Entenda para que servem os substantivos: tipos e flexões

Hoje iremos abordar um assunto muito importante na língua portuguesa, mas vocês viram que ele não é tão difícil de entender como muitos pensam, estou falando do substantivo.

O que são e para que servem os substantivos?

O substantivo é o que dá o nome a todos os objetos, seres, qualidades, lugares, ações e etc., sejam elas reais ou fantasiosas. Na área da gramática eles fazem parte da morfologia, pois nela se estuda a formação das palavras, entre outras coisas relacionadas a este.

O que são e para que servem os substantivos
Fonte/Reprodução: original

Os substantivos são divididos em nove são do eles: próprio, comum, abstrato, concreto, coletivo, simples, composto, primitivo e derivado, e há também as flexões em: grau, gênero e número.

Tipos de substantivos e para que serve suas classificações individuais

Como citado acima, existem nove tipos de substantivos e suas classificações servem para distinguir cada grupo dessa classe de palavras, serão exemplificados a seguir.

Tipos de substantivos e para que serve suas classificações individuais

Fonte/Reprodução: original

Substantivo Comum

Quando o nome não é específico, ou seja, quando é dito no geral. Por exemplo: menino, cidade, gato. Sempre escrito com a letra inicial minúscula.

Substantivo Próprio

Ao contrário do substantivo comum, ele é bem específico, enquanto no comum o nome é menino, já no próprio o nome é José. Outro exemplo é o da cidade, que como substantivo próprio poderia ser Rio de Janeiro. E como observado sempre escrito com a letra inicial maiúscula.

Substantivo Coletivo

Se dá ao conjunto de seres pertencentes à mesma espécie. Por exemplo: O coletivo de peixe é cardume.

Substantivo Abstrato

Substantivo abstrato é tudo aquilo que não podemos ver ou tocar como sentimentos, ações, qualidades. Por exemplo: raiva, amor, beleza e alegria.

Substantivo Concreto

É tudo aquilo que pode ser tocado e que não precisa do outro para existir ou ser iniciado, por exemplo: mesa, cadeira e lápis.

Substantivo Composto

Quando a palavra tem um significado, mas é formada por duas palavras. Por exemplo: guarda-chuva, couve-flor e arco-íris.

Substantivo Simples

Ao contrário do composto ele é formado por apenas uma palavra, por exemplo: água, chão, parede e televisão.

Substantivo Derivado

O substantivo derivado é a palavra que deriva de outra, formada a partir de outra. Por exemplo: dentista, delicadeza e noitada.

Substantivo Primitivo

Em contrapartida, do substantivo derivado, o primitivo é de onde se origina a palavra. Por exemplo: dente, delicado e noite.

Quais as flexões do substantivo?

Como citado anteriormente, os substantivos podem ser flexionados, sendo em gênero número e grau. Agora vamos entender sobre cada uma dessas flexões.

Gênero

A flexão de gênero vende masculino e feminino, mas não se prenda a isso, pois nem sempre se trata apenas de sexo, por exemplo: gato e gata. Temos também: a mesa, o controle. Que se antecede por um artigo, mas isso já é outro assunto entrelaçado.

Número

A flexão de número nada mais é do que o singular e o plural das palavras, por exemplo: papel, papéis;
amor, amores.

Grau

E por fim a flexão de grau se dá pelo aumentativo e diminutivo das palavras, por exemplo:

  • gata — gatinha;
  • amigo — amigão.

Viu substantivos não são tão difíceis de se entender, em cada um deles tem suas regras em particular nem sempre são regulares, mas isso não se decora ou entende de uma hora para a outra. É preciso estudar, como você está fazendo, espero que tenham gostado!

Deixe um comentário