Guindaste

Seja em jogos, filmes ou no mundo real, muitos já se perguntaram para que serve o guindaste e como esse gigantesco equipamento funciona. Especialmente pelo fato de que, muitas vezes, eles são vistos aos montes em canteiros de obras de grandes metrópoles.

Entender como um guindaste funciona é algo interessante não somente para futuros profissionais do mundo da construção civil, como também para pessoas de fora desta área. Que há muito buscam entender como grandes equipamentos são usados para a construção dos edifícios gigantescos que vemos todos os dias.

Dito isto, neste artigo separamos tudo o que você precisa para entender para que serve o guindaste, além de outras informações como as partes do item e como ele é operado por um profissional capacitado.

Para que serve o guindaste?

Para esclarecer de uma vez para que serve o guindaste, ele é uma máquina pesada utilizada para levantar e mover objetos pesados e volumosos. Sendo muito usado nas áreas de construção, manufatura, transporte de cargas e outras, que precisam realizar a movimentação de grandes objetos e cargas em um curto período.

Os guindastes possuem vários tamanhos e configurações específicas para atender cada uma das necessidades dos setores onde ele é utilizado. Inclusive, eles podem ser montados em locais que possam ser locomovidos com mais facilidade, como em caminhões, navios, ou plataformas específicas para sua movimentação.

Como é operado um guindaste?

Existem várias formas de operar um equipamento como este, mas sem deixar de lado o objetivo principal para que serve o guindaste. Em geral, eles são operados por um profissional capacitado que controla a ferramenta por um painel de controle, que pode ficar localizado em uma cabine no próprio guindaste ou próxima do mesmo.

Como é operado um guindaste?
Fonte/Reprodução: original.

O painel de controle costuma ter alavancas, botões e pedais que permitem mover o guindaste na velocidade de direção desejada. Porém, em certos casos, pode utilizar em outras ações, como agarrar cargas.

Além de entender para que serve o guindaste, o operador sempre deve conhecer os aspectos técnicos do equipamento para controlar o mesmo com precisão e cuidado, evitando assim quaisquer acidentes por conta de um uso indevido dos controles.

Quais as principais partes de um guindaste?

Outro ponto necessário para entender para que serve o guindaste é conhecer cada parte do mesmo. Geralmente, ele é composto por três partes específicas, a alavanca, a pólia e o cilindro hidráulico, cada um desempenhando uma tarefa para o funcionamento correto.

A alavanca é a viga horizontal que gira em torno da parte central do guindaste, servindo como um braço para a máquina. A pólia fica na extremidade do mesmo, onde são fixos os cabos que serão usados para levantar as grandes cargas. Por fim, o cilindro é o que fornece a energia e potência para o guindaste conseguir puxar os objetos que serão carregados.

Qual a principal função de um guindaste?

Esclarecido para que serve o guindaste, é inegável que a principal função do mesmo é acelerar serviços que exigem um grande esforço e que, se fosse feito por uma mão de obra braçal, seria muito complicado e demorado para finalizar.

Qual a principal função de um guindaste?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, graças ao guindaste é possível realizar serviços em locais de difícil acesso, como prédios, pedreiras e outros ambientes que o alcance de pessoas e máquinas menores seria um pouco mais complicado.

Quais os tipos de guindastes?

Como dito anteriormente, existem vários tipos de guindastes, com diversos tamanhos e funções únicas que, embora específicas para uma determinada situação, não deixam de lado o objetivo principal para que serve o guindaste. Os principais tipos são:

  • Tradicional: O mais comum no mercado, pode ser fixo em um local específico ou em caminhões e navios;
  • Articulado: Guindaste fixado ao chassi de um veículo que possui um sistema de regulagem de altura para transporte rápido de cargas médias e grandes;
  • Torre: Os guindastes gigantes vistos em muitas séries e filmes, usados para a construção de grandes prédios em metrópoles;
  • Esteira: Tipo usado para terrenos acidentados. Utiliza plataformas móveis para se movimentar e transportar cargas com mais facilidade;

Cada tipo deve ser analisado com cuidado, para não ser usado em uma situação equivocada, trazendo outros problemas para o serviço.

Entender para que serve o guindaste é muito importante para o meio comercial, especialmente quem busca entrar nessa área de construção e maneiras de acelerar e facilitar os trabalhos em uma obra. Além disso, para o público geral também é uma boa ideia compreender o funcionamento de um equipamento tão presente no cotidiano.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.