Bateria do carro: para que serve e como funciona

Apesar de parecer algo óbvio, você sabe para que serve a bateria do carro? A bateria de carro é um item essencial do automóvel. Porém essa peça é pouco conhecida pelos motoristas, por isso criamos esse artigo para sanar algumas dúvidas sobre a bateria do carro.

Qual a função da bateria do carro?

Bateria de automóveis é um dispositivo que armazena energia e oferece para o carro quando ele necessita para realizar algumas tarefas. Essa bateria armazena energia em forma química e a converte para energia elétrica conforme o carro pede na realização de alguns processos.

Para que serve a bateria do carro?

Os componentes do carro que necessitam da bateria são diversos. Em primeiro lugar e provavelmente o principal deles é o sistema para dar partida, que precisa da energia da bateria.

Para que serve a bateria do carro
Fonte/Reprodução: original

Outros sistemas que precisam da bateria para funcionar: o sistema de iluminação, interno e externo, o GPS, aquecedor, sensor para estacionar, ar condicionado, aquecedor, aquecedor de banco, possíveis dispositivos USB, sons e outros aparelhos multimídias, etc.

Em suma todo tipo de componente que tem uma base elétrica-eletrônica.

A bateria também ajuda e serve como auxílio nos seguintes componentes: freios ABS, direção com assistência elétrica e sistema eletrônico de injeção.

Componentes da bateria do carro

A bateria funciona com a alternação entre dois eletrodos, o positivo e o negativo. Ea é composta por uma placa de dióxido de chumbo (eletrodo positivo) e outra de chumbo poroso (eletrodo negativo). Essas placas são banhadas por um líquido de nome ácido sulfúrico, e esse ácido está diluído em água.

Através de pequenos furos, esse composto líquido é transportado de um lado para o outro pelos separadores de ambas placas, a de dióxido e a de chumbo poroso. É esse movimento do ácido diluído que gera a eletricidade que os componentes do carro pedem para funcionarem.

Componentes da bateria do carro
Fonte/Reprodução: original

Uma nota importante é que a placa de dióxido de chumbo com eletrodos positivos e a placa de chumbo poroso de eletrodos negativos devem estar separadas e isoladas. Caso elas entrem em contato direto de alguma maneira ocorrerá um curto circuito na bateria.

Quando o carro “pede” energia para a bateria, o composto realiza o movimento de geração de energia, saindo da placa positiva para a negativa. Ao realizar essa movimentaçãoe gerar a energia, o composto gera então o sulfato de carbono na placa. É isso que reduz a carga da bateria..

Ao ser utilizado um alternador ou um dínamo na bateria do carro, esse sulfato de carbono é reduzido e a placa recupera suas características originais que são apenas o dióxido de chumbo e o chumbo poroso, esse processo “recarrega” novamente a bateria.

Mas se as baterias podem ser recarregadas, por que elas têm vida útil? Esse processo do alternador ou dínamo não tem 100% de aproveitamento. A água com o tempo irá hidrolisar e a eletricidade se decompor, liberando o líquido em forma de gás e acabando com a capacidade de recarga da bateria. É nesse momento que o motorista deve trocá-la, ou assim que chegar no limite da sua vida útil para não ser deixado na mão.

Falado sobre como a bateria funciona, vamos listar seus componentes e como se articulam.

Grades

As grades pb são o suporte para as placas de dióxido de chumbo e chumbo poroso

Eletrodos

Eletrodos são as misturas de chumbo que resultam no eletrodos positivos e negativos que serão transformados para gerar energia.

Separador

É o isolante essencial que citamos acima que impede a placa de ter um curto.

Eletrólitos

Eletrólitos é como é chamado o ácido sulfúrico diluído.

Recipiente e tampa

São feitos de um plástico que resiste ao choque térmico e pode entrar em contato com todas as intempéries do motor de um carro.

O que saber sobre a bateria do carro?

Caso sua bateria não seja selada e necessite de reabastecimento da água que virou gás, esteja sempre atento e nunca se esqueça de colocar apenas água destilada até que ambas as placas da bateria sejam submersas pelo líquido.

 

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