Para que serve a Pinça de instrumental?

A pinça de instrumental é uma ferramenta fundamental para realizar procedimentos cirúrgicos. Ele é um instrumento médico que facilita a remoção de pontos, além de auxiliar na realização de diversos procedimentos como curativos e outros.

Existem uma variedade de modelos em relação a pinça de instrumental. Cada um pode realizar uma atividade diferente. O que vai determinar qual o tipo de pinça de instrumental deve ser utilizada para intervenção cirúrgica é o tipo de tecido onde ela será utilizada.

Para isso, é importante que o profissional da saúde escolha adequadamente o instrumento cirúrgico. Por isso, reunimos algumas informações importantes sobre a pinça de instrumental.

O que é uma Pinça de instrumental?

A pinça de instrumental é uma das ferramentas mais essenciais durante procedimentos cirúrgicos. O instrumento médico permite que o cirurgião realize procedimentos delicados como curativos, exames e outras atividades hospitalares.

O que é uma Pinça de instrumental?
Fonte/Reprodução: original.

Por ser um instrumento que conta com vários modelos onde cada um tem sua funcionalidade em específico. Por tanto, é função do profissional da saúde entender para que cada um serve e qual utilizar para determinado procedimento.

Para que serve a Pinça de instrumental na odonto?

Na odontologia a pinça de instrumental serve para auxiliar o dentista a manejar os materiais odontológicos na parte interna ou externa da cavidade bucal do paciente. Ela tem como principal objetivo pegar materiais como gases, algodão e outros para facilitar o manejo desses.

A pinça de instrumental na odontologia é diferente da utilizada na área da medicina, pois ela é fabricada especialmente para facilitar o uso na área da boca.

Como a Pinça de instrumental é utilizada pelo dentista?

A pinça de instrumental é utilizada pelo dentista para levar os materiais como algodão e gases até a boca do paciente. Durante alguns procedimentos odontológicos é necessário o uso do material por alguns motivos.

Quais os cuidados?

A pinça de instrumental precisa ser bem cuidada a começar pela maneira que é lavada. Por ser um instrumento utilizado em procedimentos delicados, é necessário manter a higiene.

Para lavar os instrumentos é necessário deixá-los submersos na água com detergente enzimático. Após ficar por um determinado tempo, que pode variar por conta da marca do produto, o instrumento precisa ser escovado com uma escova de cabo longo que seja especialmente para a realização dessa atividade. Feito isso, é o momento de lavar com água corrente.

Quando a Pinça de instrumental é utilizada?

A pinça de instrumental é utilizada em procedimentos médicos como cirurgias, para fazer curativos e outros. Além disso, ela também é utilizada em procedimentos odontológicos auxiliando a movimentação de materiais básicos como o algodão e as gases. 

Como usar a Pinça de instrumental?

A pinça de instrumental precisa ser bem manejada. Por isso, é preciso que o profissional saiba como usar a ferramenta de modo adequado, visto que cada uma tem uma funcionalidade.

Como usar a Pinça de instrumental?
Fonte/Reprodução: original.

Ela é utilizada na remoção de pontos, para fazer curativos, realizar exames e diversos outros procedimentos médicos servindo nas áreas da medicina e odontologia.

Quais as vantagens?

A pinça de instrumental é uma ferramenta que tem como principal serventia auxiliar em procedimentos médicos e odontológicos, indo desde os mais práticos até os mais difíceis e delicados. Sem ela, não é possível realizar tais procedimentos com eficácia. 

Como escolher a melhor Pinça de instrumental?

Para escolher a melhor pinça de instrumental, é preciso entender para que cada uma serve. Por isso, para fazer a escolha certa é preciso conhecer cada pinça e para que ela vai servir. 

É importante verificar o tamanho, sua serventia, como utilizar e tudo o que envolve o instrumento. Por exemplo, a pinça de Adson é ideal para segurar tecidos e peles durante os procedimentos.

Tipos de Pinça de instrumental

Confira abaixo os tipos de pinça de instrumental:

  • Pinça de Adson;
  • Pinça de Allis;
  • Pinça Kocher;

Além dessas, também é possível contar com outros tipos de pinça de instrumental, de acordo com a necessidade do procedimento que será feito. 

Agora que você entendeu para que serve o instrumento, saiba que uma das ferramentas-base da odontologia, assim como outros instrumentos, como placa de vidro, colher de dentina e muito mais.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.