Mel rosado para que serve? Conheça os benefícios

O mel rosado, também conhecido como mel rosa, é uma preparação natural do ingrediente feita de diferentes tipos de pétalas de rosa. É assim denominado devido ao resultado da cor do produto final, uma vez que seu preparo e mistura usa as pétalas de rosa. 

O mel é uma substância doce que vem das abelhas e estas são responsáveis ​​pela extração das secreções contidas nas plantas para a produção do mel. Essa produção, uma vez extraída, é armazenada em favos de mel e posteriormente o apicultor se encarrega de coletá-las para armazenamento. Quer conferir mais sobre esse produto cheio de benefícios para a saúde? Veja, a seguir!

mel rosado composição

Mel rosado para que serve?

O mel é um dos alimentos mais primitivos que os humanos usam para se alimentar. Na verdade, é amplamente utilizado na medicina e na beleza. Sua composição é bastante complexa. É repleto de carboidratos em seu conteúdo nutricional, incluindo alto teor de frutose e glicose.

Além disso, o mel é composto por uma variedade de substâncias que incluem enzimas, aminoácidos, ácidos orgânicos, antioxidantes, vitaminas e minerais. Pode ser consumido, mas também usado em tratamentos de problemas de saúde diversos.

O mel rosa, como tal, não é produzido diretamente pelas abelhas, mas você pode preparar em casa ou comprá-lo no seu mercado. O ingrediente se tornou muito popular nos últimos tempos, por isso é importante que seu preparo seja feito com o mel natural não pasteurizado.

Benefícios

As propriedades que contém são curativas e seus benefícios estão intimamente relacionados ao seu alto conteúdo nutricional, principalmente aminoácidos, vitaminas e antioxidantes. O mel rosado pode te ajudar a tratar diversos problemas de saúde. Veja, a seguir!

Evitar doenças estomacais

Devido ao seu alto teor de enzimas, pode ajudar a aliviar doenças do sistema digestivo, melhorar a digestão e prevenir azia. Para obter as propriedades do mel rosa, seja para garganta, estômago ou rins, recomenda-se que:

  • dissolva uma colher de chá de mel em um copo d’água;
  • consuma o líquido com o estômago vazio por 30 dias;
  • espere cerca de 30 minutos, depois de consumi-lo de manhã, para tomar o café da manhã. 
mel rosado benefícios para a pele

Retenção de fluidos

Em razão de suas poderosas propriedades diuréticas, pode ajudar a prevenir a retenção de fluidos corporais, melhorar a atividade renal e evitar doenças do trato urinário. Alivia a dor na garganta. É muito útil para o tratamento de aftas, alívio e eliminação de gengivite, redução da tosse e rouquidão.

Benefícios para a pele

Devido às suas propriedades calmantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes, também é muito útil para a pele do rosto. Você pode aproveitar seus benefícios quando tiver espinhas, pele inflamada ou seca.

Como usar mel rosado na boca do bebê?

Você quer saber para que serve o mel de rosado em bebês? Observe que o ingrediente não pode ser usado em crianças menores de dois anos, nem mesmo externamente.

Após esta idade, desde que tenha cuidado para não ingerir e esteja ciente dos possíveis efeitos adversos, pode aplicá-lo na pele. Isso fará com que seu bebê tenha uma pele mais lisa e radiante.

Além disso, o mel de rosa é usado para feridas na boca e nos lábios. Tudo que você precisa fazer é aplicá-lo na área afetada. Mas tome cuidado para que a criança não engula o ingrediente.

Como posso usar mel rosa em inflamações?

O mel rosado cura úlceras bucais e queimaduras, por isso seu uso elimina a inflamação da mucosa oral aliviando a dor imediatamente.

Para tratar esses problemas, molhe uma bola de algodão com mel rosa todos os dias e passe-a, pelo menos, duas vezes ao dia até que a ferida ou inflamação desapareça. 

Mantenha fora do alcance das crianças. Lembre-se de que elas têm idade suficiente para consumir mel, e isso é extremamente perigoso. Em caso de ingestão, dirija-se imediatamente ao centro médico. A melhor coisa que você pode fazer é consultar o seu médico, se os sintomas continuarem.

mel rosado para sapinho

Mel rosado para sapinho

O mel rosado para sapinho é um excelente medicamento! É preciso apenas dar atenção ao método de obtenção do mel, da finalidade do uso, da época de produção ou de sua origem.

Diferentes tipos de mel podem ser classificados, de acordo com diferentes padrões. O mais comum é encontrar no mercado o mel classificado por época de produção ou local de origem.

A sua origem também é importante. O mel pode ser provido das flores (de fruteiras, alecrim, tília, etc.) ou do orvalho (abeto, sequóia ou folhas).

Quando o néctar é fresco, pode-se perceber um líquido transparente e gradualmente concentrado. Sua cor pode mudar do branco ao marrom, dependendo da planta de origem.

Por outro lado, o mel orvalhado mal se solidifica e tem pouca doçura. Portanto, é importante que você saiba de onde vem o mel que se mistura para fazer o ingrediente, em questão, e, assim, ser capaz de fazer a rotulagem correta e uso adequado.

Gostou das dicas? Use e abuse dos benefícios do mel rosado!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *