte/Reprodução: original.

Abaixo listamos quais tipos de extintores e para que servem, de acordo com as classes de incêndios.

Classe A

Os incêndios que pertencem à classe A são causados por tecido, madeira, papel, borrachas, plásticos, fibras orgânicas, estofamento e outros sólidos do tipo. A indicação é um triângulo verde, e para o combate desse tipo de incêndio, podem ser usados o extintor de água pressurizada, extintor de NAF, extintor de espuma mecânica e extintor de fosfato monoamônico. Veja abaixo os tipos de extintores: 

  • Extintor de água pressurizada: é feito por uma combinação de água e nitrogênio, e age no resfriamento e abafamento do objeto que está em chamas. Não deve ser usado em equipamentos elétricos e em outras substâncias que podem ser reativas.
  • Extintor de fosfato monoamônico: é indicado para incêndios em ambientes industriais, residenciais e comerciais.
  • Extintor de espuma mecânica: a substância presente no extintor é misturada com a água e o ar, que produz uma espuma responsável por abafar e resfriar o fogo.
  • Extintor NAF: não produz resíduos poluentes, por isso é considerado um agente limpo. É opção ideal para incêndios com total inundação, além de não prejudicar a saúde de quem o manuseia.

Essas são as quatro opções de extintores que podem ser usados em incêndios classificados como A.

Classe B

Os incêndios causados por líquidos inflamáveis são aqueles que recebem a classificação de nível B. A indicação é um quadrado vermelho, e podem ser usados cinco tipos de extintores: extintor de bicarbonato de sódio, extintor de espuma mecânica, extintor de fosfato monoamônico, extintor de NAF e extintor de dióxido de carbono.

  • Extintor de bicarbonato de sódio: atua no resfriamento rápido do calor, o que interrompe a reação de combustão. 
  • Extintor de dióxido de carbono: abafa e resfria a chama, mas é altamente tóxico. Por isso, não é indicado em ambientes pequenos e fechados.

Esses são os tipos de extintores que podem ser utilizados em incêndios de classe B.

Classe C

Os incêndios classificados como C são causados por equipamentos elétricos. A indicação é um círculo azul, e podem ser usados quatro tipos de extintores: extintor de bicarbonato de sódio, extintor de fosfato monoamônico, extintor de NAF e extintor de dióxido de carbono. Para essa classe de incêndio, são usados extintores que não conduzem eletricidade.

Classe D

Os incêndios classificados como D são causados por metais pirofóricos, como pó de zinco, magnésio, alumínio, sódio e antimônio. A indicação é uma estrela amarela, e são os incêndios mais perigosos e prejudiciais. Os extintores utilizados são a base de cloreto de sódio.

Classe K

Os incêndios classificados como K são causados por óleos e gorduras, e sua indicação é um quadrado preto. Para incêndios desse tipo é utilizado o extintor de acetato de potássio, muito presente em cozinhas industriais. Esse extintor produz uma reação de “selamento”, o que impede o contato do oxigênio com a gordura. Dessa forma, ocorre o abafamento e o fogo se apaga.

Classe K
Fonte/Reprodução: original.

Cada extintor consegue lidar com um certo tipo de fogo em específico, por isso saber quais tipos de extintores e para que servem é tão importante. Esperamos que as suas dúvidas sobre o uso de extintores tenham sido esclarecidas.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.