Para que serve a borrachinha trançada do aparelho ortodôntico?

Considera-se o uso da borrachinha trançada no aparelho ortodôntico como uma parte essencial para o processo de reconstrução da estrutura da arcada dentária de uma pessoa, para que, desse modo, seja dado o procedimento adequado de alinhamento de todos os dentes e, consequentemente, haja a apresentação de um belo sorriso branco.

Apesar de ser considerado pelo senso comum como uma moda dos tempos atuais, o uso do aparelho ortodôntico e também o uso da borrachinha trançada no aparelho ortodôntico são de suma importância para quem está em busca de um melhoramento estético da arcada dentária.

Faça o entendimento sobre tudo o que você tem direito a saber sobre o uso da borrachinha trançada no aparelho ortodôntico.

O que é a borrachinha trançada no aparelho ortodôntico?

Conhecida também pelo nome de liga trançada, a borrachinha trançada nada mais é do que um material de composição elástica em um formato de corrente, usado no aparelho ortodôntico para ser dado o processo de reconstrução da estrutura da arcada dentária de uma pessoa.

Para que serve a borrachinha trançada do aparelho ortodôntico (3)
Fonte/Reprodução: original

Semelhante ao caso dos braquetes presentes no aparelho ortodôntico, a borrachinha trançada com uma grande variedade de cores para serem escolhidas em concordância com o gosto de cada um dos pacientes que procuram pela prestação de serviços odontológicos.

Caso não queira usar nenhum tipo de cor em sua borrachinha trançada de seu aparelho ortodôntico, você pode optar pela borrachinha trançada transparente.

Para que serve a borrachinha trançada no aparelho ortodôntico?

Encontra-se como a principal serventia da borrachinha trançada no aparelho ortodôntico é de ser dado o processo de reconstrução da estrutura da arcada dentária de uma pessoa, exclusivamente por meio do procedimento de movimentação horizontal e do fechamento de espaços presentes entre os dentes.

Quando utilizar o aparelho ortodôntico com a borrachinha trançada?

De acordo com os dentes, é recomendado a utilização do aparelho ortodôntico com o uso da borrachinha trançada para o processo exclusivo de reparação da movimentação horizontal e também do fechamento de espaços presentes entre os dentes.

Para que serve a borrachinha trançada do aparelho ortodôntico (2)
Fonte/Reprodução: original

Além disso, é importante destacar que a utilização do aparelho ortodôntico com o uso da borrachinha trançada não é recomendado para casos estéticos, porque ao ser usada indevidamente a borrachinha trançada, pode comprometer o processo de reconstrução da estrutura da arcada dentária.

Entre outras palavras, é necessário que seja feito o oferecimento do melhor procedimento para os todos os casos de prestações de serviços odontológicos, porque cada arcada dentária se apresenta de um modo diferente em cada tipo de paciente.

Quanto tempo demora para o elástico do aparelho fazer efeito?

O tempo em que demora para ser dado o processo de efeito do elástico corrente da borrachinha trançada no aparelho ortodôntico é imediata, ou seja, no dia da instalação do  aparelho ortodôntico com o uso do elástico corrente da borrachinha trançada é possível sentir o tamanho efeito de pressão em seus dentes, que perde a sua devida força com o passar dos dias do mês.

Por conta disso, é importante retornar mensalmente à clínica odontológica para fazer a manutenção do aparelho ortodôntico e, é claro, é muito mais do que necessário que seja mantido uma diária e correta higiene bucal com o uso de escova interdental e de fio dental para ser dado os melhores resultados para o procedimento ortodôntico.

Por que o elástico corrente dói tanto?

O motivo pelo qual o elástico corrente da borrachinha trançada se deve ao fato que, após a instalação do aparelho ortodôntico nos dentes, o material de composição elástica causa uma tamanha pressão na arcada dentária ao exercer o seu papel de reparar a movimentação horizontal e de fechar os espaços presentes entre os dentes.

Seria esse o motivo da dor causada pelo elástico corrente da borrachinha trançada no aparelho ortodôntico e é comum que a sensação de dor seja sentida ao ser feita a manutenção mensal do aparelho ortodôntico na clínica odontológica.

Porém, para o alívio da dor da pressão causada pela borrachinha trançada do aparelho ortodôntico, é necessário que recorra a uma série de cuidados para que, desse modo, você não sofra com esse tipo de problema depois de ser feito a manutenção mensal do aparelho ortodôntico.

O que pode ser feito para aliviar a dor da borrachinha trançada do aparelho ortodôntico?

Para o alívio da dor da pressão causada pela borrachinha trançada do aparelho ortodôntico, é necessário que você tenha cuidado com o seu aparelho ortodôntico para que, desse modo, ele não seja prejudicado, muito menos a borrachinha trançada que, nesse caso, é o seu material de composição elástico considerado como o principal responsável pelo processo de reconstrução da estrutura de sua arcada dentária.

Saiba com a lista abaixo o que pode ser feito para o alívio da dor da pressão causada pela borrachinha trançada do aparelho ortodôntico:

Faça a prevenção de uma alimentação com alimentos com uma constância dura

Para que você não sofra ainda mais com a dor da pressão pela borrachinha trançada do aparelho ortodôntico, é necessário que você faça a prevenção de uma alimentação com alimentos com uma constância dura, ou seja, em troca disso, faça o consumo de alimentos mais líquidos e macios como é o caso do iogurte, do purê e da sopa.

Faça a aplicação de gelo no local

Fazer a aplicação de gelo em compressa enrolada por um pano na região externa da boca pode ser um grande aliado para o alívio da dor da pressão causada pela borrachinha trançada do aparelho ortodôntico por conta de baixa temperatura, que tem uma serventia de anestesia ao ponto de conseguir combater rapidamente contra as possíveis inflamações.

Faça a utilização de cera dental

A cera dental é usada na clínica odontológica para uma série de finalidades, uma vez que conta com a capacidade de isolamento de uma parte do aparelho ortodôntico da boca e também as gengivas. Para o evitamento do prolongamento do desconforto na arcada dentária, é possível que você possa recorrer à cera dental, em que o seu uso deve ser indicado por seu dentista.

Faça a escovação suave de seus dentes

Sem sombras de dúvidas, a escovação dentária é um importante hábito para o processo de mantimento da saúde bucal e do impedimento da formação de placas bacterianas e, caso você sinta dor na arcada dentária, é recomendado que seja feito uma escovação suavemente de seus dentes com a indicação de seu dentista com o uso de uma escova de cerdas macias.

Faça o uso de pomadas anestésicas

O uso de pomadas anestésicas para o alívio da dor da pressão causada pela borrachinha trançada do aparelho ortodôntico deve ser recomendado por seu dentista para que o produto seja ideal para que você possa tratar a sua cavidade bucal.

Faça a utilização de infusões com camomila

O chá de camomila conta com uma série de benefícios e, entre eles, encontra-se o alívio da dor da pressão causada pela borrachinha trançada do aparelho ortodôntico ao ponto de acalmar a inflamação presente nas gengivas da arcada dentária.

Faça bochechos com bicarbonato de sódio durante o decorrer do dia

Faça a mistura de uma colher de bicarbonato de sódio, esse que tem uma grande capacidade de cura de lesões presentes na cavidade bucal, em uma xícara com água e use a solução líquida para fazer bochechos durante o decorrer do dia e confira se diminuiu a inflamação oral de sua arcada dentária.

Quanto tempo fica com a corrente no aparelho ortodôntico?

O uso do elástico corrente da borrachinha trançada no aparelho ortodôntico varia de paciente a paciente a depender da gravidade do problema presente em sua arcada dentária, que podem durar meses e até mesmo anos.

Entre outras palavras, somente um dentista pode dizer ao certo o seu tempo de uso do elástico corrente da borrachinha trançada no aparelho ortodôntico

Agora é de seu conhecimento a importância do uso da borrachinha trançada no aparelho ortodôntico para o processo de reconstrução da estrutura da arcada dentária.

 

Deixe um comentário