Para que serve a embreagem e como ela funciona?
Você sabe para que serve a embreagem dos automóveis? A embreagem é uma peça muito importante para o bom funcionamento dos carros, pois além de auxiliar nas trocas de marcha, a peça é responsável por deixar o movimento do veículo sempre em controle.
Entretanto, será que você sabe mesmo todas as informações necessárias sobre a peça? Se ficou interessado em conhecer melhor, confira aqui um apanhado de várias informações essenciais para você usar a embreagem da melhor forma e ainda conservá-la por bastante tempo.
Índice
O que é uma embreagem?
Inicialmente, vamos comentar a respeito do que seria essa peça. Como disse anteriormente, a embreagem é uma das partes responsáveis por transmitir a maneira do veículo se locomover.
Ela é composta por três partes principais: platô, disco e rolamento. A comunicação entre as três peças fará com que o veículo se mantenha em estabilidade e de fácil manuseio para o motorista. Mais para frente veremos como essas partes trabalham juntas para o funcionamento do veículo.
Quais tipos de embreagens?
Temos o costume de falar sobre embreagem como se todas fossem de um só tipo. Como pode ver, existem três tipos principais no mercado, a diferença principal de cada uma delas é a intensidade de transmissão (carga de acoplamento). Por isso, cada veículo tem a sua embreagem mais recomendada. Vamos conferir cada uma delas.
Embreagem de carbono
A embreagem de carbono é recomendada para carros que precisam de uma transmissão mais rápida e que sofreram leves modificações.
Apesar de seu acoplamento ser bem mais rápido, a embreagem de carbono tem uma vida útil reduzida em comparação com os outros tipos em troca de passagens mais suaves de marcha. Vai da escolha de cada um com o carro.
Embreagem de cerâmica
Essa embreagem é recomendada quando o veículo tem um motor aspirado, o que não usa nenhum tipo de complemento como turbo ou compressor, e sofreu modificações no carro, mas não mais do que 30%. Diferente da de carbono, a embreagem de cerâmica possui uma boa força para o acoplamento e uma vida útil relativamente maior.
Embreagem multidisco
Para que serve a embreagem multidisco? Essa embreagem só é recomendada para os carros bem potentes, a exemplo dos que estão cerca de 3 vezes acima da potência de fábrica. A principal vantagem dela é garantir que o carro não perca seu poder de força e ainda poder manter uma boa vida útil da peça.
Para que serve a embreagem na prática?
Agora que você já conhece os vários tipos de embreagem, basicamente a função essencial dela, independente do tipo que ela seja, é facilitar muito a comunicação entre o câmbio e a troca de velocidade. Sem ela, o câmbio e o motor ficariam desgastados demais, o que levaria a uma vida útil muito menor do carro.
Como é o funcionamento da embreagem?
Essa é a parte mais interessante de se observar. Quando o motorista aperta o pedal da embreagem, a força realizada faz com que o rolamento da peça empurre o platô, que fica na ponta da embreagem. Com esse empurrão, o platô fica desconectado do disco por alguns instantes, e nestes é realizada a troca de marcha.
Como identificar o mau funcionamento da embreagem?
O ponto chave para ver se sua embreagem está com defeitos é notar possíveis ruídos quando usá-la. Em hipótese alguma, barulhos desagradáveis são produzidos por uma embreagem em bom funcionamento.
Outro ponto que revela é a dificuldade de engatar a marcha solicitada, o que indica que o sistema de transmissão pode estar afetado ou a própria embreagem. Por fim, se sentir que o pedal da embreagem está duro ou de difícil manuseio, é hora de levar seu veículo para verificar o problema.
Com isso, terminamos por aqui. Espero que agora você saiba para que serve a embreagem e como é o seu funcionamento. Se gostou, compartilhe para ajudar na divulgação do conteúdo e para mais informações boas volte sempre neste site!