Tipos de facas e para que servem

Para quem quer começar na arte da culinária, precisa saber que existem diversos tipos de facas, recomendadas para funções e objetivos diferentes. Seja na hora de começar a cozinhar profissionalmente ou apenas montar o seu enxoval, conheça os tipos de facas que não podem faltar na sua cozinha.

O que são as facas e para que servem?

As facas são instrumentos utilizados na cozinha para diversos tipos de preparos. Esse instrumento é composto por uma lâmina presa a um cabo, por onde é segurada com segurança.

O que são as facas e para que servem?
Fonte/Reprodução: original.

É com elas que você consegue não só cortar, mas também descascar, filetar e exercer diversas outras ações com seus alimentos.

Qual a origem das facas?

As facas foram criadas ainda no período neolítico e passaram por diversas modificações até chegar aos dias de hoje. Os tipos de faca como conhecemos hoje, feitos de metal e com cabos, possuem mais de 500 mil anos. Pois antes disso, elas eram feitas com pedras e outros materiais e serviam basicamente para separar o couro da carne dos animais consumidos na época.

Quais são os tipos de facas?

Ao contrário do que muita gente pensa, existem tipos de facas diferentes para cada ação que você precisa realizar e também para alimentos diferentes. Confira alguns dos tipos de facas básicos que precisam estar no seu enxoval:

Faca do chef

A faca do chefe é uma faca coringa e versátil, daquelas que quase todos tem em casa e nem sabe. Normalmente elas são maiores, podendo ter até 25cm de comprimento e possuem uma lâmina bem lisa e afiada. Com esse tipo de faca, você pode desde cortar carnes cruas ou assadas e até mesmo fatiar legumes, picar temperos e tudo mais.

Faca do chef
Fonte/Reprodução: original.

A variedade de cabos também é grande, então como é uma faca que pode ser utilizada de várias formas diferentes, o ideal é que ela seja confortável ao ser manipulada.

Faca Cutelo

O cutelo é um dos tipos de facas mais usados pelos churrasqueiros, por exemplo. Pode ser usada para cortar até mesmo os ossos, de tão forte que ela é. Porém apesar de todo seu tamanho e de ser uma faca com aparência mais bruta, ela também é indicada para quem precisa de mais precisão no corte.

Faca Santoku

A faca Santoku, como o nome já indica, tem origem japonesa e assim como a faca do chef, é um tipo de faca mais versátil. Pode ser utilizada para cortar, picar e fatiar diversos tipos de alimentos e preparos.

Faca para desossar

Também para os churrasqueiros, essa ajuda muito a desossar, separando a carne dos ossos com facilidade, principalmente quando falamos do preparo de aves, por exemplo. 

Faca para legumes

Um pouco menor que as outras, a faca de legumes funciona muito bem para alimentos mais delicados e até mesmo para descascar ou cortar frutas. A manipulação desse tipo de faca é mais simples e fácil, justamente por ser menor que as outras.

Faca para queijo

Se você não abre mão de uma boa tábua de frios, sabe a diferença que a faca de queijo pode fazer nesse momento. Dependendo do tipo de queijo, cada faca é mais recomendada para não danificar sua estrutura. Existem diversos tipos de facas para queijo, que normalmente já vem acompanhando a tábua para facilitar.

Faca Mezzaluna

Seu formato é diferente de todos os outros tipos de facas. A começar que ela tem dois cabos e como o próprio nome diz, sua lâmina tem um formato de meia-lua. Muito afiada, essa faca promove mais agilidade para picar ervas, temperos e até mesmo para preparar chás.

Quais as três melhores facas do mundo?

Muita gente leva as facas a sério e chegam até mesmo a ter coleções desse tipo de instrumento. Quando falamos das melhores facas do mundo, se destacam as facas das marcas Kitchen Aid, que já é uma marca muito famosa pela qualidade de seus produtos, Zwilling Ja Henckels e a conhecidíssima Tramontina.

Apesar de existem diversos tipos de facas disponíveis no mercado, você precisa ter aquelas que atendem às suas necessidades na cozinha. Mas investir em uma faca de qualidade, faz toda diferença não apenas no resultado final, como também na durabilidade do instrumento.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.