Selagem no cabelo: o que é e para que serve

Você sabe para que serve a selagem no cabelo e quais os benefícios? Se você sempre pesquisa sobre novos tratamentos de cabelo, já deve ter ouvido falar na selagem capilar. Mas, você sabe, de fato, para que serve a selagem no cabelo? Hoje vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esse processo químico.

O que é a selagem no cabelo?

A selagem no cabelo é um tratamento químico que tem como ativo principal a queratina, que tem seus resultados potencializados com o uso de uma ferramenta térmica, como secador e chapinha.

O que é a selagem no cabelo

Fonte/Reprodução: original

Selagem x progressiva

Como foram criados muitos procedimentos químicos para cabelos nos últimos anos, é bem comum que haja essa confusão com os nomes.

Na verdade, a selagem e a progressiva são procedimentos completamente diferentes. A selagem é realmente um tratamento, enquanto a progressiva tem como objetivo alisar o cabelo. 

Para que serve a selagem capilar?

Afinal, para que serve a selagem no cabelo? O principal objetivo desse tratamento é selar as cutículas do cabelo, como o próprio nome já indica. Cabelos que estão danificados, com muito frizz e sem brilho, podem passar pelo processo de selagem capilar para que as cutículas sejam seladas e os fios fiquem alinhados e com brilho intenso.

Como é feita a selagem no cabelo?

Apesar do nome parecer complexo, esse é um procedimento simples e rápido, que pode ser feito tanto no salão, quanto em casa. Veja!

Como é feita a selagem no cabelo

Fonte/Reprodução: original

Ingredientes

Para fazer sua selagem capilar em casa, você pode comprar em farmácias ou perfumarias, os kits de selagem que já vem com os produtos certinhos que serão usados no processo. Mas você também pode comprar os produtos separadamente e fazer sua própria receita de selagem. 

Para fazer esse tratamento, você precisará de máscara de reconstrução para cabelo, queratina líquida e protetor térmico. As quantidades variam de acordo com o comprimento dos fios, mas a proporção dos ingredientes é sempre de 3 pra 1. Ou seja, a cada 3 medidas de máscara, você vai misturar 1 medida de queratina líquida.

Modo de preparo

Depois de separar os ingredientes, você deve misturar tudo em um pote plástico com uma colher ou espátula, que também deve ser de plástico. Jamais use metal para misturar produtos para cabelo.

Para começar o processo da selagem, você precisa lavar o cabelo com shampoo, caso não tenha fios coloridos, pode optar pelo shampoo de limpeza profunda, para que as cutículas do cabelo fiquem bem abertas. Aí é só aplicar a mistura mecha a mecha no cabelo, enluvando bem para que o cabelo absorva o produto adequadamente. Se preferir, pode usar uma touca de alumínio e deixar agir por 15 minutos.

Depois do tempo de pausa, é só enxaguar completamente os fios, remover todo o produto e finalizar com o condicionador. Antes do secador, aplique um protetor térmico no comprimento e nas pontas e seque o cabelo totalmente. Depois dos fios secos, você precisa passar a prancha em mechas finas algumas vezes.

Nos primeiros dias, pode ser que o cabelo fique um pouco rígido ou com aspecto de “sujo”. Esse é um resultado comum e os fios voltam a se tornar maleáveis após a próxima lavagem. 

Cuidados

Alguns cuidados podem garantir que a selagem do seu cabelo dure por muito mais tempo e os efeitos fiquem mais bonitos. Confira abaixo:

  • Lave o cabelo em dias alternados;
  • Não use tinturas e outras químicas;
  • Evite o uso de ferramentas térmicas;
  • Cuidado extra com praia e piscina;
  • Não lave os fios com água quente;
  • Invista no cronograma capilar.

Cuidando corretamente, os efeitos da selagem capilar podem durar até 3 meses.

Quais os efeitos da selagem capilar?

A selagem traz diversos benefícios para os fios, como por exemplo:

  • Redução do frizz e do volume;
  • Reparação dos danos;
  • Reestruturação da fibra capilar;
  • Fechamento das cutículas;
  • Brilho intenso.

Apesar de ser um procedimento simples, que pode ser feito em casa, a selagem não é indicada para fios com danos severos como quebra e cabelo elástico. Por isso, caso você nunca tenha feito e tenha dúvidas quanto à selagem capilar, é sempre recomendado que o processo seja feito com auxílio de um profissional de sua confiança.

Deixe um comentário