Descubra Para que serve uma Escova de cabelo

A resposta de para que serve escova de cabelo, parece óbvia, não é mesmo? Pentear os cabelos. Mas saiba que a escova de cabelo é uma ferramenta importante para deixar os nossos fios mais alinhados e bonitos.

Também é uma forma de manter a nossa saúde capilar em dia, uma vez que pentear os cabelos traz uma série de benefícios à saúde dos nossos fios. 

Engana-se quem pensa que uma escova de cabelo é igual a outra, com diferentes materiais e finalidades, essas escovas de cabelo possuem serventias diferentes que vão desde secar o cabelo com o auxílio do secador, até mesmo modelar ou desembaraçar. 

Para acabar com as dúvidas, e saber para que serve escova de cabelo, esclarecemos neste post tudo o que você precisa saber sobre este item e qual a finalidade de cada uma delas. 

O que é uma escova de cabelo?

Antes de falarmos para que serve escova de cabelo, vamos te mostrar o que é este objeto para pentear nossas madeixas. Uma escova de cabelo serve para pentear os fios, os mantendo devidamente alinhados e mais bonitos.

O que é uma escova de cabelo?
Escova de cabelo. Fonte/Reprodução: original.

Ao pentear os cabelos, a circulação de sangue é acionada, o que prepara os fios para absorção de todos os nutrientes necessários durante a lavagem, além de promover uma melhor distribuição dos óleos naturais dos fios por todo comprimento, evitando que ele se concentre apenas na raiz. A escolha da escova de cabelo vai depender muito do tipo de uso que você terá com ela. Para isso é necessário que você conheça os modelos disponíveis de escova de cabelo, assim sua escolha será assertiva. 

Para que serve cada tipo de escova de cabelo?

Pouco se fala é que ao utilizar uma escova de cabelo para pentear os fios, eles podem trazer benefícios à saúde capilar. 

Quais os tipos de escova de cabelo?

A utilização da escova de cabelo correta para pentear nossos fios potencializa os resultados, promovendo uma saúde capilar muito mais saudável. Confira alguns tipos:

Modelo raquete

Com suas cerdas maleáveis, o modelo raquete consegue desembaraçar os possíveis nós que se formam nos cabelos, além de ser uma opção para os cabelos volumosos e compridos, pois penteia sem armar, deixando os cabelos mais macios. 

Modelo oval

A escova modelo oval é indicada para desembaraçar os cabelos de todos os tipos, principalmente os mais ressecados. Esta escova de cabelo pode ser utilizada durante a lavagem, no momento de aplicação do condicionador e logo em seguida no enxágue. 

Escova polvo

Este modelo de escova possui a mesma curvatura do couro cabeludo, ou seja, ao pentear os cabelos a circulação sanguínea é estimulada, o que fortalece os fios e potencializa o crescimento do cabelo. A escova polvo também reduz a quebra dos fios, diferente das escovas tradicionais, pois ao deslizar pelos cabelos tende a puxar menos. 

Escova para finalizar 

Como o nome sugere, esse modelo de escova é ideal para dar o acabamento em seu penteado, sendo muito utilizado para delinear o baby hair ou reduzir o frizz que insiste em aparecer nos penteados. Ela também é responsável por deixar a raiz do cabelo bem baixinha em penteados como o rabo de cavalo alto ou o coque.   Agora que você já sabe qual a finalidade de cada escova de cabelo, fica mais fácil escolher qual o modelo mais indicado para você. 

Qual a melhor escova para cada tipo de cabelo?

Além de escolher a escova de cabelo com base no que você precisa, também é possível escolher o modelo ideal conforme o seu tipo de cabelo. Confira as dicas.

Cabelos cacheados e crespos 

Para esses tipos de cabelo, o ideal é investir em escovas que tenha suas cerdas mais flexíveis e largas, os modelos feitos em madeira são os mais indicados por reduzir o frizz e o modelo polvo auxilia a finalização do cabelo e nas técnicas de fitagem, deixando os cachos mais definidos. 

Cabelo liso 

Para o cabelo liso, a dica é apostar na escova estilo raquete, que possui na ponta de suas cerdas bolinhas que massageiam o couro cabeludo além de desembaraçar os cabelos cumpridos, os deixando ultra macios.

Cabelos ralos e finos 

As escovas para penteados e as pequenas redondas são as mais indicadas para quem possui pouco cabelo e/ou fios muito ralos, já que suas cerdas não são tão juntas, o que pode danificar os fios, causando sua quebra. 

Cabelos ondulados

As escovas tipo raquete são as mais indicadas para os fios ondulados, pois ajudam a manter as ondas naturais desse cabelo, escolher escovas com cerdas mais largas é outro fator de importância na hora de escolher a escova de cabelo para os cabelos ondulados. 

Mais do que saber para que serve uma escova de cabelo é importante saber quais são os modelos indicados para o seu tipo de cabelo, e quais os modelos disponíveis no mercado, para que sua escolha seja certeira.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.