Para que servem os valores?

Para que servem os valores com os quais somos moldados diariamente e às vezes não reconhecemos? Como podemos definir os valores? Em que situações do cotidiano eles estão presentes? Essas são alguns questionamentos bem curiosos que se o leitor ainda não fez, hoje irá descobrir!

Devemos entender que para que servem os valores têm forte associação com o que o homem pensa sobre como as coisas deveriam ser. Vamos entender que na prática é bem simples.

A ideia de valor ou para que servem os valores evoluiu e sofreu transformações ao longo da história.

Até que atualmente, podemos conhecer melhor nós mesmos, talvez não exatamente os valores em si, visto que estes não podem ser totalmente explicados, mas sim compreendidos.

Diante disso, mesmo que hoje diversos valores que aprendemos serem corretos estão em declínio e até sendo substituídos por outros, vejamos os principais fatores para lembrarmos para que servem os valores.

O que são os valores?

Valores não podem ser medidos, eles são atemporais. Porém, uma forma de definir para que servem os valores e o que são é como sendo conjuntos de características que dizem como as pessoas e organizações vão se comportar, se interagir.

O que são os valores
Fonte/Reprodução: original

Mais a frente iremos explorar melhor mas só para adiantarmos, existem diversos tipos de valores, para facilitar a compreensão. Temos valores:

  • Humanos;
  • de uma empresa;
  • familiares;
  • estéticos;
  • éticos;
  • religiosos;
  • profissionais, etc.

Para que servem os valores de uma empresa e humanos são, na verdade, os dois grandes grupos para entendermos os demais tipos.

Para que servem os valores?

Ao respondermos para que servem os valores, a dica é pensar em uma bússola. Ou seja, ela serve como uma referência para onde devemos ir, ou então, para nos tornarmos o que devemos ser.

Para que servem os valore

Fonte/Reprodução: original

Construindo identidade

Antes de qualquer coisa, vejamos para que servem os valores na construção da nossa identidade. Para isso eles são fundamentais.

Cada ser humano considera milhões de coisas como certo ou errado. Isso define muitos aspectos da vida, desde o modo de se vestir, os lugares que frequenta, atividades e hobbies, até as amizades.

Por exemplo, se uma pessoa preza mais o valor da simplicidade ela, então, se veste de forma mais simples do que a que gosta de ser criativa. Assim, para que servem os valores fica claramente definido em ambas identidades.

Projeto de vida

Um tema que todos prezam é com certeza o seu projeto de vida, uma forma de ganharem renda, e por aí vai. Então, nesse sistema de para que servem os valores de cada pessoa, faz parte da essência definir um projeto de vida.

Quer dizer que quando um indivíduo planeja alcançar um belo futuro, ele pensa diretamente no que é correto.

Escolher uma profissão, meios de estudo, universidade, abrir um negócio, e os demais tipos de projeto de vida irão depender dos valores que cultivamos.

Por exemplo, uma pessoa que tem naturalmente a imaginação aflorada tem mais probabilidade de escolher uma carreira artística não importa como ou quê (sonho é sonho).

Ao passo que, uma pessoa que é aberta a ajudar o próximo e à generosidade tende mais a escolher uma carreira de serviço social.

Decisões cotidianas

Para que servem os valores também vai além das escolhas em um projeto de vida. Decisões cotidianas, simples, como o que comer ou o que comprar, são condicionadas pela escala de valores.

Por exemplo, há pessoas que optam por comprar alimentos orgânicos, não importa o quanto terão que tirar do salário.

Para medir sucesso

Os valores não são exatamente medidos em uma régua, mas eles nos permitem medir o nível de sucesso em nossa caminhada ou do vizinho.

Todo ser humano em algum momento de convivência começa a avaliar seu próprio desenvolvimento em relação ao de outros. “Será que estou mais satisfeito ou insatisfeito?”

Por exemplo, pessoas que não têm apego econômico e lutam pela sua independência, são mais propensas a se sentirem satisfeitas com um trabalho autônomo do que algo fixo, estável.

Estabilidade social

Usemos, agora, o termo sociedade e não indivíduo para continuarmos na questão para que servem os valores. Com isso, eles são fundamentais para o desenvolvimento social.

Até que tenhamos a tal estabilidade social, ou seja, quando toda a população ー ou maioria ー avance na mesma direção, os valores precisam estar alinhados.

Pode parecer ilusório, mas para que servem os valores senão para determinar as atitudes de cada membro, inclusive seus líderes, não é mesmo?

Por exemplo, sociedades com viés político e social mais tradicionais, estabelecem regras mais restritivas.

Leis

As normas e leis, por sua vez, para que ajudem no funcionamento de cada país também irão depender de seus valores.

Para que servem os valores é uma questão associada aos direitos e deveres dos cidadãos, aos valores morais, ao que é crime ou não, e suas respectivas punições.

Todos esses problemas estão registrados nas leis nacionais de acordo com sua escala de valores, ou conforme a tolerância.

Por exemplo, China e Estados Unidos possuem tolerância bem baixa: os dois países mantêm a pena de morte.

Valores podem transformar as leis?

Valores em sociedade podem servir como porta para que certas leis sejam alteradas e até criadas.

O melhor exemplo é sobre as leis atuais e em todo o mundo que favorecem o casamento e adoção por casais gays.

Quais os tipos de valores?

Acompanhe, finalmente, para que servem os valores e seus tipos:

Valores humanos

São os valores morais e éticos. A forma como as pessoas se relacionam e o funcionamento de uma sociedade seja em âmbito privado ou público.

Achamos importante destacar para que servem os valores como os seguintes:

  • Educação;
  • Honestidade;
  • Respeito entre as pessoas
  • Empatia;
  • Solidariedade;
  • Humildade;
  • Cordialidade;
  • Justiça, ou senso de justiça;
  • Responsabilidade.

A forma mais simples de dizer para que servem os valores humanos é que para cada pessoa tenha consciência e saiba agir com o próximo. Nisso entram as normas de conduta.

Valores de uma empresa

As empresas brasileiras e no mundo todo tem aquela motivação e identidade que as moldam. Algumas se destacam das outras porque ganham grande conquista na área de atuação, mas também por serem claras quanto a sua missão, visão e valores.

Logo, ao dizer para que servem os valores de uma empresa é de praxe lembrar que antes são determinadas a forma de ocorrer a gestão de um negócio. Quais valores são prioridade na tomada de decisão?

Por exemplo, uma empresa sustentável. Ela costuma se alicerçar em valores como responsabilidade social, honestidade, integridade, transparência, inspiração, etc

Filosofia dos valores

A filosofia dos valores foi desenvolvida por filósofos incríveis como Hermann Lotze, Alexius von Meinong, Franz Brentano, entre outros, durante os séculos XIX e XX.

Na busca sobre para que servem os valores temos o exemplo de Lotze, que procurou fundir pensamentos lógicos do naturalismo positivista e do idealismo crítico para que algo fosse válido.

Em resumo, é como se a bússola, mais uma vez, existisse no interior de cada pessoa e mostrasse o que está por trás das ações. Quais dos nossos valores são satisfeitos com nossas ações?

Você mesmo pode estabelecer os valores que deseja ter, com os quais poderá conduzir a sua vida, no que acreditar, como e porque, o que fazer e o que não fazer.

O segredo de para que servem os valores é nada mais do que conhecer as suas prioridades, e trabalhar para alinhar seus valores para que não sejam esquecidos.

O que achou da nossa análise sobre para que servem os valores e seus tipos? Esperamos ter contribuído com o assunto de alguma forma, seja para responder para que servem os valores ou levantar mais questões.

Deixe um comentário