Entenda para que serve a literatura e sua importância

Para que serve a literatura, afinal? A arte literária é uma das mais ricas e cheias de expressões já produzidas pela humanidade. Através de vários períodos e divisões, a Literatura está presente desde muito cedo na história e é tão importante hoje como foi para os povos antigos e as grandes civilizações do passado. 

Mas como entender essa importância se a grande maioria das pessoas consegue viver sem se preocupar com os livros? Como perceber que a necessidade da literatura permanece ainda no nosso cotidiano? Vamos discutir para que serve a literatura e sua verdadeira importância para nossas vidas.

Literatura: a arte da palavra

Se a pintura é a arte de representar o que vemos e o que sentimos através de formas e cores, a literatura nada mais é que fazer a mesma coisa só que por meio das palavras. 

Literatura a arte da palavra
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, podemos entender como a literatura não tenta apenas nos contar algo, mas também compor obras belas e sensíveis. Os escritores e autores estão sempre preocupados em imitar e representar algum aspecto da arquitetura, trazer o senso estético de uma pintura, construir estrofes e versos com musicalidade, como uma junção de todas as artes numa só. 

A expressão literária também possui o privilégio de retratar a vida humana nas suas formas e possibilidades quase infinitas. A literatura tem a missão de apresentar o valor das experiências que nós, seres humanos, vivenciamos, e essa, talvez, seja a grande função da literatura.

Para que serve a literatura?

No mundo de hoje, as pessoas estão sempre à procura da utilidade das coisas. Uma máquina de lavar, por exemplo, serve para lavar roupas, já um ar condicionado, para refrescar o ambiente num dia de calor. E para que serve a literatura? É fácil descobrir para que usamos a matemática, ou a biologia, ou a química, porém a utilidade da literatura não é tão clara no mundo contemporâneo. 

A literatura pode não ter uma utilidade prática, mas ela é muito importante na tentativa de nos conhecermos. Os livros antigos nos fazem conhecer e compreender os nossos antepassados, de onde viemos e os ensinamentos que aquelas pessoas deixaram para nós. 

Já os livros escritos agora, na nossa época, nos ajudam a entender a nossa cultura e enriquecer a forma como olhamos para a realidade que nos cerca. De toda forma, a literatura é o grande canal que serve para nos inserir e nos fazer parte desta comunidade tão abrangente chamada humanidade.

Importância da literatura para a sociedade

A propriedade da literatura de nos situar como membros da cultura humana é de extrema importância para todas as sociedades existentes. Não é atoa que a educação nas nossas civilizações está ligada, desde o princípio, com a poesia e as histórias que nos trazem lições de vida.

Importância da literatura infantil e formação do cidadão

Na infância, aprendemos que quando os adultos querem nos ensinar ou alertar sobre algo, eles nos contam uma história. Isso nos diz muito sobre a utilidade da literatura infantil como formação do caráter e da personalidade.

As escolas do nosso país têm o costume de incentivar a leitura logo nos primeiros anos do ciclo fundamental, mas é no ensino médio que isso é cobrado com rigidez. Nos anos finais, os alunos são apresentados aos romancistas e poetas mais importantes da língua portuguesa, sem se atentar muito à função de ler esses clássicos, a não ser a de passar no vestibular.

Divisão do hábito literário no Brasil: onde estão os leitores?

Se a dificuldade de leitura no Brasil já é vista nas escolas, onde o hábito de ler é apresentado insistentemente, não é complicado imaginar como esse hábito é pouco difundido entre nós. Pesquisas recentes afirmam que o Brasil perde milhões de leitores a cada ano.

É importante levar em conta a diferença social e a relação entre economia e os hábitos de leitura em nosso país. A maior parte dos leitores prefere o livro físico, porém consideram ler livros digitais por serem mais baratos e práticos. O fato é que a indústria do livro vem encolhendo, enquanto o produto fica mais caro. 

Por outro lado, é interessante notar que as porcentagens de maiores leitores no Brasil não se concentram necessariamente nas regiões mais ricas. A região centro-oeste e nordeste têm a maior porcentagem da população formada por leitores. Já a região com menor número de leitura entre a população é a região sul.

O brasileiro, assim como os outros povos, precisa finalmente perceber que a literatura é indispensável, porque ela nos traz experiências e vivências que nos ajudam na nossa própria vida, além de oferecer entretenimento e nos transportar para outros lugares através das palavras. 

Ela nos abre a possibilidade de entender nossos sentimentos e os das outras pessoas, para que a vida em comunidade fique mais fácil. Por isso, sua função é tão importante, pois com certeza a literatura deixa a vida mais prática e confortável quanto a máquina de lavar.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.