Para que serve a Pinça auxiliar de sutura?

Mesmo sendo um dos instrumentos mais importantes em uma questão cirúrgica numa clínica odontológica, a pinça auxiliar de sutura é pouco conhecida do grande público, e até mesmo dos futuros profissionais que irão utilizá-la nos vindouros procedimentos nos atendimentos das suas especialidades que requeiram um procedimento de cirurgia.

Conhecendo melhor seus itens de trabalho, um profissional não pode apenas escolher aquele que mais se adequa ao seu estilo, como também o que é mais cabível para o serviço que irá oferecer.

Pensando nisso, este artigo tem mais informações sobre a importância da pinça auxiliar de sutura e como ela é uma grande parceira para não só haver um procedimento de qualidade, mas também de uma maneira rápida e objetiva.

O que é e para que serve a Pinça auxiliar de sutura na odonto?

Também chamada de pinça guia fio, a pinça auxiliar de sutura nada mais é que um pequeno item em aço inox com duas pontas arredondadas, semelhante as pinças vistas nas casas dos cidadãos.

O que é e para que serve a Pinça auxiliar de sutura na odonto
Fonte/Reprodução: original

O diferencial desta para as de casa é que, nesse caso, a pinça é utilizada para guiar a sutura de uma cirurgia, segurando os retalhos de tecido para que a agulha e linha de sutura passem pelo mesmo de forma adequada.

Como a pinça auxiliar de sutura é utilizada pelo dentista?

Durante um procedimento odontológico que envolva cirurgia, o profissional pode, utilizando a pinça auxiliar de sutura, juntar o tecido que foi cortado para realizar a costura dos pedaços sem que haja possíveis problemas, como um ferimento enquanto a sutura é realizada.

Além disso, ao juntar os retalhos com a pinça, isso permite que o dentista realize uma sutura mais firme e segura, que dificilmente acabará reabrindo após a finalização do processo de costura e durante a cicatrização.

Quais os cuidados ao usar a Pinça auxiliar de sutura?

Por se tratar de um equipamento usado em procedimentos cirúrgicos, é importante ter certos cuidados no manuseio da pinça auxiliar de sutura, visto que o profissional está mexendo com uma parte do corpo exposta. Por isso, primeiramente a pinça deve estar completamente limpa e desinfetada para evitar possíveis infecções na área de cirurgia.

Quais os cuidados ao usar a Pinça auxiliar de sutura
Fonte/Reprodução: original

Além disso, o profissional deve sempre utilizar luvas durante o uso do equipamento, evitando que a pinça deslize por entre os dedos do dentista e cause inconvenientes ou até mesmo acidentes.

Quais os tipos de pinça auxiliar de sutura?

Existem diversos tipos de pinça auxiliar de sutura que podem ser utilizadas em procedimentos odontológicos. Aqui separamos alguns dos principais para que, com a análise correta, o profissional possa escolher qual é a mais adequada para a cirurgia que será realizada no paciente. Os tipos são:

  • Pinça Adson: mais utilizada para tecido fino e delicado, como pele. Ela pode ter dois tipos de ponta, dentada ou lisa;
  • Pinça Allis: essa pinça é usada para tecidos mais robustos, inclusive auxiliando na remoção de tecido;
  • Pinça Kocher: esse tipo em especial é recomendado apenas quando qualquer outro não funcione, pois o formato das suas pontas, embora segure o tecido com mais facilidade, pode causar traumas;
  • Pinça Bruenings: usada especialmente para o septo nasal;
  • Pinça Beyer Seca: bastante usada para procedimentos com cavidades.

No caso de procedimentos odontológicos, as três primeiras são as mais adequadas para uso, dependendo, obviamente, de como será feita a cirurgia no paciente.

Com o uso adequado da pinça auxiliar de sutura, tanto o profissional odontológico quanto o seu paciente podem se tranquilizar com relação aos procedimentos cirúrgicos que serão necessários para algum tratamento. Como o próprio nome do equipamento já diz, esse auxílio traz mais rapidez e efetividade na cicatrização, que sem o mesmo poderia ser bem mais trabalhosa.

Deixe um comentário