Linguagens de programação: para que servem e como é utilizado

As linguagens de programação foram criadas para que houvesse uma solução nos problemas na área tecnológica dos computadores. Com ela é possível definir padrões para diversos tipos de situações através de códigos que executam comandos pré programados para isso.

Hoje em dia os programadores são profissionais muito requisitados para empresas de tecnologia, isso porque a complexidade de formação para essa área é muito grande, o que faz com que até empresas de fora do país procurem por pessoas formadas nesse ramo para trabalhar.

Mas afinal, você sabe de fato para que serve todas as linguagens de programação? Vamos resolver essa dúvida nesse artigo!

O que é a linguagem de programação?

A programação é de certo modo um formato formal que através de uma série de códigos criados, é possível que criem-se padrões para que juntos executam alguma função informada durante a junção das linhas de código.

O que é a linguagem de programação
Fonte/Reprodução: original

Para ser mais simples, existem vários comandos em relação a um tipo de linguagem que juntos efetuam um raciocínio lógico no computador para executar aquela função.

Para que serve a linguagem de programação?

Ela tem como função criar soluções tecnológicas no computador, ou seja, caso tenha algum programa ou um banco, por exemplo, cada função que você executa em uma dessas duas opções existe um código por trás que compreende todo o movimento que está em execução para lhe entregar o resultado desejado.

A programação está em todos os lugares, desde sites e aplicativos de celular, com ela é possível efetuar diversas modificações para as ações em um computador e criar uma inteligência em relação à situação.

Quais os tipos de linguagens de programação?

Existem diversas linguagens de programação utilizadas atualmente,e com elas é possível executar diversos tipos de comandos no computador ou sistema. Abaixo você tem alguns formatos usados atualmente.

Quais os tipos de linguagens de programação

Fonte/Reprodução: original

Paradigma de programação

Essa é uma metodologia no qual o programador tem a visualização da estrutura que está programada naquele momento, além de poder analisar a sua execução.

Paradigma Procedural

Esse é um conceito de programação que utiliza as principais linguagens como C, C + e Java e faz a definição dos softwares através de comandos.

Como se classifica os níveis da linguagem de programação?

As linguagens de programação também são classificadas em níveis que tem uma denominação própria para cada uma delas. As denominadas de alto são descritas como as que mais chegam a semelhança com a linguagem humana.

Tradutor

O próprio nome da explica como funciona, a linguagem da programação escrita é lida pela máquina que por sua vez traduz para a linguagem da máquina utilizada.

Linguagem de máquina – baixa

As linguagens de máquina são as que tem como primórdio na programação, ela é feita através de uma sequência de bits ou dígitos que não são compreensíveis para o ser humano entender.

Principais linguagens de programação e para que servem

Assim como descrevemos acima, temos diversos formatos de programação e de linguagens para determinados processos. Mas algumas são mais utilizadas pela sua grande facilidade de utilização na hora de programar, e muitas delas são muito famosas. São elas:

Java

O Java é uma das linguagens mais famosas e você já deve ter ouvido falar nesse nome. Ela foi criada em 1990, e pode ser usada para criação de diversos comandos para softwares de computadores.

Python

Essa linguagem é descrita como de altíssimo nível, e atualmente é uma das mais utilizadas pelos programadores. Além de ter grandes recursos e formatos que podem ser usados, uma das popularidades da mesma é por conta da sua grande facilidade de entendimento.

A programação é um ramo que tem crescido muito atualmente, isso por conta das diversas migrações para a internet e para o mundo virtual que as empresas estão fazendo, o que demanda de grandes profissionais dessa área. Então se gosta desse tipo de trabalho, é melhor procurar um bom curso para não ficar de fora da profissão do futuro.

Deixe um comentário