Para que serve a programação e como ela pode mudar sua vida?

Celulares, notebooks, smart TVs, computadores, dentre outros dispositivos eletrônicos, exemplificam perfeitamente para que serve a programação e o motivo desse ramo da tecnologia ser mais presente em nossas vidas do que pensamos.

Ao reconhecer para que serve a programação, um mundo de possibilidades é aberto. Se, por um lado, os computadores, dispositivos e aplicativos mostram o quanto a tecnologia pode facilitar nossas vidas, por outro a programação demonstra a complexidade desse mundo.

Conheça a seguir o que é, para que serve a programação, bem como sua importância. Saiba também o que significa linguagem de programação e quais são as suas aplicações atuais.

O que é e para que serve a Programação?

Em uma explicação simples, a programação trata-se de um código de comando. Por mais que os computadores sejam rápidos e possam realizar tarefas que são difíceis até para os humanos, isso só é possível porque funcionam à base de um código de dados, que dita, previamente, o que deve ser feito.

O que é e para que serve a Programação
Fonte/Reprodução: original

Um aplicativo comum, usado no cotidiano, como um Uber, é programado para buscar a localização do usuário, promover as corridas, dentre outras funções. Tudo isso só é possível devido ao código escrito na programação do app.

Importância da Programação

Embora a programação já exista a mais de um século, foi somente da metade do século XX para cá que ela assumiu papel de protagonista, antes ocupado pelos hardwares. Para que serve a programação hoje em dia? Dizer simplesmente “tudo” é generalizar demais sua importância, mas é praticamente impossível nos referirmos à tecnologia atual sem falar de programação.

Quando percebemos para que serve a programação, logo iremos além do uso mais comum, que são os computadores e smartphones. A programação auxilia o desenvolvimento da medicina, da engenharia, da criação de projetos arquitetônicos, do crescimento de empresas de todos os nichos, dentre muitas outras funções.

Linguagem de Programação

Visto que a programação é um código que orienta um dispositivo eletrônico em uma, ou mais, funções determinadas, é lógico pensar que ela possui sua linguagem.

Linguagem de Programação
Fonte/Reprodução: original

Na linguagem da programação foi criado um padrão específico que, uma vez “lido” pode passar as mesmas instruções para um computador. A linguagem é complexa e possui variações às centenas. Por meio das variações, o programador pode decidir sobre quais dados do computador aplicará a linguagem de programação.

Aplicações atuais da Programação

Dado que a linguagem da programação é um conceito excessivamente teórico, as aplicações são a melhor forma de entender para que serve a programação na prática.

Programação de computadores

A programação pode ser usada para que os desktops e notebooks funcionem, com softwares cuja função pode ser editar uma imagem, tocar uma música, ler documentos, acessar a internet, etc.

Jogos

Um dos mercados mais prósperos do ramo tecnológico atualmente não existiria sem a programação. Os games atuais são cada vez mais interativos. Isto significa que o jogador pode exercer centenas de comandos, implicando em uma complexa linguagem de programação que deve ser usada pelos desenvolvedores de games.

Aplicativos

Os apps trabalham de forma semelhante aos notebooks e desktops, além de necessitarem de manutenção e atualização constantes. Tudo isso é feito mediante o código da programação.

Linhas de comando

A linha de comando trata-se de uma espécie de programa de menos acesso ao público geral. É mais comumente usado pelos próprios programadores e por usuários dos sistemas Linux e Mac OS.

Sistema web

Os sites comuns são bem menos interativos do que os sistemas, que demonstram para que serve a programação para a maioria das pessoas. Aplicativos como o facebook, além das lojas virtuais, possuem opções de interação maior com seus usuários.

Automação

A programação, por intermédio de uma placa conhecida como arduíno, é feita para que objetos de uso prático sejam automatizados. Isso existe tanto nos maquinários das grandes indústrias quanto nos objetos de uso comercial e doméstico, como portas e luminárias automáticas.

Script

Os chamados “script” são programas criados com intuito de exercer uma função específica. São comumente usados pelos programadores para automatizar seus trabalhos ou importar dados.

Extensões de navegadores

O programa também serve para fazer uma extensão dos navegadores, o que permite que possam ser usados com mais velocidade e dê acesso ao usuário a novas opções, que os navegadores sem extensão não possuem.

Macros

Os macros são programas de extrema utilidade para quem trabalha no computador por muitas horas diárias, com programas como o Word e o Excel. No caso do Excel, a linguagem de programação pode ser usada no próprio software em questão.

Creative Coding

O creative coding é uma tendência da programação atual, onde os programadores usam o código para criar formas, desenhos e animações de inclinação artística.

Robótica

Como o nome já demonstra, para que serve a programação também atinge o campo da robótica, isto é, usar os códigos para ditar comandos específicos a robôs. Essa tecnologia é uma das que apresenta um crescimento mais acelerado nos dias de hoje.

Antes de compreender quais são os códigos e por que são usados, é importante saber para que serve a programação, e como esta pode afetar nossas vidas.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.